Prepare-se para a correção do gabarito extraoficial das provas da Escola Naval! A Marinha do Brasil oferta 66 vagas em edital para ingresso em 2026, são 54 vagas para candidatos do sexo masculino e 12 vagas para o sexo feminino.
Neste conteúdo, você poderá conferir o gabarito extraoficial da Escola Naval, elaborado pelos professores do Gran! Após a prova, confira a resolução comentada das questões, preparada pelos nossos especialistas para ajudar você a descobrir seus acertos.

Navegue pelo e saiba todos os detalhes sobre a Prova Escola Naval:
- Gabarito Extraoficial
- Comentários
- Gabarito Preliminar
- Recursos
- Etapas
- Cronograma
- Análise
- Resumo do edital Escola Naval
| Destaques: |
Gabarito Escola Naval: gabarito extraoficial
Os professores especialistas do Gran preparam com exclusividade o gabarito Escola Naval extraoficial das provas aplicadas no dia 24 de agosto de 2025. Acompanhe esse conteúdo para conferir os comentários da correção das questões!
Gabarito Escola Naval: comentários
Para auxiliar os candidatos, o Gran disponibilizará o gabarito extraoficial das questões da prova para o cargo de Oficial Aluno, comentadas por nossos professores especialistas.
Este conteúdo está sendo atualizado conforme o recebimento dos comentários.
Veja a seguir a correção comentada das disciplinas da prova Escola Naval:
Gabarito Escola Naval: Matemática
Aguardando comentário do professor.
Gabarito Escola Naval: Inglês
Questão 23 a 40 – Prof. Eldon Mello Jr
QUESTÃO NÚMERO 23
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO: A primeira alternativa está errada porque não é a Harvard Health que defende o aumento no consumo de proteína, mas sim especialistas em nutrição. A segunda alternativa está errada porque nos parágrafos 5, 6 e 8 fica demonstrado que a manteiga de amendoim não é uma boa fonte de proteína. A terceira alternativa está errada porque a recomendação é feita por Thomason e não Jamie Nadeau. A penúltima alternativa está de acordo com o que o texto nos traz no final do terceiro parágrafo, “[…] she recommends getting ‘at least 20 grams of protein per meal for safety’, though she notes everyone has different needs”. Ou seja, trata-se de um valor médio recomendado e pessoas de diferentes tamanhos, pesos e rotinas podem precisar de mais ou menos proteína. A última alternativa está errada porque uma porção (“serving”) de manteiga de amendoim corresponde a duas colheres de sopa (“two-tablespoon”) conforme consta no quinto parágrafo. Além disso, no último parágrafo temos que três porções, ou seja, seis colheres de sopa de manteiga de amendoim, correspondem a 600 calorias, fazendo a regra de três, são cerca de 200 calorias por porção.
QUESTÃO NÚMERO 24
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: Apesar da questão tratar do parágrafo 7, precisamos voltar ao parágrafo anterior para descobrir o referente do pronome “it”. Assim, podemos perceber que o sexto parágrafo trata de como combinar a manteiga de amendoim com outros alimentos. Como sempre costumo recomendar nesse tipo de questão, faça a substituição para verificar se faz sentido.
QUESTÃO NÚMERO 25
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO: Essa questão dá para ser resolvida através do conhecimento do vocabulário ou da análise da formação da palavra “selfless”. Sendo “self” uma palavra que remete ao “eu”, a “si mesmo” e o sufixo “-less” é empregado para retirar a característica da palavra a qual está vinculada, podemos inferir que “selfless” significa algo que não leva o “eu” em consideração, ou seja, seria uma forma de desapego, logo, de generosidade.
QUESTÃO NÚMERO 26
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: A primeira alternativa está errada porque dois dos nove desaparecidos eram mergulhadores experientes. A segunda alternativa está de acordo com o que o texto nos traz no início do quinto parágrafo, eles usaram suas máscaras de mergulho para coletar água da chuva e se manterem hidratados. A terceira alternativa está errada o final do terceiro parágrafo diz que além do tubarão que estava rodeando Liu, havia outros seis tubarões, totalizando sete, e não uma dúzia (“dozen”). A penúltima alternativa está correta, pois no final do quarto parágrafo temos que os tubarões não foram agressivos, “the sharks refrained from acting aggressively”. A última alternativa está errada porque o texto não dá a entender que o resgate foi feito pelo capitão do barco dos mergulhadores, o sexto parágrafo informa apenas que foram resgatados por uma embarcação de resgate, “[…] a rescue boat located the nine individuals”.
QUESTÃO NÚMERO 27
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: A primeira alternativa está errada porque as ações de Liu, descritas no quarto parágrafo, fizeram com que os tubarões evitassem o grupo de mergulhadores. A segunda alternativa está errada porque embora as correntes oceânicas tenham sido responsáveis pelo desaparecimento do grupo, como visto no início do terceiro parágrafo, elas também contribuíram para mantê-los próximos de sua posição inicial, como consta no último parágrafo. A terceira alternativa está de acordo com o que consta no último parágrafo, “[…] the excellent physical condition and positive attitude of the group”. A penúltima alternativa está errada porque Liu não ficou responsável por chamar os mergulhadores a cada trinta minutos para mantê-los acordados. O final do quinto parágrafo diz que todos se revezaram nessa tarefa, “they took turns calling out their numbers every 30 minutes to stay alert”. A última alternativa está errada porque o final do texto diz que os mergulhadores tiveram uma atitude positiva o tempo todo, “Throughout those 20-plus hours, we maintained a light-hearted atmosphere, chatting and laughing without any complaints”.
QUESTÃO NÚMERO 28
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO: Nesse tipo de questão, é sempre bom voltar ao texto e reler o trecho anterior para compreender melhor todo o contexto. Assim, você verá que há uma ideia de contraste, pois ao voltar à superfície, eles não conseguiram localizar o barco. Dentre as alternativas, “however” (contudo, no entanto, todavia) é a única palavra que se encaixa nesse contexto.
QUESTÃO NÚMERO 29
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO: Note que a frase original de Richard é afirmativa. Isso nos permite excluir as alternativas que fazem concordância com uma negativa (“neither”), como é o caso das letras “a”, “c” e “e”. Ficamos, assim, entre as alternativas “b” e “d”. Aqui é fundamental identificar que na frase de Richard foi empregado o tempo verbal “present perfect”, que se caracteriza pelo verbo auxiliar “have”, ou “has”, para a terceira pessoa do singular, como é o caso em questão combinado com o particípio passado do verbo principal (“win” vira “won”). Isso importa porque a resposta deve, necessariamente, fazer uso do mesmo verbo auxiliar empregado na frase original. Portanto, “So have I”.
QUESTÃO NÚMERO 30
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: Questão que cobra o “reported speech”. Primeiro, deve-se aplicar a forma pretérita na frase original. Portanto, “I will travel tomorrow” vira “She would travel tomorrow”. A questão da troca de “tomorrow” por “the next day”, ou “the following day”, deve-se ao fato de que pode não ser mais “amanhã” (tomorrow) no momento do discurso indireto.
QUESTÃO NÚMERO 31
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: Os modais “might” e “could” no contexto oferecido pela questão expressam a ideia de “possibilidade”.
QUESTÃO NÚMERO 32
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO: A primeira alternativa está errada porque o adjetivo “crowded”, apesar de ser formado por duas sílabas o que, em tese, deveria fazê-lo receber o sufixo “-er”, já é formado pelo sufixo “-ed”. Nesses casos, evita-se a adição de um segundo sufixo, fazendo a forma comparativa com “more”, ou seja, “São Paulo is more crowded than Rio de Janeiro”. A segunda alternativa está errada, “English is so much easier than Portuguese” é a forma correta, pois não se pode usar “as” no lugar de “than” e a forma comparativa de “easy” é “easier”. A terceira alternativa está errada, há duas formas de corrigi-la, “She is the friendliest girl I have ever met”, que segue a regra padrão do superlativo, adicionando o sufixo “-est”, ou “She is the most friendly girl I have ever met” que não segue o padrão, mas já está sendo bastante usada e aceita. Preferencialmente, em se tratando de provas, recomendo seguir sempre o padrão tradicional, salvo especificação em contrário. A penúltima alternativa está correta, aplicando o sufixo “-er” ao adjetivo “cheap”. A última alternativa está errada porque a forma superlativa de “good” é “best”, “This is the best option among them all”.
QUESTÃO NÚMERO 33
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO: A primeira alternativa está errada, “This book belongs to her” é a forma correta. A segunda alternativa está errada, “This is his car” é a forma correta. A terceira alternativa está errada, “You are good friends” é a forma correta. A penúltima alternativa está correta. A última alternativa está errada, “I bought them” é a forma correta.
QUESTÃO NÚMERO 34
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO: Essa questão explora um ponto comum de confusão entre os estudantes porque no inglês existe um verbo para emprestar, “lend”, e outro para pegar emprestado, “borrow”. Se o enunciado quer saber como se deve perguntar para pegar emprestado o dicionário de um amigo, a forma correta é “Can I borrow your dictionary?”. Alternativamente, seria possível fazer “Can you lend me your dictionary?”, mas esta não é uma opção disponível dentre as alternativas.
QUESTÃO NÚMERO 35
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO: Ter um bom entendimento do “present perfect” e “present perfect continuous” garante essa questão. Repare que a primeira lacuna está inserida em um contexto que remete à participação das mulheres nas forças armadas canadenses desde o passado até o presente. Portanto, é caso de “present perfect”. No entanto, nota-se que as alternativas optaram pelo emprego do “present perfect continuous” que é uma variante empregada para enfatizar a continuidade da ação no presente. Enquanto no “present perfect” a forma correta seria o emprego do auxiliar “have” e o particípio passado do verbo principal, no caso, “served”, no “present perfect continuous” o auxilar passar a ser composto por “have been” enquanto o verbo principal deve estar na forma “-ing”, “have been serving”. E, com isso, você já mataria a questão, sem precisar avaliar as demais lacunas. A forma “had been serving”, empregada na primeira alternativa, corresponde ao “past perfect continuous”, mas isso implicaria dizer que as mulheres não servem mais às forças armadas, o que não é verdade. A forma “are serving”, “present continuous”, é traiçoeira porque no português poderíamos falar assim, mas no inglês esse tempo verbal só deve ser usado para descrever algo que está acontecendo no momento e é por isso que eles inventaram os tempos “perfect”. A segunda lacuna pode causar confusão também porque alguns poderiam questionar se, por paralelismo, não deveria ser “present perfect” também. Ocorre que o emprego da palavra “today” remete ao presente simples, por isso, “play”, e não “has played”. A terceira lacuna é, claramente, caso de futuro simples, pois trata-se de uma projeção, “will be”. A última lacuna trata de um evento específico no passado e, portanto, requer o passado simples, “saw”.
QUESTÃO NÚMERO 36
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO: Esta questão explora outro ponto de bastante confusão entre os estudantes que é quando empregar, ou não, artigos. Isso se deve ao fato de que a lógica empregada na língua inglesa não é exatamente igual à forma como pensamos em português. O ponto central é entender que não se deve empregar artigo quando estamos nos referindo a algo de forma geral e inespecífica. Isto é, nas duas primeiras lacunas, não devemos empregar artigo antes de “history” nem “narration”, pois os termos estão sendo empregados no seu sentido mais amplo possível, “toda a história”, e “a narração”, de forma geral. Por sua vez, ao destacar “uma” importante forma de comunicação, e não a comunicação de forma geral, faz-se necessário o artigo indefinido “an” na terceira lacuna. Por fim, ao se referir ao desenvolvimento humano de forma geral, isto é, presume-se que o texto se refere ao desenvolvimento de todos os humanos, novamente, o emprego do artigo é dispensado.
QUESTÃO NÚMERO 37
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: Questão simples de vocabulário. É preciso conhecer que o phrasal verb “passed away” é um eufemismo para “died”.
QUESTÃO NÚMERO 38
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO: “The Francis Scott Key Bridge was struck by a cargo ship in 2024” é a forma correta. As alternativas variam em torno da conjugação verbal, que deve ser o passado simples para um evento específico ocorrido no ano de 2024, “was struck”. “Was” é a forma singular do passado do verbo “to be”, pois deve concordar com a palavra “bridge” (“ponte”) e “struck” é o passado do verbo “strike”.
QUESTÃO NÚMERO 39
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: Importante notar que a questão pede a alternativa incorreta. Essas questões que exploram condicionais devem ser analisadas a partir dos tempos verbais empregados. Deve haver um paralelismo entre os tempos empregados nas duas orações. Assim, apenas a última alternativa foge desse padrão e deveria ser reescrita da seguinte forma “Cybercrime criminals simply ignore the new laws if anonymity is outlawed”.
QUESTÃO NÚMERO 40
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: A primeira alternativa está errada porque o verbo “agree” deve sempre ser seguido pelo infinitivo com “to”, “They have agreed to work late tonight”. A segunda alternativa está errada porque “must’ é um verbo modal típico e, por isso, não deve ser seguido por “to”. A terceira alternativa está errada porque o verbo “refuse” deve sempre ser seguido pelo infinitivo com “to”, “She still refuses to tell me the truth”. A penúltima alternativa está errada porque a expressão “can’t help” deve sempre ser seguida pela forma “-ing”, “I can’t help feeling sorry for him”. A última alternativa está correta porque o verbo “manage” deve sempre ser seguido pelo infinitivo com “to”.
Gabarito Escola Naval: gabarito preliminar
A divulgação do gabarito preliminar será divulgada na internet, ficará disponível a partir do dia 2 de setembro de 2025.
Gabarito Escola Naval: recursos
O prazo para interposição de recursos ocorre entre 3 a 5 de setembro de 2025.
Gabarito Escola Naval: próximas etapas
O concurso Escola Naval seguira com as seguintes etapas:
- Procedimento de Heteroidentificação Complementar à Autodeclaração (PH): em 20/10/2025 e 22/10/2025;
- Inspeção de Saúde (IS): em 17/11/2025 a 27/11/2025;
- Teste de Aptidão Física de Ingresso (TAF-i): 03/11/2025 a 21/11/2025.
Gabarito Escola Naval: cronograma
Tendo provas aplicadas em dois dias não subsequentes, no segundo dia será aplicada a prova escrita objetiva (PO), composta das disciplinas de Física e Português e uma Redação, com duração total de 5 horas. A aplicação acontece em 31 de agosto de 2025.
Prova Escola Naval: análise
Fez a prova da Escola Naval neste domingo, 24 de agosto de 2025? Deixe nos comentários a sua análise sobre a prova.
• O que você achou do nível de dificuldade da prova?
• O conteúdo cobrado na prova estava de acordo com o previsto no edital?
• A banca trouxe alguma inovação na cobrança do conteúdo?
• Havia muitos candidatos ausentes na sua sala?
Prepare-se com o Gran: Assinatura Ilimitada X
Assine agora e receba acesso IMEDIATO a plataforma que mais aprova em concursos públicos e, o melhor, com acesso às 5 novidades da plataforma: Tutor 24h, Gran Comunidade, Banco de Discursivas Exclusivas, Vade Mecum Facilitado e o Guia do Aprovado. Faça o teste de 07 dias. O Gran está comprometido com a sua preparação! Satisfação garantida ou seu dinheiro de volta!
*Os cursos para OAB, CFC e Residências não estão disponíveis na Assinatura Ilimitada.
Resumo Escola Naval 2026
| Escola Naval | Admissão à Escola Naval em 2025 (CPAEN/2025) |
|---|---|
| Situação atual | Edital publicado |
| Banca organizadora | Comissão própria |
| Cargos | Oficial Aluno |
| Escolaridade | Nível médio |
| Carreiras | Militar |
| Lotação | Nacional |
| Número de vagas | 66 vagas |
| Remuneração | de R$ 1.574,12 |
| Inscrições | de 28/04/2025 a 12/05/2025 |
| Taxa de inscrição | de R$ 100,00 |
| Data da prova objetiva | 24/08/2025 e 31/08/2025 |
| Clique aqui para ver o Edital Escola Naval 2026 | |
Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos. Clique no link abaixo e inscreva-se:
![[BLACK FRIDAY 2025] Ilimitada Dupla Prorrogado – Cabeçalho](https://blog-static.infra.grancursosonline.com.br/wp-content/uploads/2025/11/27151344/bf25-ai-dupla-prorrogado-cabecalho.webp)
![[BLACK FRIDAY 2025] Ilimitada Dupla Prorrogado – Post](https://blog-static.infra.grancursosonline.com.br/wp-content/uploads/2025/11/27151935/bf25-ai-dupla-prorrogado-post.webp)



Participe da conversa