Outbound Marketing: o que é, etapas e diferença do Inbound

Entenda mais sobre Outbound Marketing e veja se essa área de atuação desperta seu interesse!

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4 min. de leitura

Trabalhar com Inbound Marketing ou Outbound Marketing é uma realidade para muitas empresas e instituições, já que essas áreas e técnicas podem auxiliar na conversão e na fidelização de clientes. 

Por isso, a seguir, entenda melhor o que é e como aprender Outbound Marketing para desenvolver sua marca ou seguir carreira na área de Marketing. 

Então, vamos lá, se preferir, navegue pelo índice abaixo:

  1. O que é Outbound Marketing?
  2. Quais as características do Outbound Marketing?
  3. Outbound Marketing exemplos
  4. Qual a diferença entre Inbound e Outbound Marketing?
  5. Ferramentas de Outbound Marketing
  6. Quais são as etapas do Outbound Marketing
  7. Faça sua graduação em Marketing EAD com a Gran Faculdade!

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O que é Outbound Marketing?

o que é outbound marketing?

Outbound Marketing é um termo que pode ser traduzido como “Marketing de Saída” ou “Marketing Externo” e, assim como o Inbound Marketing, é amplamente utilizado em agências e setores da área.  

Basicamente, esse é o modelo tradicional e mais antigo em que o Marketing funciona de forma mais ativa (e não solicitada) para atingir possíveis clientes com uma comunicação para comprar o produto ou serviço. 

Mas o que significa Outbound Marketing na prática? Com os exemplos, características, ferramentas e etapas que veremos a seguir, isso vai ficar mais claro. 

Outbound Marketing exemplos

Alguns exemplos de Outbound Marketing para que você entenda melhor como ele funciona são:

  • Anúncios digitais (sites, redes sociais, e-mails) e offline (outdoors, panfletos)
  • Propagandas em diversos tipos de mídia: comerciais na TV, spots em rádio, entre outros;
  • Ligações ativas de telemarketing comercial oferecendo produtos e/ou serviços; entre outros. 

Quais as características do Outbound Marketing?

Apesar dos exemplos poderem fazer parecer que o Outbound Marketing é só inconveniente e invasivo, ele é útil e atende muito bem algumas pessoas e marcas. Entre suas características principais estão:

  • Abordagem direta: oferece a várias pessoas seu produto,serviço ou vantagem, sendo que eventualmente, pode chegar a pessoas de fato interessadas. Por exemplo, se você está querendo comprar um celular novo e recebe uma ligação para te oferecer um plano de telefonia com 30% de desconto no aparelho que você quer. Isso te pouparia a busca por um plano de telefonia e ainda ajudaria você a pagar menos no aparelho;
  • Mensagens unilaterais: as empresas comunicam para os públicos, sem necessariamente esperar resposta. Nesse quesito, pessoas que não querem construir relacionamento com uma marca podem apenas clicar no anúncio e fazer a compra;
  • Alcance amplo: no Outbound, há potencial de alcançar um público amplo em um curto período de tempo, apesar da baixa segmentação (ou seja, a comunicação vai para pessoas interessadas e não interessadas). Mesmo assim, anúncios em televisão, rádio ou outdoors podem atingir um grande número de pessoas de uma só vez e ser uma boa forma de divulgar a marca para pessoas que não teriam outro tipo de contato com ela;
  • Tempo de implementação e retorno mais rápido: logo veremos mais sobre o Inbound Marketing, que constrói relacionamentos mais naturais entre marca e cliente, mas de forma contínua e, muitas vezes, a longo prazo. Mas no Outbound, as campanhas podem ser implementadas rapidamente e trazem retorno instantâneo ou em curto período de tempo.

O Outbound Marketing possui um alto custo de investimento e, basta pensar que, se não fosse efetivo e não trouxesse retorno para as empresas, ele não existiria mais. 

Qual a diferença entre Inbound e Outbound Marketing?

Apesar de Inbound e Outbound Marketing serem termos que podem parecer contrários, eles se complementam e ambas as abordagens costumam ser utilizadas pelas marcas, de acordo com seus objetivos. 

O Inbound Marketing é uma linha de abordagem estratégica para fomentar o relacionamento com públicos-alvos de uma marca, por meio de conteúdos, redes sociais, ações de posicionamento de marca, etc. 

Enquanto o Outbound torna o conhecimento sobre a marca mais massivo, o Inbound se ocupa em manter as pessoas conectadas à marca. 

A principal diferença entre Inbound e Outbound Marketing está na abordagem de atração do público:

  • Inbound Marketing: oferece conteúdos relevantes e soluções, agrega valor,  e estimula um relacionamento com a marca, de forma mais natural;
  • Outbound Marketing: é o que as pessoas mais associam ao Marketing tradicional com anúncios publicitários, comerciais na TV, no rádio, nas redes sociais, e-mails de vendas e telemarketing, por exemplo. Essa abordagem é mais direta e ativa para converter vendas de produtos e serviços. 

Ferramentas de Outbound Marketing

O Outbound Marketing conta com técnicas e ferramentas que ajudam a tornar seus resultados mais efetivos como:

  • Anúncios em mídia tradicional: TV, rádio, jornais, revistas (nessa categoria, entram mais as propostas comerciais e permutas entre as partes envolvidas);
  • Anúncios em mídias digitais: sites, redes sociais, e-mails, aplicativos, etc. (nesse caso, ferramentas de suporte à publicidade paga como Google Ads e Facebook Ads são bem utilizados para um maior direcionamento das mensagens para públicos-alvo mais específicos), além de ferramentas para automatizar processos e analisar indicadores de relevância (cliques, interações, conversões, etc.);
  • No meio offline: anúncios em outdoors, banners em locais estratégicos, placas de rua, sinalizações em pontos de venda, cartas, folhetos, catálogos etc. Aqui, cabem estudos estratégicos de posicionamento, análise de mercado, identificação de público-alvo, estratégias de copywriting, etc.

Quais são as etapas do Outbound Marketing

A área de Marketing como um todo precisa de uma construção estratégica alinhada aos objetivos da marca tanto para vendas, quanto para posicionamento no mercado e outras frentes do negócio. 

Diante desse contexto, é importante destacar que técnicas de Inbound e Outbound Marketing são essenciais para atingir públicos de interesse, converter clientes e encantá-los, estar presente para solucionar problemas, etc. 

Por isso, o Outbound Marketing se divide em etapas estratégicas de:

  • Definição dos objetivos de cada ação e planejamento de como atingi-los;
  • Desenvolvimento de mensagens persuasivas e anúncios, bem como peças publicitárias, materiais de apoio e reforço da marca;
  • Escolha dos canais de comunicação (TV, rádio, mídia impressa, meio digital);
  • Implementação, acompanhamento e análise das campanhas de marketing;
  • Ajustes e otimizações das campanhas, sempre que necessário.

Apesar de ser visto de forma negativa por muitas pessoas, o Outbound Marketing possibilita uma movimentação econômica que contribui para canais de comunicação, versões gratuitas de Spotify, Netflix e Youtube, entre outros serviços. 

Por isso, é interessante conhecer mais sobre a área e aproveitar as vantagens que ela possibilita. 

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