Gabarito CPCAR: confira AQUI o gabarito extraoficial!

Gabarito CPCAR: acompanhe a correção dos nossos professores e tenha acesso ao gabarito preliminar extraoficial!

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A prova do Concurso CPCAR foi realizada no último domingo 4 de agosto. O certame está ofertando 130 vagas para o cargo de Cadete do Ar. Nossos professores estão elaborando o gabarito extraoficial. Acompanhe seu desempenho conosco!

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Gabarito CPCAR: gabarito extraoficial

A correção da prova CPCAR está sendo realizada por nossos professores. Nesta matéria você poderá conferir todo o gabarito extraoficial.

Para a correção, os professores utilizaram esta prova AQUI!

Gabarito CPCAR: comentários

Para auxiliar os candidatos, o Gran disponibilizará o gabarito extraoficial das questões da prova para o cargo de Cadetes do Ar da Aeronáutica comentadas por nossos professores especialistas.

Vale destacar que nosso conteúdo será atualizado de acordo com o recebimento dos comentários por parte dos professores, então fique atento!

Confira abaixo os comentários por questão:

Gabarito CPCAR: Língua Portuguesa

Questão 1
Gabarito da questão: C
Comentários: As referências que tornam o item C correto se encontram no final do texto, da linha 17 à linha 24. O item A contradiz o texto, que associa identidade nacional ao conceito de nação. Já B limita a ideia de identidade nacional ao período de sua construção, ignorando os inúmeros aspectos apresentados pelos autores a partir da linha 17. Finalmente, o item D também contradiz o texto, uma vez que as ideias apresentadas no item confirmam (ratificam) a ideia de nacionalidade e identidade, e não retificam (corrigem) tal ideia.

Questão 2 
Gabarito da questão: C
Comentários: De fato, há sujeito simples (“uma nação”), o período é composto por subordinação (oração principal + oração subordinada substantiva + oração subordinada adjetiva) e agente da passiva (“por todos”). Em A, “já que” é causal; em B, a voz passiva é analítica; em D, na segunda e na terceira ocorrência o verbo ser não é de ligação, e sim o auxiliar das locuções passivas.

Questão 3 
Gabarito da questão: B
Comentários: O item A apresenta erro de regência: a que pertença. O item C altera o sentido por trocar “afirmando” por “refutando”. Já D altera o sentido por trocar “portanto” por “todavia”. Assim, o item B é a única alternativa adequada.

Questão 4 
Gabarito da questão: D/A
Comentários: O texto menciona “formas mutáveis de definição do que seja ser parte deste grupo com o passar do tempo” (ls. 10 e 11) e ainda que “o ser humano seja capaz de assumir diversas posições identitárias” (ls. 12 e 13). Tais informações vão ao encontro da afirmação do item D, associada a uma perspectiva dinamizada e à multiplicidade identitária. Daí ser o item D o gabarito.

Convém ressaltar que a banca, por conta do termo “As concepções aqui apresentadas”,
pode optar pelo item A como gabarito. Contudo, ele não é o melhor para a resposta, uma
vez que a perspectiva essencialista mencionada pelo item A não comporta a ideia de
mudança, já que ela “define que existe um conjunto cristalino e autêntico de característica
[…] que não se modificam ao longo da história” (ls. 4 a 7).

Questão 5 
Gabarito da questão: D
Comentários: Todos os itens apresentam análises corretas, à exceção do item D. Nele se afirma que, nas duas últimas ocorrências, “como” é preposição, ao passo que no trecho “na forma como uma pessoa se relaciona” (l. 33) o termo “como” é pronome relativo: na forma com a qual uma pessoa se relaciona.

Questão 6 
Gabarito da questão: C
Comentários: O item A erra ao afirmar que a personagem “manifesta um posicionamento apático”, na verdade ela se importa com o patriotismo. O item B também está errado, pois a personagem enfatiza a expressão do patriotismo sempre. Por fim, a personagem critica o
patriotismo superficial, o que torna errada a afirmação do item D. O item C é o correto,
dado que a personagem sugere que se deve expressar o patriotismo a todo tempo.

Questão 7 
Gabarito da questão: C
Comentários: No trecho presente no último quadrinho, predomina o emprego da 1.ª pessoa: “Que me importa? Eu amo […]”. Com base em tal percepção, verifica-se o foco no emissor da mensagem e, assim, o predomínio da função Emotiva ou Expressiva. Disso decorre a correção do item C.

Questão 8 
Gabarito da questão: A
Comentários: O texto foca as emoções do eu-lírico e sua conexão com suas origens, em vista das referências presentes em “minha terra” (l. 7), “parentaia” (l. 8), “A tua saudade corta” (l. 15), “O coração fica aflito” (l. 17), “Os zóio se enche d’água” (l. 19). Disso decorre a correção do item A como resposta.

Questão 9 
Gabarito da questão: B
Comentários: A variação diacrônica diz respeito a diferenças linguísticas associadas a períodos históricos. A variação diafásica se refere ao contexto comunicativo (formal ou informal). Já a variação diastrática relaciona-se ao estrato, à camada social, ao grupo a que se pertence. Finalmente, a variação linguística diatópica é pertinente ao “topos”, ao lugar, às diferenças regionais de linguagem. Nesse contexto, não se apresentam no texto as variações diacrônica e diafásica; verifica-se ali as variações diastrática e diatópica, uma
vez que o eu-lírico pode ser associado a certa camada social da população e a algumas
regiões do país.

Questão 10 
Gabarito da questão: A
Comentários: Ocorre elipse (omissão de termo facilmente subentendido), por exemplo, no trecho “[Eu] Cheguei na beira do porto” (l. 1). Há personificação (atribuição de característica humana a ser não humano) no trecho “O coração fica aflito” (l. 17). Apresenta-se silepse (concordância ideológica) em “O coração fica aflito/Bate uma, a outra faia” (ls. 17 e 18). Verifica-se comparação no trecho “A tua saudade corta/Como aço de navaia” (ls.15 e 16). Disso decorre a correção do item A.

Questão 11 
Gabarito da questão: A
Comentários: A regência correta no primeiro verso seria esta: Cheguei À beira do porto. Disso decorre a correção do item A como gabarito. O item B está errado, pois também há erro de concordância nominal em “As garça”. Já o item C é incorreto, pois o sujeito é expresso e simples (“ondas”), não indeterminado. Por sua vez, o item D erra ao dizer que “meia” é advérbio: trata-se de numeral.

Questão 12 
Gabarito da questão: C
Comentários: Embora os desvios linguísticos presentes no texto de fato não se adequem à norma padrão de linguagem, “NÃO se pode afirmar que” a predominância da variação cultural é relacionada ao termo “cuitelinho”, uma vez que tal palavra é o diminutivo de cuitelo, termo dicionarizado, sinônimo de beija-flor. A variação cultural apresenta-se relacionada a outros termos como “espaia”, “As garça”, “parentaia”, etc. Disso decorre a correção do item C como gabarito. As afirmações presentes nos demais itens são aceitáveis para o contexto da linguagem poética.

Questão 13 
Gabarito da questão: B
Comentários: O item A está errado, pois a identidade cultural guarda sim relação com a dimensão do tempo passado, a história de um povo. O item C é errado, porque textos poéticos não enfatizam o canal de veiculação. Já o item D é errado, uma vez que o texto não traz as afirmações ali contidas. Disso decorre a correção do item B, cujas referências encontram respaldo no texto.

Questão 14 
Gabarito da questão: D
Comentários: I – Falso. O pronome oblíquo pode ser corretamente deslocado.
II – Verdadeiro. O termo “onde” atua como pronome relativo e corresponde a “em que”
ou “nas quais”.
III – O pronome anafórico retoma informação já apresentada.
IV – A retirada do acento grave altera a informação original.
Portanto, a sequência correta é esta: F-V-F-F

Questão 15 
Gabarito da questão: A
Comentários: No fragmento apresentado no comando, o termo “que” é pronome relativo, tanto é assim que pode ser substituído por “o qual”: Esse coqueiro o qual dá coco. Essa mesma classificação morfológica (pronome relativo) ocorre na frase contido no item A: É
necessária uma história a qual estabeleça continuidade com ancestrais.

Questão 16 
Gabarito da questão: D
Comentários: I – Errado. O texto II expressa posicionamento individual da personagem, não construção coletiva.
II – Certo. Consoante afirmado no comentário anterior.
III – Certo. Nos textos II, III e IV, verifica-se a expressão de posicionamentos e percepções pessoais, com predominância da função emotiva da linguagem. Disso decorre a noção de construção individual da identidade.
IV – Certo. O gráfico apresentado – com indicação de “Autoestima”, “Autoimagem”,
“Construção do EU” – reforça a importância das experiências individuais para a construção da identidade.

Como há três afirmações corretas, o item D é o gabarito

Gabarito CPCAR: Matemática

Aguardando os comentários dos professores; fique atento!

Faremos as atualizações a medida que os comentários de cada questão forem chegando ao nosso sistema.

Gabarito CPCAR: Inglês

Questão 17
Gabarito da questão: D
Comentários: : O trecho que nos permite avaliar essa questão está entre as linhas 12 e 16: “I had been discouraged by the failure of my Drawing Number One and of my Drawing Number Two. […] So then I had to choose another career, and I learned to pilot airplanes”. Assim, podemos notar que ele foi convencido a aprender uma nova profissão.

Questão 18 
Gabarito da questão: A; cabe recurso pedindo anulação da questão
Comentários: A letra “a” é, provavelmente, o gabarito da banca, mas não temos nada no texto que nos permita afirmar que cobras não assustam os adultos, apenas chapéus (linhas 2 e 3). Do mesmo modo, as demais alternativas fazem afirmações que não podem ser confirmadas com base no texto. Assim, na ausência de uma alternativa correta, a questão deve ser anulada.

Questão 19 
Gabarito da questão: B
Comentários: A alternativa que expressa desapontamento é “Grown-ups never understand anything by themselves”. (linha 14) — “Os adultos nunca entendem nada sozinhos”.

Questão 20
Gabarito da questão: B
Comentários: Vimos nas últimas linhas do texto que “I have spent lots of time with grown-ups. I have seen them at close range… which hasn’t improved my opinion of them”. (“Eu passei muito tempo com adultos. E os vi de perto… o que não melhorou minha opinião a respeito deles”). Portanto, apesar de muito tempo de convivência com adultos, ele continua com uma opinião negativa a respeito deles.

Questão 21 
Gabarito da questão: B
Comentários: Logo no início da primeira parte do texto temos que Hélène Dutrieu ganhou seu apelido “girl hawk”, “mulher gavião”, porque ela era a mais ousada e bem sucedida mulher piloto de seu tempo (“because she was the most daring and accomplished woman pilot of her time”). No meu entendimento, nenhuma alternativa é satisfatória. A resposta ideal deveria envolver as três primeiras assertivas: seus voos frequentes, o fato de ser
ousada e mulher. Descarto as alternativas “a” e “c” pelo fato de que havia outras mulheres que pilotavam aviões na época – isso fica evidente quando o autor emprega o superlativo “the most” no trecho que destaquei. Portanto, não é só pelo fato isolado de ela voar frequentemente, nem por simplesmente ser mulher, mas sim por sua ousadia, uma característica pessoal, que ela se destacou. Além disso, seus feitos, “accomplishments”,
importante aspecto ignorado nas alternativas fornecidas. Cabe recurso pedindo a anulação da questão, mas nesse caso, pode ser que a banca não conceda pelo fato de haver, claramente, uma alternativa melhor que as demais.

Questão 22 
Gabarito da questão: A
Comentários: A primeira alternativa afirma que ela foi desencorajada por alguém. No texto temos que o pai dela não aprovava o gosto dela por aviação: “Batten’s father did not approve of her aviation enthusiasm […]”, linhas 42 e 43. A letra “b” afirma que ela acabou ficando “caseira”. Nas linhas 59 e 60 temos que ela tornou-se uma “reclusa” após não conseguir um emprego de piloto durante a segunda guerra mundial. A letra “c” afirma que
ela “escolhe”, “choose”, atenção ao verbo no presente sendo que deveria ser o passado “chose”. Como não é um erro que compromete a questão, pois não se trata de avaliar se as assertivas estão certas ou erradas, mas dizer a ordem cronológica em que esses eventos aconteceram, não acredito que cabe recurso pela anulação da questão. Enfim, de fato, ela escolheu a aviação e desistiu de se tornar uma pianista, de acordo com o trecho entre as linhas 38 e 39: “[…] and developed a love for aviation that overcame her desire to
be a concert pianist”. Por fim, a última assertiva diz que ela superou uma derrota com sucesso. De fato, entre as linhas 47 e 48: “Her first two attempts failed, but she succeeded in 1934 […]”. Assim, a ordem cronológica dos eventos descritos seria 3-1-4-2.

Questão 23 
Gabarito da questão: D
Comentários: A alternativa “a” está errada porque Jean Batten não teve o apoio do pai, como vimos na questão anterior. A letra “b” está errada porque foi justamente o fato de não ter conseguido trabalhar na segunda guerra que a fez desistir de voar (e é a esse fato que se refere a assertiva “d”). A letra “c” está errada porque não temos informação no texto que corrobore a assertiva.

Questão 24
Gabarito da questão: B
Comentários: A sentença em questão significa que ela escapou da morte por pouco duas vezes, ou seja, ela se salvou apesar de ter sido por um fio.

Questão 25 
Gabarito da questão: B
Comentários: As duas personalidades mencionadas no texto têm em comum o fato de terem superado desafios através da aviação.

Questão 26 
Gabarito da questão: A
Comentários: A primeira assertiva é verdadeira. Um deles teme a morte enquanto o outro trata isso como algo ordinário, comum. A segunda assertiva também é verdadeira, pois uma das personagens considera a imprevisibilidade da vida algo que a torna interessante. Com isso, já temos o suficiente para escolher a alternativa correta, mas sigamos. A terceira
assertiva está errada, pois as personagens não concordam em nada entre si. O homem não é cético, “skeptical”, mas pessimista, enquanto o pato é realista, de fato. A última assertiva está errada, pois apenas o pato está tentando animar o outro personagem, que está sendo trágico.

Questão 27 
Gabarito da questão: A
Comentários: Essa questão exige uma interpretação para além do que está expresso no texto. Isto é, precisamos inferir qual seria a perspectiva que o pato tem do que seria a vida. Pois bem, com base em como o pato respondeu às questões apresentadas pelo homem, podemos dizer que ele pensa que a vida é caprichosa, “capricious”, no sentido de ser imprevisível, inconstante. As demais alternativas fazem extrapolações que não podemos avaliar com base no que nos traz o texto.

Questão 28 
Gabarito da questão: A
Comentários: Questão difícil. Letra “a”: embora o sentido de “ever” seja “nunca”, não podemos fazer uma dupla negação na língua inglesa, isto é, empregar duas palavras negativas, como é o caso de “nobody” e “never” na mesma oração. Tal uso é comum informalmente, mas não é considerado gramaticalmente correto (e é justamente por esse motivo que devemos empregar “ever”). A letra “b” está errada porque a ideia expressa é de
infinitude, nunca. Assim, também podemos considerar a letra “c” errada, pois não há que se falar em ação repetitiva nesse contexto. Por fim, a letra “d” está errada, pois não há a relação de sentido proposta, tanto é que não seria possível a substituição de “ever” por “always” nesse contexto. Assim, na ausência de uma alternativa correta, a questão deve ser anulada.

Questão 29 
Gabarito da questão: B
Comentários: Mais uma questão difícil, pois pede para pensarmos de forma negativa, o que dificulta o raciocínio e a interpretação. Com base nos textos I e III nós não podemos afirmar que ambos mostram como lidar com questões de adultos. Apesar de os textos em questão abordarem a dificuldade de lidar com adultos, eles não servem de exemplo, ou seja, não apresentam como seria possível agir de forma a ter êxito em lidar com os problemas deles.

Questão 30 
Gabarito da questão: C
Comentários: A letra “a” está errada porque não há elementos no texto que permitam afirmar que a autora está preocupada com uma morte precoce. Podemos dizer apenas que ela está preocupada em deixar sua marca, um legado. Embora seja discutível se essa vontade de deixar sua marca seria ou não algo egocêntrico, como sugere a letra “b”, a melhor alternativa é, claramente, a “c”, que se refere ao desejo dela de fazer coisas notáveis. A última assertiva está evidentemente errada, pois há uma clara relação entre os dois trechos destacados.

Questão 31 
Gabarito da questão: D
Comentários: A sentença que melhor se relaciona com o texto é “a autora está ciente do que quer da vida”. As demais alternativas podem ser facilmente descartadas, pois não podermos avaliá-las com base no que nos traz o texto.

“And it was more than I thought it would be”. A letra “a” está errada porque apenas o segundo “it” está seguido por um verbo modal, “would”. A letra “b” está errada porque “it” não se refere a “regret”, “arrependimento”. A letra “c” está errada porque não é possível substituir “it” por “he” ou “she”, uma vez que a autora não está se referindo a uma
pessoa ou animal. A última assertiva também está errada porque “it”, nesse caso, não se refere a uma palavra, mas sim a tudo que ela cita na linha anterior: “I did, I’ve done everything that I wanted”. Isto é, as coisas que ela queria, e fez, foi muito mais do que ela pensou que poderia ser. Assim, na ausência de uma alternativa correta, a questão deve ser anulada.

Questão 32
Gabarito da questão: não tem
Comentários: “And it was more than I thought it would be”. A letra “a” está errada porque apenas o segundo “it” está seguido por um verbo modal, “would”. A letra “b” está errada porque “it” não se refere a “regret”, “arrependimento”. A letra “c” está errada porque não é possível substituir “it” por “he” ou “she”, uma vez que a autora não está se referindo a uma pessoa ou animal. A última assertiva também está errada porque “it”, nesse caso, não se refere a uma palavra, mas sim a tudo que ela cita na linha anterior: “I did, I’ve done everything that I wanted”. Isto é, as coisas que ela queria, e fez, foi muito mais do que ela pensou que poderia ser. Assim, na ausência de uma alternativa correta, a questão deve ser anulada.

Gabarito CPCAR: gabarito preliminar

O gabarito preliminar das provas escritas do concurso CPCAR será divulgado no dia 06 de agosto.

Gabarito CPCAR: recursos

O prazo para interposição de recursos estará aberto dia 6 de agosto.

Os candidatos deverão realizar o preenchimento e envio eletrônico à EPCAR, da Ficha Informativa sobre Formulação de Questão (FIFQ), no Sistema de Inscrições ou por outro meio devidamente disponibilizado.

Gabarito CPCAR: próximas etapas

Com a realização das Provas Escritas, haverão mais cinco outras etapas até o Curso de Formação de Cadetes do Ar; são elas:

  • INSPSAU (Exame de Saúde)
  • Exame de Avaliação Psicológica
  • Teste de Aptidão Física
  • Procedimento de Heteroidentificação
  • Validação Documental

Gabarito CPCAR: cronograma

Confira abaixo o cronograma com as datas das próximas etapas do concurso CPCAR:

  • INSPSAU: 08/10/2024 a 25/10/2024
  • Exame de Avaliação Psicológica: 08/10/2024 a 18/10/2024
  • Teste de Aptidão Física: 03/12/2024 a 06/12/2024
  • Procedimento de Heteroidentificação: 18/12/2024
  • Validação Documental: 11/01/2025

Prova CPCAR: análise

Fez a prova CPCAR neste domingo (04/08)? Deixe nos comentários a sua análise sobre a prova.

• O que você achou do nível de dificuldade da prova?
• O conteúdo cobrado na prova estava de acordo com o previsto no edital?
• A banca trouxe alguma inovação na cobrança do conteúdo?
• Havia muitos candidatos ausentes na sua sala?

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Resumo do Concurso CPCAR

Concurso CPCARExame de Admissão ao Curso Preparatório de Cadetes do Ar (IE/EA CPCAR 2025)
Situação atualEdital publicado 
Banca organizadoraComissão Própria
CargosCadetes do Ar
EscolaridadeNível fundamental
CarreirasMilitar
LotaçãoNacional
Número de vagas130 vagas
Remuneraçãode R$ 1.339,00 a R$ 1.355,00
Inscrições05/03/2024 a 25/03/2024
Taxa de inscriçãoR$ 80,00
Data da prova objetiva04/08/2024
Clique aqui para conferir o Edital CPCAR

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