Assistente de Recursos Humanos: veja o que faz e seu salário

Por
2 min. de leitura

O mercado de trabalho é abrangente e sempre está em movimento em relação às funções de diferentes cargos. Nas empresas, por exemplo, há setores atuando em conjunto com todos os funcionários, auxiliando na gestão e bem-estar dos negócios e seus colaboradores, como o setor de Recursos Humanos (RH).

Essa área vem sendo cada vez mais valorizada e ganha espaço nas empresas e corporações, por prestar todo o suporte necessário para a gestão. É o setor responsável pelo processo de recrutamento e seleção de novos colaboradores, além de administrar e conduzir os profissionais contratados, conforme as expectativas corporativas.

Entre as frentes do RH, a posição de assistente de recursos humanos é muito requisitada e importante para a conclusão dos processos. Para saber mais sobre o cargo e suas atividades, continue a leitura a seguir!

O que faz um assistente de Recursos Humanos?

No setor de RH, o assistente de recursos humanos é o profissional responsável por conduzir todas as tarefas relacionadas ao setor em uma empresa ou organização. Ele está envolvido em todos os processos de gestão e bem-estar dos colaboradores da corporação, desde o processo seletivo para contratação até o envolvimento desse profissional com a visão, missão e valores da empresa.

Dentro dessas funções, o assistente de recursos humanos é responsável por garantir a boa interação entre empregadores e colaboradores, bem como pela promoção de desenvolvimento das equipes.

Em geral, entre as principais funções de um assistente de recursos humanos estão:

  • divulgação de vagas nas plataformas de carreira;
  • triagem de currículos;
  • administração de contratos de estágio e prestadores de serviços;
  • checagem de notas fiscais dos colaboradores;
  • cálculo e análise de vale-transporte, vale-alimentação e/ou refeição;
  • programação e cálculo de férias;
  • assistência às funções de RH;
  • atendimento aos colaboradores;
  • administração de folha de pagamento;
  • gerenciamento de benefícios em geral;
  • mediação de conflitos entre as demais áreas;
  • planejamento e execução de treinamentos;
  • avaliação do desempenho dos colaboradores;
  • promoção da cultura e dos valores da empresa e integração de novos colaboradores com os demais.

Todas essas funções integram o dia a dia de um assistente de recursos humanos e de todo o setor, sendo ele a peça fundamental para que tudo ocorra como o planejado e esperado pela empresa e seus funcionários.

O que é preciso para ser um assistente de Recursos Humanos?

Por não necessitar de um curso técnico ou superior, o cargo de assistente de recursos humanos é uma ótima oportunidade para ingressar no mercado de trabalho. Para isso, você precisa ter concluído o Ensino Médio, saber utilizar ferramentas como o Pacote office (Word, Excel e Power Point) e conhecer a legislação trabalhista e previdenciária.

Além disso, por ser uma função que lida diretamente com o público, é ideal ter uma boa comunicação, empatia e saber resolver conflitos profissionais, prestando a assistência necessária diante de situações complicadas. Já para quem atua em funções relacionadas à folha de pagamento, emissão de notas fiscais e contratos, é preciso ter conhecimento de organização e habilidade com planilhas e sistemas online.

Como é o mercado de trabalho para um assistente de Recursos Humanos?

O assistente de RH é um profissional bastante procurado por empresas dos mais variados segmentos, pois realiza funções obrigatórias para todo tipo de negócio, como contratação e relação de trabalho entre colaborador e empregador.

Por ser uma área que desempenha funções importantes, a quantidade de atividades torna-se maior, gerando a necessidade de assistentes que auxiliem no bom funcionamento do setor.

Quanto ganha um assistente de Recursos Humanos?

Conforme as remunerações gerais das empresas, a média salarial para o cargo de assistente de RH é de R$ 1.976,00, podendo variar de acordo com a região do Brasil e com as suas habilidades e atividades exercidas na corporação.

Por se tratar de um cargo inicial no setor, com o tempo e a sua desenvoltura, há a possibilidade de uma efetivação para analista de recursos humanos, ampliando assim as suas funções e salário.

Como você pode ver, o assistente de recursos humanos lida diretamente com funções que auxiliam no bom funcionamento de uma empresa. Se você está pensando em atuar no mercado de trabalho ou quer trocar de área, conheça o curso de gestão de RH do Gran Cursos Online e comece a estudar já!

Fique por dentro dos concursos abertos e previstos pelo Brasil. Confira também os cursos de graduação e pós-graduação do Gran:

CONCURSOS ABERTOS

PROFISSÕES

GRADUAÇÃO EAD

PÓS-GRADUAÇÃO

Receba gratuitamente no seu celular as novidades do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Por
2 min. de leitura