Gabarito Bombeiros RJ extraoficial: veja aqui!

Gabarito Bombeiros RJ extraoficial: confira os comentários de nossos mestres para a prova

Por
13 min. de leitura

concurso Bombeiros RJ teve provas aplicadas no último domingo (30/04). O certame do Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro foi publicado com oferta de 800 vagas para cargos de soldado e sargento. A remuneração varia entre R$ 2.791,72 a R$ 5.056,46.

O certame está sob responsabilidade do Instituto Universal de Desenvolvimento Social (IUDS).

Navegue pelo índice e saiba todos os detalhes sobre a Prova Bombeiros RJ:

Ser aprovado é questão de treino: Segurança Pública com Érico Palazzo

Gabarito Bombeiros RJ: gabarito extraoficial

O gabarito Bombeiros RJ extraoficial está em elaboração pelo time de professores especialistas do Gran.

VEJA AQUI a prova utilizada para confecção dos comentários (CNH tipo D).

Acompanhe por aqui as atualizações.

Gabarito Bombeiros RJ: comentários

Para auxiliar os candidatos, o Gran Cursos Online disponibilizará o gabarito extraoficial das questões da prova para o cargo de QBMP 2 (Condutor e operador de viaturas) – CNH tipo D. As questões serão comentadas pelos nossos professores especialistas.

Gabarito Bombeiros RJ: Língua Portuguesa

QUESTÕES DE 01 a 15 Prof. Gustavo Silva

Questão 1 – A

O tema de um texto se apresenta associado à retomada ao longo da construção textual. A manutenção da temática é feita mediante a repetição da ideia, seja pelo emprego sucessivo de determinadas palavras, seja pela referência mediante pronomes e sinônimos. Nesse contexto, verifica-se no texto a referência à evolução das tecnologias por meio dos seguintes trechos e termos: “a tecnologia tem evoluído”, “consigo”, “efervescência de informações e novas descobertas”, “esse novo cenário”, “deste fenômeno”, “destas transformações”, “elas proporcionam”, “novas tecnologias”. Já a referência aos impactos na sociedade é verificada nestes trechos e termos: “inúmeras mudanças e desafios”, “a sociedade se depara com a necessidade de adaptar-se”, “a forma como as pessoas se comunicam […]”, “impacto destas transformações”, “na vida cotidiana e na estrutura social”.

Questão 2 – D

Nas relações de coesão e coerência textuais, os pronomes demonstrativos são empregados, com boa frequência, como referenciadores anafóricos, os quais retomas informações apresentadas anteriormente no texto. No trecho “A internet […] é uma das principais protagonistas deste fenômeno”, trata-se do fenômeno da “efervescência de informações”.

Questão 3 – C

A palavra “Entretanto” é conjunção coordenativa adversativa. Tal grupo de conectivos estabelece uma relação de contrariedade, divergência, contraste, oposição entre as ideias presentes nas orações, períodos ou parágrafos conectados.

Questão 4 – A

No texto, a palavra “assim” corresponde “desse modo”, “portanto”, “por conseguinte”. Logo, trata-se de conjunção coordenativa conclusiva. Tal grupo de conectivos estabelece uma relação de fechamento de raciocínio, de conclusão entre as ideias presentes nas orações, períodos ou parágrafos conectados.

Questão 5 – B

No texto, o termo “efervescência” é empregado em sentido conotativo associado à ideia de profusão, abundância, grande quantidade. Além, disso o trecho pertinente apresenta regência com uma preposição subentendida: “Em meio à efervescência de informações e [de] novas descobertas”. Desse modo, a ideia de grande quantidade é associada às informações e também às descobertas.

Questão 6 – C

Enquanto o discurso direto é a reprodução da voz do personagem e normalmente é indicado mediante o emprego de travessão ou aspas, o discurso indireto é a representação da fala do personagem feita pelo narrador. Desse modo, verifica-se discurso direto em A, B e D e discurso indireto tão somente em C.

Questão 7 – B

Oração é estrutura centrada em verbo ou locução verbal. No período apresentado pela questão, observa-se a presença de dois verbos: “explicou” e “entenderam”. Desse modo, cada um dos verbos equivale a uma oração, o que totaliza duas orações no período.

Questão 8 – A

O pretérito mais-que-perfeito simples apresenta a desinência modo-temporal “ra” (átona, fraca): estudara. Ocorre que não se verifica tal forma entre as opões apresentadas. (Vale ressaltar que “estudará”, no item B, é futuro do presente em vista de apresentar a desinência “rá” (tônica, forte). Por outro lado, a construção “tinha estudado”, em A, é o denominado pretérito mais-que-perfeito composto, equivalente a estudara.

Questão 9 – B / C

A apresentação dos termos em ordem direta dispensa a pontuação, de sorte que a alternativa B é a mais apropriada como resposta. Contudo, trata-se de questão que pode gerar alguma polêmica. Ocorre que a alternativa C pode ser acolhida como correta, visto que é possível considerar “Meu amigo” como vocativo e facultativa a vírgula após “praia”. Isso geraria dupla resposta – B e C – e possibilidade de anulação da questão.

Questão 10 – E / B

O pronome de tratamento Vossa Magnificência é exclusivo para reitores de universidades e disso decorre o item E como resposta mais apropriada para a questão. Contudo, a questão pode gerar polêmica, visto que, de acordo com o Manual de Redação da Presidência da República e outros tantos, o tratamento Vossa Senhoria é empregado em situações em que o destinatário de uma comunicação oficial não é uma alta autoridade (esta última tem por pronome de tratamento Vossa Excelência). Em outras palavras, Vossa Senhoria pode ser empregado, em redação oficial, como pronome de tratamento em relação a um professor, fato que torna admissível como correta a alternativa B. Isso geraria dupla resposta – B e E – e possibilidade de anulação da questão.

Questão 11 – A

A única alternativa correta é o item A. O item B deveria apresentar “estudam e fazem”; o item C, “alunos” e “exercícios”; o item D, “estuda e faz”; o item E, “estudam”.

Questão 12 – E

Nenhuma das alternativas se mostra correta. O verbo assistir, no sentido de ver, presenciar, é verbo transitivo indireto e rege a preposição “a”. Desse modo, o certo seria isto: Eu sempre assisto no teatro A peças interessantes.

Questão 13 – A

O verbo ir, na forma “fui”, exige a preposição a, que se funde ao artigo definido feminino que antecede “praia”, daí a formação da crase e o correto emprego do acento grave no item A. Todas as outras carecem de correção: o certo no item B seria “à casa da minha tia”; no C, “ao chefe”; no D, “Vou à reunião”; no E, “à tarde”.

Questão 14 – B ou D

A questão deve ser anulada por duplicidade de resposta, visto que os vocábulos “enxame” (item B) e “exceção” estão corretamente grafados.

Questão 15 – A

Tem-se, na frase, sujeito simples, cujo núcleo é “alunos”. O termo “no fim do semestre” é circunstância de tempo que modifica o sentido do verbo “alcançam”, portanto, trata-se adjunto adverbial de tempo. Finalmente, o predicado é de fato verbal, visto que centrado no verbo de ação “alcançam”.

Gabarito Bombeiros RJ: Raciocínio lógico

QUESTÕES DE 16 a 30 Prof. Thiago Fernando Cardoso

QUESTÃO NÚMERO 16
GABARITO PRELIMINAR: A ou C
COMENTÁRIO:
Vejamos as letras.
a) Essa letra atende todas as condições do enunciado.
b) Impossível, pois Daniela não pode ser a primeira da fila.
c) Essa letra também atende a todas as condições do enunciado.
d) Impossível, pois Ana está atrás de Bruno.
e) Impossível, pois Carlos não está imediatamente atrás de Daniela.
Portanto, A ou C seriam possíveis.

QUESTÃO NÚMERO 17
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO:
Existem duas possibilidades para a palestra de Matemática: ela pode ter ocorrido na sala ou ter colorido na sala B, já que o enunciado nega de cara a possibilidade de ela ter acontecido na sala C.
Se a palestra de Matemática ocorrer na sala A, então podemos concluir que a palestra de Física ocorre na sala B. Por exclusão, ficou a palestra de Química na sala C.
Por outro lado, se a palestra de Matemática não ocorre na sala A, já sabemos também que ela não ocorre na sala C, portanto, só pode ocorrer na sala B.
Consequentemente a palestra de Química não pode ocorrer na sala B. Logo, usando a sentença “Se a palestra de Física ocorre na sala C, então a palestra de Química ocorre na sala B”, podemos usar o modus tollens ou volta negando.

Concluímos, então, que a palestra de Física também não pode ocorrer na sala C. Se a sala C não tem palestra nem de Matemática nem de Física, ela só pode ter palestra de Química.
Então, de todas as formas, a palestra de Química sempre ocorre na sala C.

QUESTÃO NÚMERO 18
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO:
Observe o argumento. Ele é um operador condicional construído na forma “vai negando”

Nesse caso, então não é possível concluir nada, porque, no operador condicional, não podemos ir negando.

Se João não estuda, ele pode ou não passar no exame. Em ambos os casos, o operador condicional estaria correto.

QUESTÃO NÚMERO 19
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO:
Vamos montar a proporção. O salário de Joana está para 6, assim como o salário de Pedro está para
9.
J/6 = P/9
Fazendo o meio pelos extremos, podemos passar o 6 multiplicando, e, assim, isolar o salário de Joana.
J = 6P/9
Substituindo todos os dados, temos:
J = 6*3150/9 = 2100

QUESTÃO NÚMERO 20
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO:
Vamos substituir os valores de A e B na primeira equação
A = k1*B logo k1 = A/B
k1 = 2/4 = 0,5
Façamos o mesmo para os valores de C e D na segunda equação.
C = k2/D logo k2 = CD

k2 = C*D = 6*12 = 72

QUESTÃO NÚMERO 21
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO:
Vamos igualar as equações.
x² – 4x + 4 = 3x – 6
x² – 4x – 3x + 4 + 6 = 0
x² – 7x + 10 = 0
Podemos resolver a equação usando a fórmula de Bhaskara. Mas, outra forma mais simples é notar que o produto das raízes é igual ao coeficiente livre, isto é, igual a 10; e que a soma das raízes é igual ao simétrico do coeficiente que acompanha x, isto é, igual a 7.
A soma das duas raízes é igual a 7 e o produto é igual a 10. Portanto, as duas raízes só podem ser x =
2 e x = 5.
Porém, veja que em x = 2, teremos:
f(2) = 3.2 – 6 = 6 – 6 = 0
g(5) = 2² – 4.2 + 4 = 4 – 8 + 4 = 0
Portanto, em x = 2, os dois objetos, ou seja, é quando eles se encontram no chão. Portanto, o enunciado deve ter interesse em x = 5, que é um ponto em que o encontro ocorre durante o lançamento.
Acredito que o gabarito oficial deverá vir letra E (t = 5). Porém, a questão pode ser contestada, pois a letra B (t = 2) também seria uma resposta possível.

QUESTÃO NÚMERO 22
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO:
Vamos observar o que está sendo somado a cada termo da sequência para obter o termo seguinte.

Observe que o termo que é adicionado na sequência vai sendo multiplicado por 2 a cada passo.
Então, para obter o próximo termo, precisamos somar 64. Assim, podemos concluir que: a6 = 63 + 64 = 127

QUESTÃO NÚMERO 23
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO:
Vamos desmembrar a proposição composta pedida pelo enunciado.

QUESTÃO NÚMERO 24
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO:
Vamos faturar conjuntamente os três números para obter seu MMC

QUESTÃO NÚMERO 25
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO:
Se o MDC entre a e b é igual a 6, podemos concluir que “a” e “b” são divísiveis por 6 = 2.3.
Se o MDC entre “a” e “c” é igual a 4, podemos concluir que “a” e “c” são divísiveis por 4 = 2². Mais do que isso, também podemos concluir que “b” é divisível por 2, mas não é divisível por 4, tendo em vista que, se “b” fosse divisível por 4, o MDC entre “a” e “b” teria que ser 12.
Além disso, podemos concluir que “c” não é divisível por 3, porque, se “c” fosse divisível por 3, o MDC entre “a” e “c” teria que ser igual a 12.]Desse modo, podemos concluir que o MDC entre “b” e “c” é 2, porque ambos são divisíveis por 2, mas “b” não pode ser divísivel por 4, nem “c” pode ser divisível por 3.
Um exemplo dessa situação é a = 12, b = 6 e c = 4. Nesse caso, temos a > b > c e temos que MDC (a,b) = 6 e que MDC (a, c) = 4. Veja que o MDC (b,c) = MDC (6,4) = 2.

QUESTÃO NÚMERO 26
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO:

QUESTÃO NÚMERO 28
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO:
Vamos escrever a reta da forma:
y = mx + n
O coeficiente da angular da reta pode ser calculada como a variação:
m = dy/dx = (7 – 3)/(6 – 2) = 4/4 = 1

Agora, podemos substituir qualquer ponto na equação:
y = 1.x + n
3 = 2 + n
logo n = 3 – 2 = 1
Portanto, n = 1. Logo, a equação da reta é y = x + 1.

QUESTÃO NÚMERO 29
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO:
Usando as premissas 1 e 3, podemos concluir que Bruno é engenheiro usando o modus ponens ou vai afirmando.

Porém, não podemos usar a premissa 2 com a 3, porque não podemos ir negando.
Por isso, podemos concluir somente que Ana é arquiteta e que Bruno é engenheiro. Não podemos
concluir nada sobre se Carla é médica ou não.

QUESTÃO NÚMERO 30
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO:
O total de horas trabalhadas considerando todos é:
A + B + C = 8 + 10 + 12 = 30
Desse modo, podemos dividir o pagamento por hora como:
R$1200/30 = R$40 por hora trabalhada
Assim,
Ana = 40*8 = 320
Beto = 40*10 = 400
Carla = 40*12 = 480

Porém, não podemos usar a premissa 2 com a 3, porque não podemos ir negando.
Por isso, podemos concluir somente que Ana é arquiteta e que Bruno é engenheiro. Não podemos concluir nada sobre se Carla é médica ou não.

Gabarito Bombeiros RJ: Conhecimentos específicos

QUESTÕES DE 31 a 60 Prof. Estevão Gonçalo

QUESTÃO NÚMERO 31
GABARITO PRELIMINAR: d
COMENTÁRIO: a questão pede condição que NÃO é considerada adversa. Assim o único item que apresenta tal condição é a letra d pois asfalto seco e em boas condições É considerado uma a condição normal de trânsito.

QUESTÃO NÚMERO 32
GABARITO PRELIMINAR: d
COMENTÁRIO: questão controversa, cabe recurso. Entendo que o item mais correto é a letra d, pois este é um conceito básico de acidentes evitáveis. Porém diversas linhas de estudos entendem que todo acidente é evitável, estes estudiosos entendem que não existe acidente sem erro humano.

QUESTÃO NÚMERO 33
GABARITO PRELIMINAR: c
COMENTÁRIO: A aquaplanagem é um evento em que o veículo perde o contato dos pneus com o pavimento em virtude da formação de uma camada de água entre o piso e os pneus.

QUESTÃO NÚMERO 34
GABARITO PRELIMINAR: c
COMENTÁRIO: A direção defensiva depende de uma série de elementos dentre os quais podemos citar a atitude para tomar a iniciativa diante de uma situação de risco, a previsão para que seja possível antecipar eventos que possam ocorrer na via e o ajuste para que ações moderadas e proporcionais sejam tomadas diante do risco.

QUESTÃO NÚMERO 35
GABARITO PRELIMINAR: b
COMENTÁRIO: o item define de forma correta conceito de direção defensiva, que nada mais é do que uma forma de dirigir que garanta a segurança de todos, minimizando situações de perigo e acidentes.

QUESTÃO NÚMERO 36
GABARITO PRELIMINAR: c
COMENTÁRIO: existem no CTB regras Claras sobre a preferência em interseções não sinalizadas, neste caso o desrespeito a essas normas pode sim ser considerado um fator causador de acidente havendo responsabilidade do infrator.

QUESTÃO NÚMERO 37
GABARITO PRELIMINAR: c
COMENTÁRIO: mais uma questão polêmica, em que cabe recurso. O gabarito certamente é a letra c, pois é o único item que não é flagrantemente errado. Cabe destacar, contudo, que não é Homero fato de ser uma via rural fator que justifique o uso do farol alto. Somente deve ser utilizado o farol alto em vias públicas sem iluminação cuidando para não fazer seu uso quando seguir um veículo ou vier outro em sentido contrário. Essa Norma se encontra no artigo 40 do CTB.

QUESTÃO NÚMERO 38
GABARITO PRELIMINAR: b
COMENTÁRIO: Questão passível de recurso, pode ser anulada. O tipo de óleo ideal vai ser sempre definido pelo fabricante e NÃO EXISTE uma regra padrão por tipo de veículo, tipo de motor, cada fabricante define conforme seus próprios ensaios. E o padrão SAE dos óleos lubrificantes apenas define o quão viscoso ele é, sendo a primeira parte relativa a baixas temperaturas e a segunda a altas, e
quanto menor o número, menos viscoso (mais líquido) assim um óleo 10w40 é menos viscoso do que o 15w40 em baixas temperaturas e tem mais ou menos a mesma eficiência em altas.

A escolha do óleo portanto se baseia apenas em recomendações do fabricante e grau de viscosidade, até um mesmo veículo com mesmo motor, em lugares diferentes do mundo vai demandar óleos diferentes.

Meu palpite na letra b é apenas porque é o óleo mais usual pra veículos de passeio e opera relativamente bem em médias a altas temperaturas.

QUESTÃO NÚMERO 39
GABARITO PRELIMINAR: c
COMENTÁRIO: o alternador é um acessório do veículo que utiliza a rotação do motor para gerar energia elétrica e recarregar sua bateria.

QUESTÃO NÚMERO 40
GABARITO PRELIMINAR: c
COMENTÁRIO: mais uma questão muito delicada, que também considero passível de ser anulada. Novamente, a calibragem dos pneus depende da recomendação do fabricante. Perfil do pneu, aro, carga, velocidade máxima são diversos fatores que interferem na escolha e no apontamento da calibragem pelo fabricante.

No caso da questão, o veículo está carregado, então a calibragem naturalmente terá que ser maior normalmente pra esse tipo de veículo, a calibragem varia entre 26 e 32 psi, então escolhi a maior, mas, novamente, quem define isso é o fabricante e existem veículos com calibragem diferentes nessa situação.

QUESTÃO NÚMERO 41
GABARITO PRELIMINAR: a
COMENTÁRIO: questão passível de recurso. O que entendo como engate da embreagem na questão é a troca de marcha, Neste caso uma troca mais agradável ocorre de maneira lenta e suave, porém isto não se trata nem de noções de mecânica e nem de manutenção veicular, portanto está fora do nosso Edital.

QUESTÃO NÚMERO 42
GABARITO PRELIMINAR: c
COMENTÁRIO: questão passível de anulação. Versões antigas do código de trânsito brasileiro antigas do CTB faziam menção expressa à cor vermelha, porém recentemente código de trânsito foi atualizado, hoje o CTB não define cor alguma, pois por força de resolução são utilizadas atualmente as cores vermelha e azul.

QUESTÃO NÚMERO 43
GABARITO PRELIMINAR: c
COMENTÁRIO: mais uma questão polêmica. O Carter nada mais é do que um depósito de óleo lubrificante e o fornecimento de lubrificação é um processo que envolve principalmente a bomba de óleo.

QUESTÃO NÚMERO 44
GABARITO PRELIMINAR: a
COMENTÁRIO: A ECU significa ELETRONIC CONTROL UNIT, unidade de controle eletrônica. Sua função é capturar dados e processados no que diz respeito à injeção eletrônica.

QUESTÃO NÚMERO 45
GABARITO PRELIMINAR: b
COMENTÁRIO: o conjunto de amortecimento tem duas funções absorver impactos e estabilizar o veículo. Quem realiza cada uma das funções é, respectivamente, a mola e o amortecedor. Dessa forma, o papel do amortecedor é manter a estabilidade do veículo.

QUESTÃO NÚMERO 46
GABARITO PRELIMINAR: não há (certamente será a letra a)
COMENTÁRIO: a REINCIDÊNCIA na infração de dirigir sob influência tem como penalidade possível a cassação, o mero cometimento de qualquer uma das outras infrações não vai resultar em cassação.

QUESTÃO NÚMERO 47
GABARITO PRELIMINAR: não há correta
COMENTÁRIO: a infração de transitar pelo acostamento é gravíssima, resulta em multa, somente. Art. 193

QUESTÃO NÚMERO 48
GABARITO PRELIMINAR: e
COMENTÁRIO: uma questão complicada, porque naturalmente, em situações de emergência existe uma “vista grossa” sobre certas infrações, mas não existe salvo conduto pra infração relativa a parar em local proibido.

QUESTÃO NÚMERO 49
GABARITO PRELIMINAR: a
COMENTÁRIO: A recusa é infração gravíssima com multa multiplicada por dez e suspensão do direito de dirigir por doze meses. Art. 165-a

QUESTÃO NÚMERO 50
GABARITO PRELIMINAR: e
COMENTÁRIO: crianças até dez anos, em regra, deve ser transportada no banco traseiro. Há exceções previstas, mas nenhuma delas está entre as opções.

QUESTÃO NÚMERO 51
GABARITO PRELIMINAR: d
COMENTÁRIO: existe uma resolução que prevê o uso de equipamento digital para navegação, como o edital deixava em aberto a possibilidade de serem exploradas as “principais resoluções”, então o item é válido.

QUESTÃO NÚMERO 52
GABARITO PRELIMINAR: não há
COMENTÁRIO: essa infração é média e tem penalidade multa, somente. Art. 201 do ctb.

QUESTÃO NÚMERO 53
GABARITO PRELIMINAR: a
COMENTÁRIO: questão que cabe recurso. Além do uso de um termo informal, a infração à “lei seca” é gravíssima, o condutor será submetido a processo administrativo e PODE ser submetido a processo criminal, a parte criminal não necessariamente vai acontecer, somente quando atingidos os critérios previstos no art. 306 do ctb.

QUESTÃO NÚMERO 54
GABARITO PRELIMINAR: b
COMENTÁRIO: mais uma questão mal elaborada, o antigo proprietário não deve transferir, mas simplesmente COMUNICAR a venda no prazo de 60 dias, conforme o art. 134 do ctb.

QUESTÃO NÚMERO 55
GABARITO PRELIMINAR: e
COMENTÁRIO: a infração relativa a utilizar o celular é média, com penalidade de multa, somente. E de manusear ou segurar o celular é gravíssima, com penalidade multa também. Ambas estão no art. 252 do ctb.

QUESTÃO NÚMERO 56
GABARITO PRELIMINAR: d
COMENTÁRIO: mais uma que cabe recurso, tanto a troca de uma peça desgastada (mas sem defeito) quanto a inspeção para evitar ou antecipar defeitos podem ser consideradas manutenção preventiva, então considero que tanto a c quanto a d seriam corretas.

QUESTÃO NÚMERO 57
GABARITO PRELIMINAR: e
COMENTÁRIO: a questão joga com a ideia de que trocar o equipamento não é manutenção e sim troca, então a manutenção corretiva, que ocorre após uma falha, é a última opção mesmo. Sobre a letra b, mesmo desgastado, uma peça que funcione, ao ser trocada, caracteriza manutenção preventiva.

QUESTÃO NÚMERO 58
GABARITO PRELIMINAR: c
COMENTÁRIO: O papel do cinto de segurança é evitar a projeção do condutor e do encosto de cabeça, o efeito chicote. Nesse caso, o objetivo principal é evitar lesões graves, principalmente ao pescoço e coluna.

QUESTÃO NÚMERO 59
GABARITO PRELIMINAR: e
COMENTÁRIO: O CTB não define distância mínima para pedestres, apenas para a ultrapassagem de ciclistas, que é 1,5m.

QUESTÃO NÚMERO 60
GABARITO PRELIMINAR: b
COMENTÁRIO: Este sulco de profundidade mínima é indicado pela marca chamada TWI, sua altura é 1,6mm.

Gabarito Bombeiros RJ: gabarito preliminar

O gabarito preliminar será divulgado no dia 1º de maio.

Gabarito Bombeiros RJ: recursos

Os recursos poderão ser interpostos nos dias 2 e 3 de maio.

Gabarito Bombeiros RJ: próximas etapas

A segunda fase consistirá nas seguintes etapas:

  • Teste de Aptidão Física, de caráter eliminatório, de responsabilidade do IUDS;
  • Teste de Habilidades Específicas, quando couber, de caráter eliminatório ou de caráter eliminatório e classificatório, de responsabilidade do CBMERJ;
  • Exame de Saúde, de caráter eliminatório, de responsabilidade do CBMERJ;
  • Exame Documental, de caráter eliminatório, de responsabilidade do CBMERJ.

Gabarito Bombeiros RJ: cronograma

Confira a seguir algumas as próximas datas do concurso Bombeiros RJ:

  • Gabarito definitivo: 31/05/2023
  • Edital de convocação e publicação de cronograma do TAF: 14/06/2023
  • Data de aplicação do TAF: 18/06/2023
  • Publicação do cronograma do teste de habilidades específicas: 19/07/2023

Prova Bombeiros RJ: análise

Fez a prova do concurso Bombeiros RJ neste domingo (30/04)? Deixe nos comentários a sua análise sobre a prova.

• O que você achou do nível de dificuldade da prova?
• O conteúdo cobrado na prova estava de acordo com o previsto no edital?
• A banca trouxe alguma inovação na cobrança do conteúdo?
• Havia muitos candidatos ausentes na sua sala?

Resumo do Concurso Bombeiros RJ

Edital Bombeiros RJ Corpo de Bombeiro Militar do Rio de Janeiro
Situação Atual edital publicado
Banca organizadora Instituto Universal de Desenvolvimento Social (IUDS)
Cargos Soldado e Sargento Músico
Escolaridade Níveis médio e técnico
Carreiras Segurança Pública
Lotação Rio de Janeiro
Número de vagas 800 vagas
Remuneração de R$ 2.791,72 a R$ 5.056,46
Inscrições de 23/01/2023 a 12/03/2023
Taxa de inscrição R$ 61,50
Data da prova objetiva 30/04/2023
Clique aqui para ver o edital Bombeiros RJ

Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2023

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Por
13 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

em andamento