Dia do Assistente Social: conheça a profissão e oportunidades!

O Dia do Assistente Social é comemorado no dia 15 de maio por ter sido nessa data, no ano de 1962, em que a profissão foi regulamentada. Saiba mais sobre o papel do assistente social, como se tornar um e quais são as principais oportunidades de atuação no setor público para o ano de 2023!

Por
4 min. de leitura

Atuando ao lado da população, compreendendo suas necessidades e realizando planejamentos que busquem promover os direitos humanos e sociais, o Assistente Social é um profissional essencial para a sociedade, atuando diretamente contra a desigualdade. Essa missão, contudo, não é simples: são muitos anos de desigualdade social para enfrentar, especialmente no território brasileiro. No entanto, os profissionais do Serviço Social não se intimidam diante do desafio, fazendo a diferença todos os dias. Por todas essas razões, o Dia 15 de maio busca homenageá-los, tendo sido definido como Dia do Assistente Social.

Ser aprovado é questão de treino: Saúde com Fernanda Barboza

Dia do Assistente Social: por que é comemorado no dia 15 de maio?

A primeira legislação brasileira acerca do exercício da profissão de Assistente Social data do ano de 1957, tratando-se da lei 3.252. No entanto, esse dispositivo legal ainda não previa a criação dos Conselhos de  Assistentes Sociais, essenciais para a regulamentação do cargo.

Assim, o Decreto do Conselho de Ministros n° 994, de 15 de maio de 1962, foi o responsável por preencher as lacunas e vigorou como principal dispositivo legal de regulamentação da profissão por cerca de 31 anos. Posteriormente, em 1993, a lei 8.662 foi a responsável por atualizar alguns pontos do Decreto.

No entanto, a importância do Decreto de 1962 nunca foi esquecida, cedendo à profissão a data de comemoração para o Dia do Assistente Social até hoje.

Dia do Assistente Social: atribuições do cargo

Pode-se dizer que o Assistente Social é um profissional que atua na linha de frente quando falamos do combate às desigualdades sociais. Afinal, cabe a eles compreender as raízes dos problemas e propor soluções práticas para ajudar a população. Muitas políticas públicas bem sucedidas são fruto do estudo, análise e ação de assistentes sociais.

No artigo 4° da Lei 8.662 são listadas as competências do Assistente Social. Veja quais são:

  • Elaborar, implementar, executar e avaliar políticas sociais junto a órgãos da administração pública, direta ou indireta, empresas, entidades e organizações populares;
  • Elaborar, coordenar, executar e avaliar planos, programas e projetos que sejam do âmbito de atuação do Serviço Social com participação da sociedade civil;
  • Encaminhar providências, e prestar orientação social a indivíduos, grupos e à população;
  • Orientar indivíduos e grupos de diferentes segmentos sociais no sentido de identificar recursos e de fazer uso dos mesmos no atendimento e na defesa de seus direitos;
  • Planejar, organizar e administrar benefícios e Serviços Sociais;
  • Planejar, executar e avaliar pesquisas que possam contribuir para a análise da realidade social e para subsidiar ações profissionais;
  • Prestar assessoria e consultoria a órgãos da administração pública direta e indireta, empresas privadas e outras entidades, com relação às matérias relacionadas no inciso II deste artigo;
  • Prestar assessoria e apoio aos movimentos sociais em matéria relacionada às políticas sociais, no exercício e na defesa dos direitos civis, políticos e sociais da coletividade;
  • Planejamento, organização e administração de Serviços Sociais e de Unidade de Serviço Social;
  • Realizar estudos sócio-econômicos com os usuários para fins de benefícios e serviços sociais junto a órgãos da administração pública direta e indireta, empresas privadas e outras entidades.

Dia do Assistente Social: como se tornar?

Para se tornar Assistente Social é preciso concluir o curso de graduação em Serviço Social, com duração média de 4 anos. Além disso, também é preciso buscar, posteriormente, o registro no Conselho Regional de Serviço Social com jurisdição na área em que você pretende atuar.

O processo de registro no CRESS depende essencialmente da solicitação realizada pelo profissional e a entrega dos documentos solicitados. Isso quer dizer que, ao contrário do Exame de Ordem e Exame de Suficiência (CFC), não há a obrigatoriedade de ser aprovado em uma avaliação para garantir o registro.

O Assistente Social pode trabalhar tanto na iniciativa privada (em centros de saúde, creches, consultorias, por exemplo), como também no serviço público, em órgãos, conselhos, redes de serviços sociais do governo, dentre outros.

Pesquisas salariais indicam que a remuneração inicial média para profissionais dessa área na iniciativa privada fica em torno de R$ 2 mil mensais. No entanto, para o serviço público, esses valores costumam ser maiores. No Concurso da Prefeitura Municipal de Tijucas do Sul/ PR, por exemplo, a remuneração inicial para uma carga horária de 30 horas semanais é de R$ 4.354,76.

Dia do Assistente Social: qual é a importância deste profissional para a sociedade?

A desigualdade social presente no Brasil não é de hoje. Com raízes profundas na história de criação do nosso país, infelizmente atingiu números preocupantes especialmente nos anos de 2020 e 2021, fruto dos efeitos da pandemia de COVID 19.

Dados do estudo realizado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), por exemplo, revelaram que 64,6 milhões de brasileiro passaram a integrar a lista de pessoas em situação de extrema pobreza, o que é um dado preocupante.

O Assistente Social deve se dedicar justamente à diminuição desses números, trazendo assistência para a população e proporcionando melhores condições de vida para os brasileiros. Essa missão não é simples e, por isso, o Dia do Assistente Social é tão importante.

O Brasil atualmente conta com mais de 210 mil assistentes sociais, trabalhando diariamente pela conquista de uma sociedade mais igualitária.

Dia do Assistente Social: principais oportunidades no serviço público em 2023

Apesar do Assistente Social atuar também na iniciativa privada, não há dúvidas de que é no setor público em que pode exercer todo o seu potencial, atuando diretamente em políticas públicas capazes de impactar profundamente a situação da população. O ano de 2023 traz consigo uma série de oportunidades para a área, especialmente no âmbito municipal.

Veja abaixo algumas das oportunidades com editais publicados recentemente:

Acompanhe as oportunidades de concursos públicos para a área de Serviço Social! 

Dia do Assistente Social: saiba como iniciar os estudos!

Confira abaixo as principais dicas de como se preparar para a carreira com o professor Thiago Bazzi!

E, para complementar seus estudos e garantir acesso a recursos essenciais para a sua aprovação, considere tornar-se Assinante Ilimitado do Gran! Com a assinatura você garante preparação completa para todos os concursos públicos do Brasil, além de uma grande variedade de recursos pedagógicos e tecnológicos capazes de auxiliar na sua trajetória de preparação!

Conheça tudo sobre a  Assinatura Ilimitada!


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2023

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Por
4 min. de leitura