Recursos CNU Professores: prazo até 29/10. Confira sugestões!

CNU Professores: Confira opções de recursos elaboradas por nossos professores e fique atento aos prazos!

Por
Atualizado em
Publicado em
4 min. de leitura

Confira os recursos CNU Professores! As avaliações do concurso foram aplicadas no último domingo, 26 de outubro de 2025.

O gabarito preliminar já está disponível, e os candidatos que desejarem interpor recursos terão o prazo de 28 a 29 de outubro de 2025. Para recorrer o candidato deve acessar o site da banca:

Nesta matéria, você confere os recursos elaborados pelos professores Gran sobre as disciplinas de Conhecimentos Comuns a todos os cargos e Específicos de Pedagogia, utilizando a prova tipo 1.

Confira abaixo os recursos elaborados por nossa equipe de especialistas:

Os professores Gran elaboraram recursos para as disciplinas de Conhecimentos Comuns a todos os cargos e Específicos de Pedagogia, utilizando a PROVA TIPO 1.

Questão 3

  • Professores: Carlinhos Costa e Michael Henrique
  • Gabarito preliminar dos professores: Alternativa B
  • Gabarito preliminar da banca: Alternativa C
  • Prova de correção

Fundamentação: A alternativa C não corresponde ao objetivo descrito no enunciado, pois desvia o foco do Projeto de Vida, direcionando-o para uma crítica à prática médica e à ética profissional, o que foge do campo pedagógico proposto, haja vista que, segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o projeto de vida é o que os estudantes almejam, projetam e redefinem para si ao longo de sua trajetória, uma construção que acompanha o desenvolvimento da(s) identidade(s), em contextos atravessados por uma cultura e por demandas sociais que se articulam, ora para promover, ora para constranger seus desejos (páginas 472 e 473).

Por outro lado, a alternativa B está em conformidade com a BNCC ao promover ações de escuta, diálogo e inter-relação entre os temas da obra e as vivências dos estudantes, favorecendo reflexões acerca da saúde mental e do bem-estar coletivo.

Essa fundamentação pode ser encontrada na segunda competência geral da BNCC (Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas).

Dessa forma, solicita-se a alteração do gabarito para a alternativa B, por ser a única plenamente coerente com o contexto pedagógico apresentado.

Questão 12

  • Professor: Carlinhos Costa
  • Gabarito preliminar do professor: Alternativa C
  • Gabarito preliminar da banca: Alternativa D
  • Prova de correção

Fundamentação: A alternativa D descreve uma ação prática de intervenção, porém não corresponde à situação apresentada no enunciado, que aborda o reaproveitamento de resíduos orgânicos e a produção de adubo por meio da compostagem.

A alternativa C é a que melhor expressa a ação educativa interdisciplinar proposta, uma vez que envolve pesquisa, análise e compreensão dos benefícios da compostagem, alinhando-se aos princípios da Pedagogia de Projetos e ao ODS 12 (produção e consumo responsáveis).

Dessa forma, solicita-se a alteração do gabarito para a alternativa C, por ser a única coerente com o contexto pedagógico proposto.

Questão 15

  • Professor: Carlinhos Costa
  • Gabarito preliminar do professor: Alternativa B
  • Gabarito preliminar da banca: Alternativa A
  • Prova de correção

Fundamentação: A alternativa A não está em conformidade com a perspectiva crítica da Educação Ambiental, pois esta não “normaliza o consumo”, mas visa conscientizar sobre práticas sustentáveis e transformadoras.

Por outro lado, a alternativa B reflete o objetivo descrito no enunciado, uma vez que as ações propostas, como rodas de conversa, envolvimento das famílias e práticas de separação de resíduos, promovem mudanças comportamentais e reflexões coletivas sobre o descarte consciente.

Sendo assim, solicita-se a alteração do gabarito para a alternativa B, por ser a única coerente com os princípios da Educação Ambiental crítica e com as práticas pedagógicas apresentadas.

Questão 18

  • Professor: Carlinhos Costa
  • Gabarito preliminar do professor: Alternativa B
  • Gabarito preliminar da banca: Alternativa A
  • Prova de correção

Fundamentação: A alternativa A envolve pesquisa e discussão sobre violência, mas trata de situações pontuais e imediatas do entorno escolar, sem necessariamente promover uma reflexão estruturada sobre as desigualdades sociais e econômicas.

Em contrapartida, a alternativa B é mais alinhada à teoria crítica do currículo, pois propõe a análise e discussão das desigualdades econômicas no Brasil, promovendo a conscientização dos estudantes sobre as relações de poder e as injustiças sociais, conforme argumenta Tomaz Tadeu da Silva.

Dessa forma, solicita-se a alteração do gabarito para a alternativa B, por ser a única que reflete adequadamente a teoria crítica do currículo.

Questão 55

  • Professor: Carlinhos Costa
  • Gabarito preliminar do professor: Alternativa B
  • Gabarito preliminar da banca: Alternativa D
  • Prova de correção

Fundamentação: A alternativa D descreve o uso de ferramentas digitais e aplicativos para o desenvolvimento social e emocional, mas seu foco é restrito à mediação tecnológica de interações sociais, sem abordar de forma adequada as necessidades sensoriais e de regulação do sistema nervoso comuns em estudantes com TEA.

A alternativa B, por sua vez, prioriza o uso de brinquedos e estímulos sensoriais, promovendo a exploração sensorial, a regulação emocional e a redução da ansiedade, aspectos essenciais para o desenvolvimento das habilidades sociais em crianças com TEA, conforme as diretrizes da Educação Inclusiva e as práticas pedagógicas adaptativas.

Dessa forma, solicita-se a alteração do gabarito para a alternativa B, por ser a opção mais adequada ao desenvolvimento integral e inclusivo dos estudantes descritos.

Questão 71

  • Professores: Carlinhos Costa e Michael Henrique
  • Gabarito preliminar do professores: Alternativa D
  • Gabarito preliminar da banca: Alternativa C
  • Prova de correção

Fundamentação: A alternativa C, embora descreva a exploração de palavras e temas, refere-se à fase de tematização ou problematização, que ocorre após a investigação inicial. Segundo Paulo Freire, a fase de investigação envolve a identificação concreta de palavras, vocabulário e expressões conhecidas pelos estudantes, a fim de construir significados a partir de sua própria realidade.

Nesse contexto, a alternativa D é mais adequada, pois propõe atividades de circulação de palavras conhecidas e formação de novas palavras, o que caracteriza corretamente a etapa investigativa no método freireano.

Vale citar que, na fase de investigação, ocorrem o diálogo e a escuta, a pesquisa do universo vocabular, a identificação de temas geradores e a construção da base do aprendizado; ou seja, afirmar que a fase de investigação tem como objetivo “culminar em um texto oral e escrito como resultado dessa exploração” extrapola os procedimentos dessa etapa inicial. Isto é, Paulo Freire diz que a fase de investigação é a primeira etapa do seu método de alfabetização e educação, caracterizada pelo diálogo entre educadores e educandos para descobrir os “temas geradores”.

Dessa forma, solicita-se a alteração do gabarito para a alternativa D, por ser a única que está em consonância com a fase de investigação da alfabetização de jovens e adultos.

Clique aqui e acompanhe o andamento do CNU Professores

Resumo do CNU Professores

CNU ProfessoresProva Nacional Docente (PND)
Situação atualEm andamento
Banca organizadoraINEP
CargosProfessor
EscolaridadeNível superior
CarreirasEducação
LotaçãoNacional
Inscriçõesde 14 a 30/07/2025
Taxa de inscriçãode R$ 85,00
Data da prova objetiva26/10/2025
Clique aqui para ver o edital CNU Professores

Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS FEDERAIS

CONCURSOS 2026

CONCURSOS 2025

CONCURSOS ABERTOS

QUESTÕES DE CONCURSOS

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos. Clique no link abaixo e inscreva-se:

WHATSAPP

TELEGRAM

Por
Atualizado em
Publicado em
4 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

em andamento