Dúvida dos Alunos: Compilação de Subprogramas vs. Blocos Anônimos

Blocos anônimos e subprogramas são abordagens distintas no T-SQL. Conheça suas diferenças e impactos em concursos.

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Olá, pessoal! 

A usabilidade é um dos conceitos mais importantes no desenvolvimento de sistemas e software. Ela está diretamente relacionada à facilidade com que os usuários conseguem interagir com um produto digital, seja um site, aplicativo ou sistema complexo. Em concursos públicos voltados para TI, a usabilidade é frequentemente abordada, especialmente em questões relacionadas à experiência do usuário (UX) e ao desenvolvimento de interfaces.

Vamos explorar os principais aspectos da usabilidade e, ao final, você encontrará questões comentadas para ajudar na sua preparação!

 O que é Usabilidade?

Segundo a ISO 9241-11, usabilidade é definida como o grau em que um sistema, produto ou serviço pode ser usado por usuários específicos para alcançar objetivos específicos com eficácia, eficiência e satisfação, em um contexto de uso.

Os três pilares da usabilidade são:

1. Eficácia: A capacidade do sistema de permitir que o usuário realize suas tarefas com precisão.

2. Eficiência: A quantidade de esforço e recursos que o usuário precisa empregar para alcançar seus objetivos.

3. Satisfação: A experiência subjetiva do usuário ao utilizar o sistema.

 Princípios da Usabilidade

Ao criar interfaces de usuário, é importante considerar os seguintes princípios de usabilidade:

– Consistência: Elementos e ações devem funcionar da mesma forma em todas as partes do sistema, facilitando o aprendizado.

– Feedback: O sistema deve fornecer respostas claras às ações do usuário, como uma confirmação após o envio de um formulário.

– Controle: Os usuários devem sentir que têm o controle das ações e podem desfazer operações quando necessário.

– Memorabilidade: Depois de um tempo sem usar o sistema, o usuário deve ser capaz de lembrar como utilizá-lo facilmente.

– Minimização de erros: O sistema deve evitar que os usuários cometam erros e, se eles ocorrerem, deve fornecer formas fáceis de corrigi-los.

 A Importância da Usabilidade

Quando um sistema é fácil de usar, ele não apenas melhora a satisfação dos usuários, mas também aumenta a produtividade e reduz os custos com treinamento e suporte. Um sistema com baixa usabilidade pode gerar frustração, erros frequentes e até a rejeição por parte dos usuários.

Em um cenário de concurso, é fundamental que o concurseiro compreenda como a usabilidade afeta o sucesso de um sistema e saiba aplicar os conceitos de forma prática em questões objetivas.

 Questões Comentadas sobre Usabilidade

Agora que você conhece os conceitos principais de usabilidade, é hora de praticar com algumas questões no formato Certo ou Errado, seguindo a linha de concursos de TI.

Questão 1:

A usabilidade de um sistema está diretamente relacionada à capacidade de os usuários realizarem suas tarefas com eficiência e satisfação, mas não considera a eficácia do sistema em completar as tarefas.

Certo ou Errado?

– Assunto abordado: Princípios de usabilidade

– Comentário: Errado. A usabilidade, segundo a definição da ISO 9241-11, considera três aspectos: eficácia (completar as tarefas corretamente), eficiência (realizar as tarefas com o menor esforço possível) e satisfação (experiência positiva do usuário). Portanto, a eficácia faz parte do conceito de usabilidade.

Questão 2:

Para garantir boa usabilidade, o sistema deve fornecer feedback imediato às ações do usuário, mesmo que essas ações não tenham resultados visíveis no sistema.

Certo ou Errado?

– Assunto abordado: Feedback e interação

– Comentário: Certo. Um dos princípios fundamentais da usabilidade é o feedback imediato. Quando o usuário realiza uma ação, é essencial que o sistema informe que a ação foi recebida e está sendo processada, o que evita frustração e incertezas.

Questão 3:

Em sistemas com alta usabilidade, os usuários conseguem aprender rapidamente como realizar suas tarefas, mas podem ter dificuldade para lembrar como usá-lo após um longo período sem acesso.

Certo ou Errado?

– Assunto abordado: Memorabilidade

– Comentário: Errado. Um sistema com alta usabilidade não só facilita o aprendizado rápido, mas também deve ser fácil de lembrar, mesmo após um período sem uso. Isso é parte do princípio da memorabilidade, que garante que o usuário não precise reaprender a usar o sistema sempre que retornar a ele.

Questão 4:

A usabilidade pode ser medida somente de maneira subjetiva, já que a percepção de facilidade varia de um usuário para outro.

Certo ou Errado?

– Assunto abordado: Medição da usabilidade

– Comentário: Errado. Embora a satisfação do usuário seja subjetiva, a usabilidade também pode ser medida de maneira objetiva, através de testes de eficácia (se o usuário completa as tarefas), eficiência (o tempo e esforço empregados) e taxa de erros. Ferramentas como testes de usabilidade ajudam a obter métricas objetivas.

Questão 5:

Se um sistema tem baixa usabilidade, mesmo que ele ofereça uma grande quantidade de funcionalidades, ele pode ser rejeitado pelos usuários devido à dificuldade de uso.

Certo ou Errado?

– Assunto abordado: Consequências da baixa usabilidade

– Comentário: Certo. Um sistema com muitas funcionalidades, mas baixa usabilidade, pode frustrar os usuários e ser rejeitado. A facilidade de uso é tão importante quanto a quantidade de recursos oferecidos, pois garante que os usuários consigam realizar suas tarefas de forma eficaz e eficiente.

A usabilidade é um fator crítico no sucesso de qualquer sistema de software. Em concursos de TI, o conhecimento sobre os princípios de usabilidade e sua aplicação prática pode ser decisivo. Por isso, estude os conceitos, pratique com questões e entenda como a experiência do usuário pode impactar o desenvolvimento e o uso de sistemas.

Bons estudos e sucesso nas suas provas!


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