Gabarito extraoficial SEDF temporários: veja aqui seu desempenho

Concurso SEDF temporários oferta vagas de nível superior.

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10 min. de leitura

As provas objetivas do concurso SEDF temporários foram aplicadas hoje (26/11). Organizado pelo Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades), o concurso para temporário da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF) oferta vagas de nível superior.

Como nós do Gran estamos com você em todas as etapas em busca da aprovação dos sonhos, nossa equipe de professores irá realizar a correção da prova e elaboração do gabarito extraoficial para o cargo de Professor Substituto na especialidade atividades diurno.

Saiba todos os detalhes navegando no índice abaixo:

Gabarito extraoficial SEDF temporários

O gabarito extraoficial do concurso para temporários da Secretaria de Educação do Distrito Federal está em elaboração.

Utilizamos a seguinte prova como referência. Clique aqui para acessar.

Gabarito extraoficial SEDF temporários: comentários

Este conteúdo será atualizado de acordo com o recebimento dos comentários.

VEJA AQUI a prova utilizada para a correção.

Navegue pelo índice abaixo de acordo com cada disciplina:

Gabarito extraoficial SEDF: língua portuguesa

LÍNGUA PORTUGUESA (QUESTÕES DE 24 a 36) – Prof. Bruno Pilastre

QUESTÃO NÚMERO 24
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO:
para o autor, “Ensinar o voo, isso elas (as escolas) não podem fazer”. Por isso, a afirmativa está incorreta.

QUESTÃO NÚMERO 25
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO:
o pronome relativo “que” retoma “escola” e exerce a função sintática de sujeito do predicado “são gaiolas”. A expressão “para que” introduz ideia de finalidade.

QUESTÃO NÚMERO 26
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO:
por ser objeto indireto (do verbo “dar”), a expressão “aos pássaros” pode ser substituída por “lhe”: para dar-lhes coragem para voar.

QUESTÃO NÚMERO 27
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO:
a metáfora ocorre na comparação entre o processo educacional e a vida/desenvolvimento dos pássaros (ensinar ou não como voar). A antítese, por sua vez, ocorre no contraste entre “preso” e “solto”.

QUESTÃO NÚMERO 28
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO:
a grafia da primeira palavra já indica incorreção. O sentido buscado é de finalidade (a fim de), mas o registro realizado denota “afinidade/semelhança” (afim). Por essa razão, a redação não está de acordo com a norma-padrão.

QUESTÃO NÚMERO 29
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO:
o sujeito da forma verbal “conquistem” é o pronome relativo “que”, o qual retoma os traços gramaticais de número e pessoa de “práticas”. Por isso, apenas a concordância de terceira pessoa do plural é adequada.

QUESTÃO NÚMERO 30
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO:
por haver termo regente (preposição “a”: referência a algo) e determinante feminino (a própria escola), a crase é obrigatória.

QUESTÃO NÚMERO 31
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO:
as formas “já que” e “porque” são, de fato, intercambiáveis.

QUESTÃO NÚMERO 32
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO:
as funções sintáticas são alteradas na transposição ativa>passiva. O termo destacado é, na ativa, objeto direto; na passiva, é sujeito.

QUESTÃO NÚMERO 33
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO:
predomina, no texto, o relato verbal de eventos realizados por personagens (narrador, professora) em determinado tempo (passado, infância) e lugar (sala de aula) – ou seja, predomina a narração.

QUESTÃO NÚMERO 34
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO:
não se admite próclise em início de período.

QUESTÃO NÚMERO 35
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO:
as estruturas são semanticamente equivalentes. Por isso, os sentidos originais seriam mantidos com a substituição de “ao menos” por “pelo menos”.

QUESTÃO NÚMERO 36
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO:
na comunicação oficial, não se admite subjetividade (a impessoalidade deve predominar, pois o servidor fala em nome do poder público).

Gabarito extraoficial SEDF: noções de direito administrativo

NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO (QUESTÕES DE 37 a 40) – Prof. Rodrigo Cardoso

QUESTÃO NÚMERO 37
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO:
João terá vínculo com a administração direta, pois, a Secretaria de Educação é órgão sem personalidade jurídica.

QUESTÃO NÚMERO 38
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO:
o ato de convocação é ato individual.

QUESTÃO NÚMERO 39
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO:
O temporário possui uma função pública, mas não é classificado com servidor público.

QUESTÃO NÚMERO 40
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO:
São deveres de todos agentes públicos: ser leal a instrução que servir e tratar todos com civilidade. Art. 180, XI e XV, LC n. 840/11).

Gabarito extraoficial SEDF: conhecimentos sobre o DF

Comentários feitos pela professora Rebecca Guimarães.

QUESTÃO NÚMERO 1
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO:

O setor de serviços públicos e privados é o principal responsável pela geração de empregos e grande parte do PIB local.

QUESTÃO NÚMERO 2
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO:

Apesar de não ter grande participação de atividades agropecuárias e agroindustriais, o PIB do DF é o oitavo maior entre todas as unidades federativas, com forte participação do setor terciário com destaque para a prestação de serviços.

QUESTÃO NÚMERO 3
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO:

Desde 7/12/1987, o Plano Piloto de Brasília foi declarado como patrimônio cultural da humanidade, sendo detentor da maior área tombada do mundo.

QUESTÃO NÚMERO 4
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO:

O DF possui diversas manifestações culturais fruto da presença de uma população diversificada que forma sua sociedade atual.

QUESTÃO NÚMERO 5
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO:

O rock, ao contrário do hip Hop, não é considerado como patrimônio imaterial do DF. Além disso, ambos os gêneros musicais são muito expressivos no Distrito Federal.

QUESTÃO NÚMERO 6
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO:

A urbanizado do Distrito Federal não foi limitada e nem caracterizada pelo controle do uso e parcelamento do solo.

QUESTÃO NÚMERO 7
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO:

Realmente a urbanização do Distrito Federal é complexa e diversificada apresentando áreas adensadas e fragmentadas.

QUESTÃO NÚMERO 8
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO:

Realmente a mancha urbana do DF é composta por Regiões Administrativas, porém estas não possuem status de Municípios.

LEGISLAÇÃO – LODF (QUESTÕES DE 11 a 13) – Prof. Marco Soares

QUESTÃO NÚMERO 11
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO:
Não é uma faculdade, é um dever, segundo o art. 227, LODF

QUESTÃO NÚMERO 12
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO:
Literalidade do art. 232, LODF.

QUESTÃO NÚMERO 13
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO:
Texto retirado do artigo 235, LODF.

Gabarito extraoficial SEDF: legislação

LEGISLAÇÃO (QUESTÕES DE 14 a 15) – Prof. Rafael Domingues

QUESTÃO NÚMERO: 14
GABARITO PRELIMINAR: CORRETO
COMENTÁRIO:
O item está CORRETO. Realmente, um dos objetivos específicos do Eixo 2 do II PDPM é:

Consolidar, na política educacional do DF, o respeito pela diversidade em todas as suas formas, de modo a garantir uma educação igualitária e cidadã;

Lembrando que um Objetivo é uma descrição qualitativa do que se quer.
A meta tenta ser uma descrição prática de como atingir um objetivo. Por isso, encontramos nas Metas do Eixo 2, propostas como: “Incluir programas que contemplem a temática de gênero na política educacional do DF”.

QUESTÃO NÚMERO : 15
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIO:
O item está INCORRETOl. O CAM (Comitê de Articulação e Monitoramento) é composto por 4 representantes do Conselho dos Direitos da Mulher do DF, todos OBRIGATORIAMENTE oriundos das representações da sociedade civil.

Além desses, há UMA representante (titular e suplente) de vários órgãos da Administração Pública do DF (Art.4º). Esses órgãos foram citados no inciso II do artigo 4º, do Decreto 42.590/2021. Dentre eles, encontra-se na alínea K:

Art. 4º O Comitê de Articulação e Monitoramento do II PDPM de que trata o artigo anterior será integrado por:

II – 1 (uma) representante, titular e suplente, dos seguintes órgãos da Administração Pública do Distrito Federal:
k) Secretaria de Estado de Educação;

Note como o inciso II da referida lei faz questão de colocar entre parênteses o numeral no feminino. Isso denota a importância de formar o referido comitê com mulheres, o que é coerente com o propóstio da referida entidade. Na prova está escrito “um”, no masculino.

LEGISLAÇÃO (QUESTÃO 20) – Prof. William Dornela

Comentários feitos pela professora Fernanda Borges.

QUESTÃO NÚMERO 19
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO:

Art. 26.  Os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos. 

QUESTÃO NÚMERO 21
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO:

Texto da questão da prova retirado do site: https://www.educacao.df.gov.br/pde-2/

“Por fim, destaca-se que a concepção que norteia o PDE 2015/2024 compreende a educação como peça fundamental para a construção do Estado Democrático, cuja materialização intenta um projeto de desenvolvimento social, político, econômico, cultural e educativo como estratégia de superação de desigualdade social.”

Comentários feitos pelo professor Carlinhos Costa.

QUESTÃO NÚMERO 17
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO:

A educação e aprendizagem deve ser ao LONGO da vida e não ao final como trouxe o item.

Comentários feitos pelo professor William Dornela. 

QUESTÃO NÚMERO 20
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO:

O item está errado, visto que não há princípio de competição, mas sim de colaboração, conforme art. 7 do PNE, “A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios atuarão em regime de colaboração, visando ao alcance das metas e à implementação das estratégias objeto deste Plano”.

QUESTÃO NÚMERO 23
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO:

O item parafraseou o Currículo em Movimento ao ressaltar a importância da educação integral. Essa concepção não se baseia na substituição do papel da família.

Comentários feitos pela professora Fabiana Borges.

QUESTÃO NÚMERO 9
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO:

A assertiva está CORRETA, conforme o artigo 27, parágrafo único, do Estatuto da Pessoa com Deficiência, e e artigo 28 e incisos, do mesmo diploma legal.

QUESTÃO NÚMERO 10
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO:

A assertiva está ERRADA, pois viola o disposto no artigo 28, parágrafo segundo, I e II do Estatuto da Pessoa com Deficiência:

§ 2º Na disponibilização de tradutores e intérpretes da Libras a que se refere o inciso XI do caput deste artigo, deve-se observar o seguinte:

I – os tradutores e intérpretes da Libras atuantes na educação básica devem, no mínimo, possuir ensino médio completo e certificado de proficiência na Libras; (Vigência)

II – os tradutores e intérpretes da Libras, quando direcionados à tarefa de interpretar nas salas de aula dos cursos de graduação e pós-graduação, devem possuir nível superior, com habilitação, prioritariamente, em Tradução e Interpretação em Libras.

Gabarito extraoficial SEDF: temas educacionais e pedagógicos

Aguardando comentários dos professores.

Gabarito extraoficial SEDF: conhecimentos específicos

Comentários feitos pela professora Fernanda Borges.

QUESTÃO NÚMERO 41
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO:

Uma escola reduzida a prédios, salas e quadros está reduzida a uma perspectiva tradicional da educação.  

QUESTÃO NÚMERO 42
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO:

A educação em direitos humanos está pautada numa educação que pensa na inclusão, que visa diminuir as desigualdades e trabalhar a partir de conceitos que estimule os respeito entre as pessoas.

QUESTÃO NÚMERO 43
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO:

A educação feita de gente, apresentada no texto, remeteu a essência da construção do PPP da escola, que deve ser elaborado coletivamente por toda a comunidade escolar.

Como sempre enfatizo nas aulas, as bancas amam tentar levar o candidato ao raciocínio equivocado de que o PPP é feito pela equipe gestora, ou pela administração, entretanto, o PPP que é um documento identitário da escola, deve ser realizado por todos. 

QUESTÃO NÚMERO 44
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO:

Uma das características da pedagogia tradicional é colocar o professor como o detentor do conhecimento e o aluno receptor, sem estimular o senso crítico e investigativo. 

QUESTÃO NÚMERO 45
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO:

Herbart foi precursor da pedagogia acadêmica, voltada para a objetividade e sistematização do método. Sua teoria defendeu a educação baseada em cinco passos: preparação, apresentação, comparação, assimilação e aplicação.

Neste sentido, é incorreto falar que a crítica da música tenha características relacionadas ao que Herbart defendia, uma vez que sua teoria guarda estreita relação com a pedagogia tradicional 

QUESTÃO NÚMERO 46
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO:

A avaliação somativa, classificatória é quantitativa e a letra quando enfatiza “mas tirei 10” explicita que a avaliação fora classificatória. 

QUESTÃO NÚMERO 47
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO:

Uma vez que os conteúdos passam a ser trabalhados de forma problematizada, instrumentada, tendem a ter uma aprendizagem voltada à reflexão crítica, contribuindo para um estudo mais produtivo.

Como disse Paulo Freire: a formação do educador deve instrumentalizá-lo para que ele crie e recrie a sua prática através da reflexão sobre o seu cotidiano”. (FREIRE, 1991, p. 80).

QUESTÃO NÚMERO 48
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO:

Educação bancária é um termo famoso, explicado por Paulo Freire para descrever a educação tradicional em que o professor deposita conhecimento e o aluno recebe, sem fazer nenhuma análise crítica e/ou social. 

QUESTÃO NÚMERO 49
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO:

Considerando que a educação não é neutra e toda política educacional possui intencionalidade, pois está ligada a um projeto de poder.

QUESTÃO NÚMERO 50
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO:

Exemplos de políticas educacionais que contemplam o Ensino Médio temos o ENEM, o FUNDEB.

QUESTÃO NÚMERO 51
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO:

Além da dimensão pedagógica, as políticas educacionais também tem a dimensão social, financeira, por exemplo.

QUESTÃO NÚMERO 52
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO:

De acordo com o artigo 14 da LDB: “Lei dos respectivos Estados e Municípios e do Distrito Federal definirá as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica”.

QUESTÃO NÚMERO 53
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO:

O conselho de classe pode ser considerado uma forma de exercício da gestão democrática.

QUESTÃO NÚMERO 54
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO:

A eleição dos diretores de escola, também é uma forma ativa de gestão democrática e atualmente, no DF, o processo é realizado com o voto da comunidade escolar. 

QUESTÃO NÚMERO 55
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO:

Embora a ação dos conselheiros tutelares, guarde relação com a escola, ao estarem pronto a atender demandas vindas dela, a eleição dos conselheiros tutelares não representa a aplicação do princípio da gestão democrática nas escolas.

QUESTÃO NÚMERO 56
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO:

Vimos bastante em aula que o uso das TIC não garante a eficácia no processo ensino-aprendizagem. O professor deve estar alinhado à tecnologias, logo, a mera presença delas não garante efeito automático na alfabetização.

QUESTÃO NÚMERO 57
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO:

As barreiras sociais são as desigualdades, as dificuldades de acesso à educação, saúde, segurança e uma vez existentes, elas dificultam o acesso  e a participação das pessoas na sociedade.

QUESTÃO NÚMERO 58
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO:

Os docentes devem ter uma formação que possibilite a  condução de conteúdos de forma inclusiva, entretanto, os currículos devem ser realizados a partir das políticas públicas. Sabemos que a construção de um currículo inclusivo é importante para que os estabelecimentos de ensino possam trabalhar a partir dele.

QUESTÃO NÚMERO 59
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO:

O planejamento é um norte e as diferenças existentes devem ser levadas em consideração para que este planejamento seja o mais factível possível.

QUESTÃO NÚMERO 60
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO:

A gestão escolar está diretamente ligada ao ato educativo uma vez ao planejar, definir objetivos etc contribuem para o sucesso do ensino aprendizagem.

QUESTÃO NÚMERO 61
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO:

O plano de ensino é um documento importante que possibilita nortear o professor para a sua prática docente, entretanto, é fundamental que os alunos tenham acesso a este roteiro para que também possam se organizar e se preparar para o que aprenderão durante o ano. 

QUESTÃO NÚMERO 62
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO:

Segundo Libâneo (2013), a interação professor-alunos é um aspecto fundamental da organização da situação didática, tendo em vista alcançar os objetivos do processo de ensino: a transmissão e assimilação dos conhecimentos, hábitos e habilidades.

QUESTÃO NÚMERO 63
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO:

A interação professor-alunos é um aspecto fundamental da organização da “situação didática”, tendo em vista alcançar os objetivos do processo de ensino: a transmissão e assimilação dos conhecimentos, hábitos e habilidades. (Libâneop. 249)

QUESTÃO NÚMERO 64
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO:

Questão moleza, hein. O trabalho do professor é sistematizado, intencional e centrado no planejamento. 

QUESTÃO NÚMERO 65
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO:

A didática tem por objetivo os processos de ensino aprendizagem e a relação professor-aluno. 

QUESTÃO NÚMERO 66
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO:

A questão trouxe a base do pensamento de Vygotsky.

QUESTÃO NÚMERO 67
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO:

O conteúdo é primordial na organização do trabalho pedagógico.

QUESTÃO NÚMERO 68
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO:

O professor, ao planejar, deve ter a consciência de que podem trabalhar no desenvolvimento das competências de seus alunos. A função mais imediata que os professores devem realizar é a de planejar ou prever a prática do ensino.

QUESTÃO NÚMERO 69
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO:

O currículo deve ser construído com base na realidade, trazendo para perto o que foi previsto no Projeto político pedagógico da escola, para que o ensino possa fazer sentido. 

QUESTÃO NÚMERO 70
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO:

A questão descreveu a avaliação diagnóstica.

Gabarito preliminar do concurso SEDF temporários

De acordo com o edital, o gabarito preliminar será publicado no site da banca em 26 de novembro de 2023.

Qual o prazo para recursos?

Segundo o edital, os pedidos de recursos podem ser formalizados para a banca até 28 de novembro de 2023.

Análise da prova SEDF

Fez a prova da Secretaria de Educação do Distrito Federal neste domingo (26/11)? Deixe nos comentários a sua análise sobre a prova.

• O que você achou do nível de dificuldade da prova?
• O conteúdo cobrado na prova estava de acordo com o previsto no edital?
• A banca trouxe alguma inovação na cobrança do conteúdo?
• Havia muitos candidatos ausentes na sua sala?

Resumo do concurso SEDF temporários

Concurso SEDF temporáriosSecretaria de Educação do Distrito Federal – DF
Situação atualem andamento
Banca organizadoraInstituto Americano de Desenvolvimento – IADES
Cargosprofessor substituto temporário
Escolaridadenível superior
Carreiraseducação
LotaçãoDistrito Federal – DF
Número de vagascadastro de reserva
RemuneraçãoR$ 4.228,56
Inscrições17/10/2023 a 07/11/2023
Taxa de inscriçãoR$ 26,00 a R$ 52,00
Data da prova objetiva26/11/2023
Clique aqui para ver o edital

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