Concursos Federais: 35,9 mil novas vagas! Confira as carreiras

Novas oportunidades para os concursos federais são para carreiras transversais. Veja todos os detalhes da modernização dos serviços públicos!

Por
Atualizado em
Publicado em
1 min. de leitura

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) transformou 66.107 cargos obsoletos em 35.910 novas vagas para os Concursos Federais. Com isso, consolida a modernização do serviço público federal.

Segundo o Governo Federal, mais de 44.432 dos cargos estavam vagos praticamente extintos, pois não tinham previsão de necessidade.

Já os 21.675 restantes são cargos de técnico em educação, funções ainda ocupadas, mas gradativamente se tornarão novas atividades à medida que os(as) servidores(as) se aposentem.

Continue lendo para ver as carreiras extintas e novos cargos criados para os Concursos Federais!

Logo do WhatsApp Clique aqui para seguir o canal do Gran no Whatsapp!

Concursos Federais: quais cargos estão extintos?

Mais de 44 mil cargos estão extintos imediatamente para o serviço público federal. Além disso, 21 mil serão obsoletos conforme inatividade dos(as) concursados(as).

A maioria dos cargos estão desativados por conta dos avanços tecnológicos, por exemplo, datilógrafos, ascensoristas e operadores de telex.

Funções terceirizadas na administração federal também foram inativadas, como motoristas, copeiros, vigilantes, auxiliares administrativos, técnico em secretariado, entre outros.

Além de outros perfis profissionais que não são mais exercidos no governo federal. 

Concursos Federais: quais cargos foram criados?

Estão sendo criadas mais de 35 mil vagas em carreiras estratégicas e pensadas para suprir as necessidades atuais do Estado.

Importante ressaltar que a Lei nº 15.141/2025, sancionada em junho deste ano, determinou a substituição de 29,7 mil cargos antigos e sem utilidade por 28,4 mil novas vagas, criadas de forma planejada e sem aumento de despesas. 

As novas oportunidades são para carreiras transversais, que são carreiras flexíveis e integradas, podendo transitar entre áreas como educação, gestão de dados, políticas sociais e segurança digital. 

Conforme o Governo Federal, alguns cargos podem ser transversais, como Analista Técnico de Políticas Sociais, Analista em Tecnologia da Informação, Analista em Infraestrutura e Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental.

Entre essas novidades estão duas carreiras inéditas e transversais: Analista Técnico de Desenvolvimento Socioeconômico e Analista Técnico de Justiça e Defesa.

Além disso, a lei proporcionou a criação de 6.060 cargos de analista e 4.040 de técnico em educação, todos dentro do Plano de Carreira dos Cargos Técnico Administrativos em Educação (PCCTAE). 

Quer saber tudo sobre os Concursos Federais?
Clique aqui e veja os detalhes!

Prepare-se com o Gran: Assinatura Ilimitada X

Assine agora e receba acesso IMEDIATO a plataforma que mais aprova em concursos públicos e, o melhor, com acesso às 5 novidades da plataforma: Tutor 24h, Gran Comunidade, Banco de Discursivas Exclusivas, Vade Mecum Facilitado e o Guia do Aprovado. Faça o teste de 07 dias. O Gran está comprometido com a sua preparação! Satisfação garantida ou seu dinheiro de volta!

*Os cursos para OAB, CFC e Residências não estão disponíveis na Assinatura Ilimitada.


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS FEDERAIS

CONCURSOS 2026

CONCURSOS 2025

CONCURSOS ABERTOS

QUESTÕES DE CONCURSOS

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos. Clique no link abaixo e inscreva-se:

WHATSAPP

TELEGRAM

Por
Atualizado em
Publicado em
1 min. de leitura