As redes sociais revolucionaram a forma como ocorre a comunicação na sociedade, o compartilhamento de informações e os negócios. No epicentro deste fenômeno digital, está o profissional de social media, que desempenha um papel vital na moldagem da presença online e na construção de relações autênticas entre marcas e seus públicos.
Se você já se perguntou quem está por trás das campanhas virais, das respostas rápidas das marcas nos comentários ou da curadoria de conteúdos cativantes nas redes, está no lugar certo para descobrir. Vamos lá?
O que é um social media?
Social media, frequentemente referido como gestor de redes sociais ou analista de mídias sociais, é responsável por gerenciar, criar e monitorar conteúdo para plataformas de mídia social.
Ele não apenas publica posts, mas também desenvolve estratégias para aumentar o engajamento, alcançar o público-alvo e fortalecer a imagem da marca ou pessoa nas redes sociais.
Esse profissional também trabalha em estreita colaboração com equipes de marketing, design e atendimento ao cliente para garantir que a mensagem da marca seja consistentemente e eficazmente transmitida no ambiente digital.
O que faz um social media?
Em sua essência, este profissional é encarregado de conectar marcas e audiências por meio de conteúdos relevantes, interações significativas e estratégias bem pensadas.
Detalharemos um pouco mais sobre suas principais responsabilidades. Veja!
- Planejamento e estratégia de conteúdo: o social media define quais tipos de conteúdo serão compartilhados, em quais plataformas e em quais horários;
- Criação de conteúdo: mesmo que muitos profissionais trabalhem em conjunto com equipes de design e redação, eles precisam ter um olhar crítico para garantir que cada peça de conteúdo esteja alinhada com a identidade da marca;
- Gerenciamento de comunidade: este é o aspecto “social” do trabalho. Envolve responder comentários, mensagens e feedbacks, bem como monitorar menções e interações, sempre procurando criar uma relação positiva com os seguidores;
- Monitoramento e análise: por meio de ferramentas analíticas, o social media acompanha métricas, como engajamento, alcance e conversões, ajustando estratégias conforme necessário para otimizar resultados;
- Publicidade em redes sociais: além do conteúdo orgânico, esse profissional pode ser responsável por criar e gerenciar campanhas pagas, direcionando anúncios para segmentos específicos do público e otimizando o retorno sobre o investimento;
- Tendências e atualizações: o social media precisa estar sempre atualizado para se adaptar e inovar nesse ambiente dinâmico.
Onde atua um social media?
O social media é procurado em diversos cenários, sendo eles:
- agências de publicidade e marketing digital;
- grandes corporações e empresas;
- atuação independente, como freelancers ou consultores, oferecendo uma perspectiva única e personalizada;
- setores públicos e ONGs;
- indústrias de mídia e entretenimento;
- instituições de educação;
- indústria de eventos.
- Saiba tudo também sobre o analista de marketing!
Qual o salário de um social media?
A remuneração pode ser influenciada por diversos aspectos, como a experiência acumulada, a formação acadêmica, a região em que atua e o porte da empresa contratante.
Contudo, para oferecer uma perspectiva, o salário de um social media no Brasil gira em torno de R$ 4.600. Vale lembrar que este é um valor médio, e, como em qualquer profissão, há variações que podem ser significativas.
Como se tornar um social media?
Para se tornar um social media, a junção de formação acadêmica, experiência prática e constante atualização são o caminho.
A graduação, que pode ser em Comunicação ou Marketing, por exemplo, garante uma base teórica importante para quem deseja atuar na área.
No entanto, vale dizer que não é necessário ser graduado em uma faculdade para se tornar um social media. Os interessados na área podem optar por cursos online ou presenciais com foco em redes sociais. Atualmente, existem inúmeras ofertas de cursos no mercado, com diferentes tempos de duração.
Para além dessa formação teórica, é fundamental explorar as redes sociais para conhecer o seu funcionamento e colocar em prática os aprendizados. Para isso, é possível utilizar os perfis pessoais nas redes, assim como se manter a par das mudanças e tendências desse universo.
É preciso ter formação para ser social media?
Não é estritamente necessário possuir um diploma específico para ser um social media. No entanto, como já mencionado, uma formação acadêmica, especialmente em áreas como Comunicação, Marketing ou Jornalismo, pode fornecer uma base sólida de conceitos e técnicas úteis no dia a dia da profissão.
Muitos profissionais começaram de maneira autodidata, explorando plataformas, criando conteúdo e aprendendo com a experiência.
Agora que você entendeu mais sobre o que um social media faz, continue acompanhando nosso blog e saiba mais sobre outras profissões relacionadas a essa área!
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