Conceitos Fundamentais sobre o Kanban

Nesse artigo estudaremos um pouco de Kanban, que vem sendo sempre mencionado em editais que cobram desenvolvimento ágil!

Por
3 min. de leitura

Faaaaaala seus lindos!!! Tudo bem com vocês?

Nesse artigo estudaremos um pouco de Kanban, que vem sendo sempre mencionado em editais que cobram desenvolvimento ágil! Não é o foco explicar todos os detalhes sobre o Kanban, mas sim os termos chaves, aqueles que eu chamo de DNA da alternativa correta, para que você possa gabaritar a sua prova.

Kanban é um sistema de gerenciamento de fluxo de trabalho, e é uma técnica de gestão visual que permite que as equipes possam monitorar e controlar suas atividades. O objetivo do Kanban é ajudar as equipes a trabalharem de maneira mais eficiente, identificando gargalos e limitando o trabalho em progresso (WIP) para otimizar o fluxo de trabalho.

Existem três funções principais na metodologia Kanban:

  1. Proprietário do produto (Product Owner): é responsável por definir e gerenciar a lista de tarefas do processo (também conhecido como backlog) e priorizar as tarefas com base no valor de negócio.
  2. Gerente de fluxo de trabalho (Workflow Manager): é responsável por monitorar o fluxo de trabalho, identificar gargalos e otimizar o processo para garantir que as tarefas sejam concluídas o mais rapidamente possível.
  3. Equipe de desenvolvimento (Development Team): é responsável por executar as tarefas do processo e manter o fluxo de trabalho. Eles são os responsáveis por executar as tarefas do backlog, conforme priorizadas pelo proprietário do produto.

Algumas das métricas mais comuns do Kanban, úteis para identificar gargalos, falhas e pontos de melhorias no fluxo de trabalho avaliado, e mais cobradas em provas de concursos, são:

  1. Tempo de ciclo (Cycle Time): mede o tempo que uma tarefa leva desde o momento em que entra no sistema até o momento em que é concluída. 
  2. Throughput: é a vazão das tarefas dentro do processo e mede a quantidade de tarefas que são concluídas em um determinado período de tempo. 
  3. Lead time: mede o tempo total que uma tarefa leva desde o momento em que é solicitada até o momento em que é concluída. Isso considera também o tempo que a tarefa passa na fila de espera, além do tempo de processamento real.
  4. WIP (Work in Progress): mede a quantidade de tarefas que estão em andamento em um determinado momento. Existe uma prática de limitar o WIP para evitar sobrecarga nos fluxos.
  5. Blocked time: mede o tempo que uma tarefa fica bloqueada ou impedida de avançar no processo devido a um problema. 
  6. Escalação de problemas (Escalation of Issues): mede a quantidade de vezes que um problema foi escalado para um nível superior no processo de gerenciamento

 

Vamos ver como as provas cobram esse tema, fácil, e que temos a obrigação de gabaritar!!:-)

 

CESPE / CEBRASPE – 2022 – Petrobras – Analista de Sistemas – Processos de negócio

A respeito de escopo em projetos ágeis, Scrum e Kanban, julgue o próximo item.

Kanban é uma metodologia ágil para desenvolvimento de software.

Afirmativa ERRADA!! Kanban é um sistema de gerenciamento de fluxo de trabalho, e é uma técnica de gestão visual que permite que as equipes possam monitorar e controlar suas atividades. Pode ser aplicada também em desenvolvimento de software e nós fazemos uso dessa técnica.

CESPE / CEBRASPE – 2022 – Petrobras – Analista de Sistemas – Processos de negócio

A respeito de escopo em projetos ágeis, Scrum e Kanban, julgue o próximo item.

Afirmativa Correta!!

CESPE – 2018 – BNB – Especialista Técnico – Analista de Sistema

Julgue o item a seguir, relativo à gerência de projetos, de acordo com as abordagens do Kanban e do Scrum.

Quando utilizado para atividades de desenvolvimento de sistemas, o método Kanban ajuda a assimilar e a controlar o progresso das tarefas de forma visual.

Afirmativa Correta!!

 

CESPE / CEBRASPE – 2018 – STM – Técnico Judiciário – Programação de Sistemas

Julgue o próximo item, a respeito das metodologias ágeis Scrum e Kanban.

A implementação de um Kanban pressupõe a definição de um fluxo de trabalho pela equipe, o qual poderá ser revisto, mediante a inclusão ou a retirada de estágios, à medida que o trabalho evoluir.

Os gargalos podem surgir em uma ou mais etapas do fluxo, por isso, uma das práticas do Kanban é o constante gerenciamento do fluxo.

 

FGV – 2013 – MPE-MS – Analista – Análise de Sistemas

Kanban é um dos métodos ágeis mais recentes e sofreu grande influência do movimento “Lean”, surgido nos anos 1980.

São práticas comuns a esse método:

A) limitar o WIP (Work In Progress) e uma visualização explícita do fluxo de trabalho.

B) integração Contínua e gerenciamento de configuração.

C) limitar o WIP (Work In Progress) e gerenciamento de configuração.

D) gerenciar o fluxo de trabalho e manter estimativas previamente definidas.

E) melhoria contínua e nunca limitar o WIP para evitar folgas no sistema de trabalho.

Gabarito Alternativa A! Nosso resumão responde tranquilamente essa questão!

 

FAURGS – 2018 – BANRISUL – Gestão de TI (adaptada)

Considere as seguintes comparações entre os métodos ágeis Kanban e SCRUM.

II – O SCRUM é voltado ao desenvolvimento em ciclos, de acordo com a capacidade estimada para um dado período, tipicamente de duas a quatro semanas. Já o Kanban é mais adequado que o SCRUM para situações em que se deve controlar o atendimento de demandas em fluxo contínuo.

Afirmativa CORRETA!!!

 

Aahh, antes que eu me esqueça!! Temos um curso completo de Gerenciamento Ágil de Projetos, incluindo tudo sobre Scrum, XP, Kanban e TDD, que foram mencionados aqui em uma questão, além de outros conceitos importantes!

 

Um grande abraço!!

Professor Darlan Venturelli

@professordarlanventurelli


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2023

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Por
3 min. de leitura