Recursos Oficial PMMG: prazo até 18/09. Confira!

Recursos Oficial PMMG: Veja as questões passíveis de recurso e as fundamentações!

Por
2 min. de leitura

O prazo para interposição de Recursos Oficial PMMG é de dois dias úteis, contados a partir da divulgação do gabarito preliminar.

As provas do concurso da Polícia Militar do Estado Minas Gerais foram realizadas neste domingo, 15 de setembro de 2024.

Acompanhe neste conteúdo os comentários dos nossos especialistas sobre os possíveis recursos PMMG!

Panorama dos Concursos 2025: o MELHOR ANO da história para os concurseiros

Novos editais estão saindo todos os dias e é só o começo: o número de vagas previstas para concursos federais é o maior dos últimos 10 anos!
No total, são mais de 120 mil oportunidades de ingressar no serviço público em todas as esferas ainda em 2025.

Confira no Panorama 2025 quais são os maiores concursos do país, as vagas disponíveis, as melhores carreiras e as excelentes oportunidades que o mundo dos concursos tem para você e como se preparar para elas! Construa seu futuro desde já!

A partir de 30 de junho, você terá acesso a dicas dos nossos especialistas sobre o que estudar, como estudar e quando agir para conquistar sua aprovação.

Preencha o formulário abaixo ou INSCREVA-SE AQUI e garanta sua vaga no MAIOR evento para concurseiros do Brasil. Participação 100% gratuita e totalmente online!

Confira abaixo os recursos elaborados por nossa equipe de especialistas:

LÍNGUA PORTUGUESA – Questão 3

Enunciado: “Analise os pares de assertivas abaixo, considerando a gramática normativa da Língua Portuguesa.”

ANÁLISE DOS ITENS

Item I, letra “a)”. A palavra “não” é sim classificada normalmente como advérbio de negação. A palavra “mais” pode ser classificada como conjunção (exemplo: 2 mais 2 são 4 – confira-se em: Dicionário Online – Dicionário Caldas Aulete – Significado de mais), assim como também pode ser classificada como advérbio de intensidade (exemplo: cheguei mais cedo – para enfatizar o advérbio “cedo”) ou como pronome indefinido (exemplo: tomei mais suco – para quantificar o substantivo “suco”).

A palavra “desses” não é rigorosamente um pronome, mas sim a contração entre preposição “de” e pronome “esses” – apesar disso, pode-se adotar uma análise suavizada e tolerar a classificação menos cartesiana da palavra “desses” como pronome.

Item I, letra “b)”. A palavra “treinamento” é um substantivo derivado a partir do verbo “treinar” e possui mesmo um sufixo nominal (sufixo que forma substantivos ou adjetivos ou advérbios), e esse sufixo (-mento) indica realmente ação (como também em: atendimento, recebimento, andamento, encaminhamento).

Conclusão: no item I, ao menos a letra “b)” está correta.

Item II, letra “a)”. Segundo as normas ortográficas para translineação (veja-se, por exemplo, Grande Manual de Ortografia, do professor Celso Pedro Luft), não se deve deixar vogal isolada ao final de uma linha nem no começo de outra linha. Então fica errado translinear como “a-tendente”. A forma “aten-dente” é uma maneira adequada de translinear.

Item II, letra “b)”. A cedilha é mesmo uma notação léxica, é colocada SOB, não SOBRE a letra “C”, e tem a finalidade de obter o fonema /s/ antes das vogais “a” (exemplo: calça), “o” (exemplo: açougue) e “u” (exemplo: açúcar) – mas não ocorre cedilha antes de “e” ou de “i”. Apesar da estranheza perante a escrita da banca em “A cedilha é uma notação léxica colocada SOBRE a letra ‘c’”, em vez de escrever “colocada SOB a letra ‘c’”, ainda assim é possível não olhar como uma troca intencional com maldade para “pegar” candidato, e sim como uma redação menos zelosa da banca, sem afetar o julgamento como “certa” para essa letra “b)” do item II.

Conclusão: no item II, ao menos a letra “b)” está correta.

Item III, letra “a)”. Conforme os dicionários de transcrição fonética (a exemplo de: Dicionário Fonético (portaldalinguaportuguesa.org) ), as palavras “sem” e “tem” possuem a letra “m” como representação gráfica da semivogal /y/. A representação fonética fica: /séy/ e /téy/, ou seja, temos aqui ditongos nasais /éy/ em ambas as palavras. Ditongos são encontros vocálicos.

Item III, letra “b)”. Claramente, apenas a palavra “você” recebe acento agudo por ser oxítono terminado em “e”. Mas a palavra “abacaxi” é oxítona terminada em “i”, portanto não recebe acento agudo. As oxítonas somente recebem acento gráfico quando terminam com: a(s), e(s), o(s), em, ens.

Conclusão: no item III, ao menos a letra “a)” está correta.

CONCLUSÃO GERAL: os itens I, II e III possuem ao menos uma letra correta. Então a resposta da questão deveria ser “I, II e III”. Porém, não existe opção satisfatória para ser assinalada.

PEDIDO DESTE RECURSO. Anular a questão, por não existir resposta compatível com o julgamento das assertivas apresentadas.

Prepare-se com o Gran: Assinatura Ilimitada X

Assine agora e receba acesso IMEDIATO a plataforma que mais aprova em concursos públicos e, o melhor, com acesso às 5 novidades da plataforma: Tutor 24h, Gran Comunidade, Banco de Discursivas Exclusivas, Vade Mecum Facilitado e o Guia do Aprovado. Faça o teste de 07 dias. O Gran está comprometido com a sua preparação! Satisfação garantida ou seu dinheiro de volta!

*Os cursos para OAB, CFC e Residências não estão disponíveis na Assinatura Ilimitada.

Resumo do Concurso Oficial PM MG 2024

Concurso Oficial PM MG Polícia Militar do Estado Minas Gerais
Situação atualem andamento
Banca organizadoraCentro de Recrutamento e Seleção da PM MG
CargosOficial
EscolaridadeSuperior
CarreirasPoliciais
LotaçãoMinas Gerais
Número de vagas180 vagas
RemuneraçãoR$ 7.175,30.
Inscrições17/07 a 17/08/2024
Taxa de inscriçãoR$ 220,00
Data da prova objetiva15/09/2024
Clique aqui para ver o edital do concurso Oficial PM MG
Concurso Oficial PM MG: resumo 2024

Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSO NACIONAL UNIFICADO (CPNU 2)

CONCURSOS 2025

CONCURSOS ABERTOS

QUESTÕES DE CONCURSOS

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos. Clique no link abaixo e inscreva-se:

WHATSAPP

TELEGRAM

Por
2 min. de leitura