Concurso Sefaz RJ: Decreto liberou 50 vagas! Confira!

Concurso Sefaz RJ: Novo certame está cada vez mais perto! Secretário quer fazer estudo para definir o quantitativo de cargos vagos.

Avatar


22/09/2021 | 09:41 Atualizado há 6 dias

Tem concurso Sefaz RJ pintando na área! A Secretaria de Fazenda do Estado do Rio de Janeiro recebeu permissão do Governo do Estadual, por meio do Decreto 47.585/2021, para provimento de 50 vagas para os cargos de: Auditor Fiscal da Receita Estadual (30 vagas),Analista em Finanças Públicas (10 vagas) e Agente de Fazenda (10 vagas).

O preenchimento dessas vagas poderá ocorrer por meio de nomeações em concursos homologados e válidos ou com a publicação de novos editais. Vale ressaltar que o estado está sob o Regime de Recuperação Fiscal e de que só serão autorizados novos concursos após o fim do bloqueio.

Navegue pela matéria utilizando o menu abaixo:

 

Concurso Sefaz RJ: Situação Atual

20 de setembro de 2021: Novo concurso volta à pauta

Na ata de reunião do Conselho Superior de Fiscalização Tributária, divulgada no Diário Oficial do RJ em 20 de setembro, o conselheiro Luiz Cezar Moretzohn Rocha sugeriu debater nas reuniões posteriores a elaboração de um edital exclusivo para o cargo de Auditor Fiscal da Receita Estadual. Já o secretário de Fazenda, Nelson Rocha, defendeu a realização de um estudo de cargos vagos e dimensionamento do quantitativo de auditores fiscais necessários para a realização das atividades da função.

27 de abril de 2021: Decreto liberou vagas

O governador do Rio de Janeiro publicou o Decreto 47.585/2021 no Diário Oficial do RJ, dando provimento de até 2.127 vagas nos concursos RJ, dentre eles para a Sefaz RJ.

20 de abril de 2021: Necessidade de novo certame

Em reunião da Comissão de Tributação do RJ, o secretário da Fazenda, Guilherme Mercês, expôs a atual situação de recursos humanos na pasta.

“Aqui na Fazenda a gente também sofre muito com a falta de servidores. Para vocês terem uma ideia, aqui no Tesouro eu tenho vinte servidores só. Para tocar o Tesouro inteiro da Fazenda. Isso é muito ruim. Na área de Tecnologia, por exemplo, a gente não tem quase nenhum servidor. Então, essa é uma carência de todo o estado, e definitivamente a gente precisa colocar isso no radar para a prestação de serviços públicos. Mas, o projeto está rodando no Congresso, já vem para resolver isso, antes de a gente entrar no novo Regime”.

Concurso Sefaz RJ: Cargos e Vagas

Segundo o Decreto que permitiu a liberação de vagas na Secretaria de Fazenda, devem ser ofertadas no próximo concurso Sefaz RJ:

  • 30 cargos de Auditor Fiscal da Receita Estadual;
  • 10 cargos de Analista em Finanças Públicas;
  • 10 cargos de Agente de Fazenda.

 

Segundo documento publicado pela Sefaz RJ em agosto de 2020, o quantitativo de cargos preenchidos e vagos na Secretaria, segundo cada categoria, é de:

Categoria Total de Vagas Lei 69/90 Vagas Ocupadas Cargos Vagos
400 343 57
500 440 60
700 24 676
Total 1600 807 793

Além disso, segundo a lista de tempo de serviço dos auditores fiscais de 2ª e 3ª Categoria, por ordem de antiguidade existem cerca de 70 servidores com mais de duas décadas de serviço público e 10 com pelo menos 30 anos de atividade, na iminência da aposentadoria.

Concurso Sefaz RJ: Carreira

Tendo em vista os últimos editais para o concurso Sefaz RJ, seguem abaixo os requisitos de formação e atribuições para cada cargo:

Auditor Fiscal

Ter concluído os cursos de ensino superior, com currículo igual ou superior a 4 anos, em data anterior à publicação do edital de abertura do concurso no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro ou curso superior que possa ser integralizado no tempo médio de 4 anos, ou aquele que tenha, no seu currículo mínimo, o tempo útil obrigatório de 2.100 horas/aula.

Atribuições:

  • Lavrar termo, intimação, notificação, nota de lançamento, auto de infração e auto de apreensão;
  • Examinar bens móveis e imóveis, mercadorias, documentos e livros fiscais e comerciais e arquivos do sujeito passivo da obrigação tributária;
  • Emitir parecer em processos de consulta e de regime especial, bem como de extinção, suspensão e exclusão de crédito tributário, ressalvada a competência da Procuradoria-Geral do Estado.

 

Analista em Finanças Públicas

Diploma devidamente registrado de conclusão de curso de graduação de ensino Superior, fornecido por Instituição reconhecida pelo Ministério da Educação.

Atribuições:

  • Desenvolvimento, acompanhamento e avaliação na execução do orçamento do Estado, bem como a elaboração de sua programação financeira, gerenciamento do tesouro estadual e exercício do controle de suas contas bancárias, administração de seus haveres financeiros e mobiliários, gerenciamento da dívida estadual e administração das operações de crédito realizadas pelo Tesouro Estadual;
  • Controle das garantias e outras obrigações que onerem, direta ou indiretamente, o Tesouro Estadual, propondo a edição de normas sobre a programação financeira e a execução orçamentária e financeira estadual, bem como promoção do acompanhamento, sistematização, padronização da execução da despesa pública;
  • Supervisão, coordenação, direção e execução dos trabalhos especializados em gestão financeira e patrimonial e, em cooperação com a Contadoria Geral do Estado e a Auditoria Geral do Estado, análise e auditoria contábeis;
  • Pesquisa, análise e interpretação da legislação orçamentária, financeira, de pessoal e encargos sociais, atuarial e previdenciária, com vistas à adequação da política fiscal ao desenvolvimento econômico.

 

Agente de Fazenda

A função exige o nível médio completo.

Atribuições:

  • Atender ao público em geral, procurando identificá-lo e averiguando suas necessidades para prestar-lhe informações adequadas;
  • Realizar pesquisa e eleição de textos jurídicos de natureza fazendária, quando solicitado por seus superiores;
  • Preencher fichas cadastrais e mapas econômicos fiscais;
  • Fazer a coleta e o registro de dados de interesses referentes ao setor, comunicando-se com as fontes de informação e efetuando as anotações necessárias, para possibilitar a preparação de relatórios ou estudos da supervisão imediata;
  • Executar tarefas relativas à preparação de processos administrativos fiscais, dando-lhes a devida forma, para possibilitar o cumprimento das formalidades legais;
  • Proceder a estudos específicos, coletando e analisando dados e examinando trabalhos especializados sobre administração fazendária, para colaborar nos trabalhos técnicos relativos a projetos básicos de ação e para se atualizar em questões relativas à aplicação das leis e regulamentos sobre assuntos tributários.

 

Último concurso Sefaz RJ

No último concurso Sefaz RJ, em 2013, foram ofertadas 50 vagas para o cargo de Auditor Fiscal da Receita Estadual, da 3º Categoria, sendo que 10 foram reservadas para candidatos negros e índios, e 3 para candidatos com deficiência. Na época o salário inicial para o cargo era de R$ 13.186,76.

O maior requisito para o cargo é possuir diploma devidamente registrado de conclusão de curso de graduação de ensino Superior, fornecido por Instituição reconhecida pelo Ministério da Educação. Os demais requisitos podem ser encontrados no edital.

Prova Objetiva

A prova objetiva do concurso Sefaz RJ foi realizada em duas partes, ambas com questões de múltipla escolha, nas áreas de conhecimentos básicos e conhecimentos específicos. As provas continham 100 questões e os candidatos tiveram 5 horas para realizar, cada uma delas.

Concurso Sefaz RJ

Concurso Sefaz RJ: Quadro de provas

Para serem considerados aprovados os candidatos precisaram obter, no mínimo, 65 pontos em cada prova, e 130 ao total.

Concurso Sefaz RJ: Curso Gratuito Imparável

Você é imparável? Tem um sonho grande em mente que te motiva a seguir em frente em busca de uma vida melhor, mesmo com as dificuldades que aparecem no caminho (falta de tempo, desafios de conciliar a rotina, insegurança)? Se sim, então este curso é para você!

Organizamos de forma objetiva e prática em um só material algumas das principais disciplinas e conteúdos cobrados em concursos públicos para intensificar as suas chances de aprovação, tudo preparado por nossa equipe de colaboradores e professores especialistas no assunto. E o melhor: todo o conteúdo é totalmente gratuito! Mesmo se você ainda não começou a estudar, não deixe essa oportunidade passar. Nunca é tarde! Garanta a sua oportunidade no Curso Gratuito Imparável! Clique AQUI para se inscrever gratuitamente!

Saiba tudo sobre os concursos RJ clicando AQUI

Resumo concurso Sefaz RJ

Concurso Secretaria de Fazenda do Estado do Rio de Janeiro (concurso Sefaz RJ)
Banca organizadora A definir
Cargos Auditor Fiscal da Receita Estadual
Analista em Finanças Públicas
Agente de Fazenda
Escolaridade Nível Superior
Carreiras Fiscal e Outros
Lotação Rio de Janeiro
Número de vagas 50 vagas
Remuneração A definir
Inscrições A definir
Taxa de inscrição A definir
Data da prova objetiva A definir
Link do edital Clique aqui e veja o último edital completo

Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2021

CONCURSOS 2022

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM 

Avatar

Equipe do Gran Cursos Online
0

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *