Nos tempos modernos, em que a presença online das empresas é vital para o sucesso, o papel do analista de SEO é fundamental.
Se você já se perguntou como determinados sites aparecem nos primeiros resultados quando você faz uma pesquisa nos principais buscadores (como Google, Bing e Yahoo!, por exemplo), saiba que é graças ao trabalho desse profissional.
Neste artigo, você vai entender sobre as atividades desenvolvidas pelo profissional de SEO, as suas funções e como seguir nessa carreira. Confira!
O que faz um analista de SEO?
O analista de SEO é a pessoa responsável por garantir que um site esteja otimizado para ser encontrado facilmente pelos mecanismos de busca.
Ele utiliza uma combinação de técnicas on-page (aquelas implementadas diretamente no site) e off-page (estratégias realizadas fora do site, como link building, por exemplo) para melhorar o ranking e a visibilidade de um site ou página na web.
As suas principais funções incluem:
- pesquisa de palavras-chave: identificar os termos e frases que as pessoas estão usando para encontrar produtos ou serviços similares aos oferecidos pela empresa;
- otimização on-page: garantir que o conteúdo do site seja relevante e de qualidade, utilizando tags adequadas, meta descrições e estrutura de URL;
- construção de links (link building): desenvolver estratégias para obter links de qualidade apontando para o site, o que pode aumentar a autoridade do domínio;
- análise e relatórios: monitorar o tráfego do site, identificar quais estratégias estão funcionando e quais precisam ser ajustadas;
- otimização técnica: assegurar que o site carregue rapidamente, seja mobile-friendly e esteja livre de erros que possam impedir a indexação pelos mecanismos de busca.
Qual o salário de um analista de SEO?
O salário de um analista de SEO no Brasil é de R$ 4.802 por mês, segundo o Glassdoor. Já a faixa salarial base é de R$ 2 mil — R$ 4 mil por mês.
De acordo com o Guia da Carreira, a remuneração varia de acordo com o grau de senioridade do profissional. Geralmente, um analista de SEO júnior possui pouca experiência na área e está começando a sua carreira, logo o seu salário pode variar entre R$ 2.000,00 e R$ 4.000,00 por mês.
Já um analista de SEO pleno tem mais experiência e pode ganhar entre R$ 4.000,00 e R$ 6.000,00 por mês. Por fim, um analista de SEO sênior pode ganhar entre R$ 6.000,00 e R$ 10.000,00 por mês.
Além do salário-base, muitas empresas oferecem bônus e benefícios baseados no desempenho, principalmente se as estratégias de SEO implementadas resultarem em um aumento significativo no tráfego do site ou na conversão de leads.
Como é o mercado de trabalho para o analista de SEO?
O mercado de trabalho para analistas de SEO tem experimentado um crescimento significativo nos últimos anos. Isso se dá, principalmente, pelo aumento da relevância das estratégias de marketing digital e pela compreensão das empresas de que ter uma presença forte nos mecanismos de busca é essencial para se destacar em um mercado cada vez mais competitivo.
O SEO já não é mais visto apenas como uma “tarefa” dentro do marketing digital. Ele é reconhecido como uma especialidade por si só, o que valoriza ainda mais o papel do analista especializado.
Além disso, há um crescente número de analistas de SEO atuando como freelancers ou consultores autônomos, ajudando empresas de todos os tamanhos a otimizar suas presenças online.
Essa flexibilidade pode ser atraente para muitos profissionais que buscam uma maior autonomia em sua carreira.
- Conheça também a profissão de analista de CRM
Quais são as habilidades necessárias de um analista de SEO?
Ser um analista de SEO bem-sucedido exige um conjunto diversificado de habilidades, que vão desde capacidades técnicas até competências mais interpessoais e estratégicas.
Abaixo, delineamos algumas das mais importantes aptidões que um profissional dessa área deve possuir ou desenvolver. Veja!
- Conhecimento técnico:
- Otimização on-page: entender elementos-chave como meta tags, URL amigáveis, uso de palavras-chave e otimização de conteúdo;
- SEO técnico: ter habilidade em lidar com sitemaps, robots.txt, redirecionamentos 301, otimização de velocidade de carregamento, entre outros;
- Mobile SEO: compreender a importância da otimização para dispositivos móveis, dado o crescente número de buscas realizadas em smartphones.
- Pesquisa e análise de palavras-chave: capacidade de identificar as melhores palavras-chave para um determinado negócio, considerando o volume de busca, a relevância e a competitividade;
- Compreensão de UX (User Experience): uma boa navegação, design responsivo e conteúdo de qualidade contribuem para melhores classificações nos mecanismos de busca;
- Habilidades analíticas: usar ferramentas como Google Analytics, Google Search Console e outras plataformas específicas para monitorar o desempenho de um site, identificar problemas e elaborar estratégias;
- Conhecimento em marketing de conteúdo: entender como criar conteúdo relevante e de qualidade que atenda às necessidades do público-alvo e também aos critérios dos motores de busca;
- Habilidades de link building: conhecimento sobre como adquirir backlinks de qualidade de forma ética, evitando técnicas “black hat” que podem penalizar o site;
- Atualização constante: o mundo do SEO está em constante mudança. Um bom profissional deve estar sempre atualizado sobre as últimas tendências, mudanças de algoritmo e melhores práticas da indústria;
- Habilidades de comunicação: a capacidade de comunicar estratégias, mudanças e resultados a clientes, equipes e stakeholders é essencial;
- Pensamento estratégico: além de implementar técnicas, um analista de SEO precisa pensar a longo prazo, planejando ações que tragam resultados sustentáveis e duradouros;
- Curiosidade e resiliência: SEO é uma área que exige experimentação. Ter a curiosidade de testar novas estratégias e a resiliência para lidar com resultados inesperados é fundamental.
Como se tornar um analista de SEO?
Se tornar um analista de SEO exige uma educação formal em áreas como Marketing e Publicidade, cursos específicos sobre SEO, certificações de plataformas renomadas, e prática real.
A experiência é ampliada com networking e atualização constante. Ter um portfólio robusto e se especializar em nichos de SEO potencializam oportunidades.
Além disso, um analista de SEO pode ter como diferencial o entendimento em linguagem de programação, como HTML e CSS, por exemplo. Isso porque muitas empresas procuram um profissional de SEO que atue em conjunto com a área de desenvolvimento.
Sendo assim, conhecer o universo técnico e saber como realizar implementações em diferentes plataformas facilita nas atividades e tomadas de decisão no dia a dia.
Agora que você já sabe sobre a carreira de um analista de SEO, continue acompanhando nosso blog e descubra outras profissões ligadas ao Marketing!
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