Recursos SME Recife PE: Prazo até 15/06. Confira!

Veja as questões passíveis de recurso e confira a fundamentação elaborada pelos nossos mestres

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5 min. de leitura

As provas do concurso público para ingresso na Secretaria Municipal de Educação foram realizadas neste domingo, dia 11 de junho. Além disso, o gabarito preliminar já se encontra disponível para consulta. Confira aqui os recursos SME Recife PE, caso você queira interpor contra alguma questão indicada.

O candidato que desejar interpor recursos contra os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas disporá do período provável dos dias 14 e 15 de junho para fazê-lo, ininterruptamente, diretamente no site do Cebraspe.

Ser aprovado é questão de treino

Confira abaixo os recursos elaborados por nossa equipe de especialistas:

Para elaboração dos recursos, os professores utilizaram a prova seguinte: Clique AQUI para acessá-la.

Caso queira acessar os recursos em PDF, clique AQUI!

QUESTÃO NÚMERO 02

GABARITO PRELIMINAR: Certo

GABARITO EXTRAOFICIAL ELABORADO PELO PROFESSOR GUSTAVO SILVA: Errado

QUESTÃO: A respeito das ideias do texto CB1A1-I, julgue os itens a seguir.

Com o emprego da expressão ‘em voz alta’ (segundo parágrafo), o sociólogo Fabrício Pereira da Silva sugere uma semelhança entre a escrita de Darcy Ribeiro e o discurso falado.

RECURSO: O gabarito divulgado pela banca considera o item como certo. Contudo, o comentário do sociólogo dá a entender que o texto de Darcy Ribeiro era envolvente como se o autor estivesse efetivamente vocalizando suas ideias, como se estivesse falando com o leitor. A forma como o item se apresenta formulado, com emprego do termo “discurso falado” sugere que Darcy escrevia tal qual as pessoas falam, o que torna a afirmativa errada.

Para que se considere que a escrita de Darcy Ribeiro se assemelhava à forma de ele falar, discursar, no texto do item, deveria constar referência clara ao autor, como, por exemplo: o seu discurso falado ou discurso falado do autor.

Desse modo, solicita-se a alteração do gabarito para errado.

QUESTÃO NÚMERO 08

GABARITO PRELIMINAR: Certo

GABARITO EXTRAOFICIAL ELABORADO PELO PROFESSOR GUSTAVO SILVA: Errado

QUESTÃO: Em relação a aspectos linguísticos do texto CB1A1-I, julgue os próximos itens.

No primeiro período do segundo parágrafo, o verbo projetar tem o mesmo sentido de planejar.

RECURSO: O gabarito divulgado pela banca considera o item como certo indica que o verbo projetar tem o mesmo sentido de planejar. Ocorre que tal significado se associa à ideia de programar algo que irá acontecer efetivamente, como projetar/planejar uma casa, uma planta. Por outro lado, no texto, o trecho pertinente é “um dos autores latino-americanos que projetaram mais futuros”, contexto em que o verbo projetar é empregado com o sentido de sugerir possibilidades de acontecimentos para o futuro, formar desígnio ou formar propósito, não planejar para implementação e ocorrência efetiva e segura, como dá a entender o item.

Desse modo, solicita-se a alteração do gabarito para errado.

QUESTÃO NÚMERO 47

GABARITO PRELIMINAR: CERTO

GABARITO EXTRAOFICIAL ELABORADO PELO PROFESSOR FABRÍCIO MELO: ERRADO

QUESTÃO: No Google Sala de Aula, os trabalhos a serem corrigidos pelo professor ficam na seção Pendentes do menu.

RECURSO: PENDENTES são os trabalhos que o aluno ainda não entregou. 

Na parte superior, clique em Pendentes e escolha uma opção: Para ver os trabalhos atribuídos pelo professor, clique em Atribuídos. Para ver os trabalhos que você não entregou, clique em Pendentes.

 

Imagem 1 para resolução do recurso da questão 47.

Fonte: https://support.google.com/edu/classroom/answer/6020284?hl=pt-PT&co=GENIE.Platform%3DDesktop#:~:text=Na%20parte%20superior%2C%20clique%20em,não%20entregou%2C%20clique%20em%20Pendentes.

No ambiente do PROFESSOR, essa opção é conhecida como PARA CORRIGIR.

Imagem 2 para resolução do recurso da questão 47.

Fonte: https://support.google.com/edu/classroom/answer/9157286?hl=pt-BR&co=GENIE.Platform%3DDesktop&sjid=4872266662769310363-SA&oco=0.

QUESTÃO NÚMERO 97

GABARITO PRELIMINAR: Certo

GABARITO EXTRAOFICIAL ELABORADO PELA PROFESSORA CHARLENE RODRIGUES: Errado

QUESTÃO: Com base nos conceitos metodológicos específicos das áreas de português, matemática, história, geografia e ciências do ensino fundamental, julgue os itens a seguir.

A organização da matriz curricular na área de geografia é feita em eixos que se repetem do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental para proporcionar aos estudantes uma linearidade, visto que, para a aquisição do pensamento geográfico, é necessária a apropriação dos aspectos socioculturais e socioambientais.

JUSTIFICATIVA: Vale destacar que a questão está errada, a linearidade não constitui a perspectiva de apropriação dos aspectos socioculturais e sociointeracionistas, e que a BNCC afirma, de maneira explícita, o seu compromisso com a educação integral. Reconhece, assim, que a Educação Básica deve visar à formação e ao desenvolvimento humano global, o que implica compreender a complexidade e a não linearidade desse desenvolvimento, rompendo com visões reducionistas que privilegiam ou a dimensão intelectual (cognitiva) ou a dimensão afetiva. Significa, ainda, assumir uma visão plural, singular e integral da criança, do adolescente, do jovem e do adulto – considerando-os como sujeitos de aprendizagem – e promover uma educação voltada ao seu acolhimento, reconhecimento e desenvolvimento pleno, nas suas singularidades e diversidades. (BRASIL, 2018, p. 14).

RECURSO: Cabe recurso na questão, já que o gabarito preliminar considerou a questão correta e a mesma pode apresentar interpretação dúbia, se considerarmos que a linearidade não constitui a perspectiva de apropriação dos aspectos socioculturais e sociointeracionistas, e que a BNCC afirma, de maneira explícita, o seu compromisso com a educação integral. Reconhece, assim, que a Educação Básica deve visar à formação e ao desenvolvimento humano global, o que implica compreender a complexidade e a não linearidade desse desenvolvimento, rompendo com visões reducionistas que privilegiam ou a dimensão intelectual (cognitiva) ou a dimensão afetiva. Significa, ainda, assumir uma visão plural, singular e integral da criança, do adolescente, do jovem e do adulto.

QUESTÃO NÚMERO 114

GABARITO PRELIMINAR: Errado

GABARITO EXTRAOFICIAL ELABORADO PELA PROFESSORA CHARLENE RODRIGUES: Certo

QUESTÃO: Julgue os itens a seguir, relativos aos estágios de desenvolvimento intelectual da criança propostos por Piaget.

Uma criança em estágio operatório concreto mostra-se menos egocêntrica e capaz de distinguir o real e o concreto.

JUSTIFICATIVA: Segundo Piaget, há 4 fases/estágios de desenvolvimento: Sensório-motor (0 a 2 anos);   Pré-operatório (2 a 7 anos); Operações concretas (7 a 11 ou 12 anos); Operações formais (11 ou 12 anos em diante). No estágio operatório-concreto, o sujeito começará a utilizar a lógica e o raciocínio a partir de informações específicas para um princípio geral, embora tais informações sejam muito concretas e literais em seu pensamento.

RECURSO: Cabe recurso na questão, já que o gabarito preliminar considerou a questão incorreta e a mesma pode apresentar interpretação dúbia, visando a confusão entre as características dos estágios apresentados por Piaget. Vale lembrar que na perspectivas das concepções piagetianas há 4 fases/estágios de desenvolvimento, ou seja:Sensório-motor (0 a 2 anos); Pré-operatório (2 a 7 anos); Operações concretas (7 a 11 ou 12 anos); Operações formais (11 ou 12 anos em diante). Também ressalta-se que é no estágio do Operatório-concreto que se iniciará o uso da lógica e do raciocínio a partir de informações específicas.

Como solicitar recurso?

Para recorrer contra os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas, o candidato deverá utilizar o Sistema Eletrônico de Interposição de Recurso, disponível no endereço da banca Cebraspe, e seguir as instruções ali contidas.

Veja AQUI mais informações sobre o Concurso SME Recife PE

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Resumo do Concurso SME Recife PE

Concurso Concurso SME Recife PE
Situação atual Edital publicado
Banca organizadora Cebraspe
Cargos Professor
Escolaridade Níveis médio e superior
Carreiras Educação
Lotação Estado de Pernambuco
Número de vagas 1000 + CR
Remuneração de R$ 2.211,00 a R$ 3.642,40
Inscrições de 27/3 a 25/4/2023
Taxa de inscrição de R$ 157,28
Data da prova objetiva 11/6/2023
Clique aqui para ver o edital do Concurso SME Recife PE

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