Fez a prova do Concurso SMSA Boa Vista RR? Chegou o momento de conferir seu desempenho! Veja aqui o gabarito extraoficial para o cargo de Assistente Administrativo.
A Secretaria Municipal de Saúde de Boa Vista oferta 672 vagas para níveis médio, técnico e superior, com remunerações iniciais entre R$ 1.971,03 a R$ 7.506,17, de acordo com o cargo.
Navegue pelo índice e saiba todos os detalhes sobre a prova e o gabarito SMSA Boa Vista RR:
- Gabarito Extraoficial
- Comentários
- Gabarito Preliminar
- Recursos
- Etapas
- Cronograma
- Análise
- Resumo e edital do concurso

Gabarito SMSA Boa Vista RR: gabarito extraoficial
O gabarito extraoficial do concurso SMSA Boa Vista RR está em elaboração. Veja a prova que está sendo corrigida AQUI.
Confira os comentários dos professores por disciplinas logo abaixo:
Gabarito SMSA Boa Vista RR: Língua portuguesa
Prof.Gustavo Silva
QUESTÃO NÚMERO: 1
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO: O próprio autor relata o fato motivador no meio da crônica: “estou escrevendo isso porque acordei com uma boa ideia para um texto e botei a ideia num papel…” Esse fato — o registro de uma ideia — é o ponto de partida para toda a reflexão que se segue sobre memória, escrita e esquecimento.
QUESTÃO NÚMERO: 2
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO: O termo “insólita” significa algo inusitado, estranho, fora do comum. No contexto do texto, uma “cena insólita” refere-se a uma cena incomum ou surpreendente.
QUESTÃO NÚMERO: 3
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO: O texto apresenta várias características de uma crônica: é um texto curto, com linguagem acessível e tom pessoal; parte de uma situação cotidiana (o autor acorda com uma ideia e tenta anotá-la); desenvolve uma reflexão leve e bem-humorada; mistura observações subjetivas com fatos e ironia.
QUESTÃO NÚMERO: 4
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO: O autor usa a ironia ao longo do texto, por exemplo, ao imaginar situações improváveis como um “pré-homem” procurando um pedaço de papel e uma caneta Bic, assim como cria expectativas que são frustradas de maneira humorística: ele revela que anotou uma frase para se lembrar de uma ideia brilhante, mas depois não consegue lembrar qual era a ideia…
QUESTÃO NÚMERO: 5
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO: O termo “memorando” é usado no texto como sinônimo de registro escrito, e pode ser substituído por “anotação” sem alterar o sentido nem a correção gramatical. Ambos remetem à ideia de algo anotado para não ser esquecido.
QUESTÃO NÚMERO: 6
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: O termo “outras” retoma o antecedente “sociedades” mencionado imediatamente antes. O autor está contrastando sociedades não letradas (que preservam suas memórias oralmente) com outras [sociedades], que dependem de registros escritos, como o memorando.
QUESTÃO NÚMERO: 7
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO: A Errado. A vírgula, além de alterar o sentido, separa o sujeito “pré-homem” da locução verbal “deve ter olhado”.
B Certo. A proposta do item B, isola o adjunto adverbial “antes”, cuja pontuação é opcional.
C Errado. As vírgulas mencionadas são obrigatórias, pois isolam oração adverbial deslocada.
D Errado. Semelhantemente ao item A, a vírgula separaria o sujeito “pré-homem” da locução verbal “deve ter olhado”.
E Errado. A vírgula sugerida separaria sujeito e verbo.
QUESTÃO NÚMERO: 8
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: Normalmente os dois-pontos são empregados para introduzir explicações ou esclarecimentos ao final de uma frase. É o que ocorre no contexto, no qual o autor explica a afirmação anterior acerca de “geralmente se pensa o contrário”, com a afirmação “as melhores ideias são as que a gente esqueceu”.
QUESTÃO NÚMERO: 9
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO:
I Certo. A próclise é facultativa após conjunções coordenativas.
II Errado. A próclise é facultativa após conjunções coordenativas com intercalações.
III Errado. O futuro do pretérito emprega mesóclise: far-me-ia.
QUESTÃO NÚMERO: 10
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: O modo imperativo é usado para dar ordens, conselhos ou convites à ação; no contexto, é uma forma direta de se dirigir ao leitor. No trecho citado, o autor usa “Pense” para envolver o leitor na reflexão, criando proximidade e interação.
QUESTÃO NÚMERO: 11
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO:
A Errado. O sujeito de “retivesse” é o pronome relativo “que”, o qual retoma “algo”.
B Errado. O sujeito de “precisa” é o pronome relativo “que”, o qual retoma “animal”.
C Certo. A concordância é feita com o sujeito oculto “eu”, que se refere ao autor do texto.
D Errado. A concordância é feito com o sujeito elíptico “eu”.
E Errado. A forma “era” concorda com “uma coisa”.
QUESTÃO NÚMERO: 12
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO:
A Errado. O termo “ela” se refere a “frase”.
B Errado. Embora “porque” possa expressar explicação, a locução “de modo que” expressa
consequência.
C Certo. As conjunções pertencem ao mesmo grupo (coordenativas adversativas), a vírgula
sugerida é facultativa.
D Errado. O termo “isto” se refere à própria crônica.
E Errado. O termo “isso” se refere a botar uma ideia no papel.
QUESTÃO NÚMERO: 13
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO: I Errado. A crase é obrigatória.
II Certo. Trata-se de locução adverbial feminina em ambos os casos.
III Errado. A crase é impossível no contexto por ausência de artigo definido feminino.
QUESTÃO NÚMERO: 14
GABARITO PRELIMINAR:E
COMENTÁRIO: Assim como o verbo esquecer, o verbo lembrar é transitivo indireto quando se apresenta pronominal (lembro-me do fato) e transitivo direto sem o pronome (lembro o fato).
QUESTÃO NÚMERO: 15
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO: No contexto, a conjunção “se”, que equivale a “caso”, é subordinativa adverbial condicional; portanto, introduz circunstância de condição.
QUESTÃO NÚMERO: 16
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO:
No contexto, “mesmo” tem sentido de “apesar de” e introduz ideia que se opõe àquela
presente em “a angústia persiste”; tal oposição é concessiva. O termo “assim que” expressa ideia de tempo; “por” introduz ideia de causa; “ainda”, ideia de tempo; “sobre” indica assunto.
QUESTÃO NÚMERO: 17
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO:
A Errado. O termo “desfeitas” significa ofensas.
B Certo. Botar no papel significa registrar por escrito e “ressentimento” guarda sinonímia com “mágoas”.
C Errado. O termo “recitação reiterada” não é o mesmo que “relato contínuo”, visto que este último significa sem interrupção.
D Errado. Não há sinonímia entre “não desenvolveram” e “regrediram”.
E Errado. O termo “memória intuitiva” não é o mesmo que “intuição”.
QUESTÃO NÚMERO: 18
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO:
A Errado. O uso da forma verbal “pode” altera o sentido original.
B Certo. A ideia de condição é mantida com a conjunção “Se” e a indicação de possibilidade é preservada com a locução verbal “teria sido”.
C Errado. A vírgula após “inventado” separa o verbo “tivesse inventado” de seu complemento “o bloco de notas”.
D Errado. A locução “em vez de” altera o sentido original.
E Errado. O termo “antes de a roda” é incorreto.
QUESTÃO NÚMERO: 19
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO:
Normalmente os dois-pontos são empregados para introduzir explicações ou
esclarecimentos ao final de uma frase. É o que ocorre no contexto, no qual o autor explica a afirmação anterior acerca de “geralmente se pensa o contrário”, com a afirmação “as melhores ideias são as que a gente esqueceu”. O contexto explicativo permite o emprego da conjunção explicativa “pois”.
QUESTÃO NÚMERO: 20
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: Principalmente e sobretudo são advérbios que indicam destaque ou predominância, e podem ser usados como sinônimos. No texto, “principalmente as desfeitas” poderia ser reescrito na forma “sobretudo as desfeitas” sem alterar o sentido.
Gabarito SMSA Boa Vista RR: Ética e legislação na administração pública
Prof. Adriel de Sá
Questão: 21
Gabarito da questão: A
Comentários: a) Certa. A alternativa apresenta a definição mais aceita e tradicional para a distinção entre os dois conceitos. A Ética é justamente a reflexão teórica, crítica e sistemática sobre a Moral. Enquanto a Moral estabelece as normas de conduta de uma sociedade (“o que fazer”), a Ética questiona e analisa essas normas (“por que fazer e se está certo fazer”). Por isso, a Ética permite questionar valores estabelecidos, buscando o fundamento e a validade de uma moral específica. Em suma, a Ética é a ciência que tem a Moral como seu objeto de estudo.
b) Errada. A alternativa inverte a relação entre os conceitos. A Moral é o conjunto de costumes, normas e valores aceitos e internalizados por uma sociedade ou comunidade em um determinado tempo e lugar. Ela é, portanto, baseada em costumes e tradições. A Ética, por outro lado, é o pensamento filosófico e a reflexão racional sobre esses costumes, buscando princípios que orientem a conduta. Ou seja, a Moral é mais a prática social (costumes), e a Ética é mais a teoria/razão (reflexão).
c) Errada. Os termos Ética e Moral não são sinônimos. Embora se complementem e se refiram ao comportamento humano em sociedade, eles possuem significados e focos de estudo distintos. A Moral é o conjunto de normas praticadas, e a Ética é a teoria que estuda e reflete sobre essas normas.
d) Errada. A afirmação também está invertida. A Moral é entendida como histórica e culturalmente variável (ou seja, relativa), pois muda de acordo com o tempo, o lugar e a sociedade. O que é moralmente aceito em uma cultura pode não ser em outra. Já a Ética, como reflexão sobre a essência do que é bom ou justo, é muitas vezes buscada como um conjunto de princípios universais (válidos para todos), embora também possa ter suas teorias questionadas e modificadas.
e) Errada. A alternativa inverte mais uma vez os conceitos. A Moral se relaciona com as normas de conduta e os costumes sociais de uma comunidade. Ela é o conjunto de regras aplicadas no cotidiano. A Ética, por sua vez, é a reflexão filosófica (teoria, ciência) sobre essas normas morais, buscando seus fundamentos e validade. O erro aqui está em dizer que a Ética se refere às normas sociais e a Moral à reflexão filosófica; o correto é o contrário.
Questão: 22
Gabarito da questão: E
Comentários: a) Errada. A alternativa afirma que a função pública deve ser entendida como apartada da vida particular do servidor, mas isso está errado de acordo com o Código de Ética. O Capítulo I, Seção I, Inciso VI diz que a função pública se integra na vida particular de cada servidor. Isso significa que a conduta do servidor no dia a dia, mesmo fora do trabalho, pode acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional. Em outras palavras, o servidor não para de ser servidor quando sai do expediente; ele é um exemplo de conduta e seus atos privados podem afetar sua reputação profissional.
b) Errada. A alternativa restringe a moralidade na administração pública à distinção entre o bem e o mal, mas o Código de Ética vai além dessa simples distinção. O Capítulo I, Seção I, Inciso III afirma que a moralidade da Administração Pública deve ser acrescida da ideia de que o fim é sempre o bem comum. Além disso, a moralidade só se consolida no ato administrativo quando há equilíbrio entre a legalidade e a finalidade. Ou seja, não basta ser “bom”; tem que ser legal, buscar o interesse público e o bem comum.
c) Errada. A alternativa afirma que o trabalho do servidor público jamais pode ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar, o que contradiz o espírito do Código de Ética. O Capítulo I, Seção I, Inciso V estabelece que o trabalho desenvolvido perante a comunidade deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar. A lógica é que o sucesso desse trabalho em benefício da sociedade é o maior patrimônio do servidor como cidadão integrante dessa sociedade.
d) Errada. A alternativa afirma que os princípios éticos devem ser aplicados apenas em situações de conflito, o que não é verdade. A ética é um primado maior que deve nortear o servidor público a todo momento, seja no exercício do cargo ou função, ou fora dele. O Art. 37, caput da Constituição Federal, citado no Código de Ética, já exige a moralidade como um princípio da administração pública, o que implica uma conduta ética constante, e não apenas em momentos de crise ou conflito.
e) Certa. O Código de Ética busca integrar a conduta ética aos princípios da administração pública. O Capítulo I, Seção I, Inciso IV mostra essa integração ao dizer que a moralidade administrativa se integra no Direito e, como consequência, se erige em fator de legalidade. Essa integração de princípios visa, justamente, promover integridade e justiça na gestão do serviço público, que é custeado pelos tributos pagos por todos.
Questão: 23
Gabarito da questão: A
Comentários: a) Certa. A alternativa está correta porque o conceito de cidadania plena vai muito além de ter direitos formais; ele implica a participação ativa e consciente do indivíduo na vida social e política. Essa participação deve ser orientada por uma responsabilidade ética, que significa agir com integridade, justiça e respeito ao bem comum. Sem a postura ética, a cidadania se torna vazia, pois o cidadão precisa ter bom senso e saber que suas ações não devem prejudicar o próximo, contribuindo para uma sociedade mais justa e transparente. A Ética e a Cidadania estão intimamente relacionadas e se influenciam mutuamente, sendo a conduta ética um guia para a atuação na sociedade.
b) Errada. Essa é uma visão limitada da democracia. A democracia, na verdade, não significa a submissão irrestrita da minoria à vontade da maioria. Pelo contrário, uma característica essencial das democracias constitucionais modernas é a proteção e garantia dos direitos das minorias, seja de opinião ou de identidade. A Constituição Federal estabelece limites para o poder da maioria, impedindo a chamada “tirania da maioria”. A democracia busca um equilíbrio onde a vontade da maioria governa, mas respeitando as liberdades e os direitos fundamentais de todos, especialmente os grupos minoritários.
c) Errada. A afirmação está incorreta porque a Ética Pública e a Cidadania estão intimamente conectadas, não sendo elementos independentes. A Ética Pública (agir com probidade, legalidade e impessoalidade no serviço público) é o que garante a legitimidade da democracia e a confiança do cidadão nas instituições. Além disso, a cidadania, ao exigir participação ativa e fiscalização dos agentes públicos, é o que impulsiona a exigência por condutas éticas na administração. A ética orienta o cidadão a não se omitir diante de injustiças, o que é um exercício de cidadania.
d) Errada. O exercício da cidadania não se restringe apenas ao voto. Embora o voto seja um direito e dever fundamental e um dos exemplos mais claros de participação política, a cidadania envolve muito mais. Ela engloba a fiscalização das ações dos representantes eleitos, a participação em conselhos, movimentos sociais, debates públicos, e até mesmo atitudes éticas no dia a dia, como respeitar as regras de trânsito ou o próximo. O voto é o ponto de partida, não o ponto final da cidadania.
e) Errada. A ética democrática exige o cumprimento das normas legais, mas não uma obediência irrestrita ou cega. Em um Estado Democrático de Direito, as leis devem ser obedecidas, mas a própria Ética e o senso de justiça do cidadão permitem (e por vezes exigem) o questionamento de leis que sejam consideradas manifestamente injustas. Conceitos como a desobediência civil ou a objeção de consciência existem para lidar com a possibilidade de leis injustas, desde que não ultrapassem certos limites. O dever de obedecer à lei é uma premissa, mas ele deve ser racional e compatível com a busca pela justiça e pelo bem comum.
Questão: 24
Gabarito da questão: C
Comentários: O item I é uma conduta vedada. O Código de Ética, em seu Capítulo I, Seção III, Art. XV, alínea “a”, proíbe expressamente “o uso do cargo ou função, facilidades, amizades, tempo, posição e influências, para obter qualquer favorecimento, para si ou para outrem”. O foco dessa proibição é evitar que o servidor se aproveite da sua posição na máquina pública para conseguir vantagens ou beneficiar outras pessoas (sejam familiares, amigos, ou qualquer um), pois a função pública deve visar sempre o bem comum, e não interesses particulares.
O item II contém trechos de condutas vedadas, mas faz uma limitação em seu trecho final que torna a afirmação incompleta e errada. De fato, o Código de Ética, no Capítulo I, Seção III, Art. XV, alínea “f”, proíbe o servidor de “permitir que perseguições, simpatias, antipatias, caprichos, paixões ou interesses de ordem pessoal interfiram no trato com o público, com os jurisdicionados administrativos ou com colegas hierarquicamente superiores ou inferiores”. Note que a vedação não se limita apenas aos colegas de níveis hierarquicamente superiores, mas também aos de níveis hierarquicamente inferiores.
O item III é uma conduta vedada. O Código de Ética, no Capítulo I, Seção III, Art. XV, alínea “i”, estabelece que é proibido “iludir ou tentar iludir qualquer pessoa que necessite do atendimento em serviços públicos”. Enganar ou tentar enganar o cidadão que busca um serviço público é uma falha gravíssima contra a ética. O servidor tem o dever de prestar a informação correta e ser transparente, pois toda pessoa tem direito à verdade.
Questão: 25
Gabarito da questão: B
Comentários: a) Errada. A Subjetividade é o oposto do que se espera de um agente público. O servidor não pode agir com base em suas opiniões ou sentimentos pessoais (subjetividade). A atuação na Administração Pública deve ser objetiva e baseada no interesse público, na lei e nas regras. O princípio que combate a subjetividade é, justamente, a Impessoalidade, que é um princípio explícito da Constituição Federal
(caput do Artigo 37).
b) Certa. A Impessoalidade é um dos princípios explícitos da Administração Pública, ou seja, está expressamente previsto no caput do Artigo 37 da Constituição Federal, junto com os outros quatro (Legalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência – o famoso LIMPE). Esse princípio exige que o administrador público atue de forma neutra e igualitária, tratando a todos sem favoritismos ou perseguições. A ideia é que a atuação seja em nome do interesse público e do Estado, e não para promoção pessoal do agente ou benefício de amigos.
c) Errada. A Proporcionalidade é um princípio importante, mas ele é considerado um princípio implícito da Administração Pública. Isso significa que ele não está escrito de forma direta no Artigo 37 da Constituição Federal. No entanto, a Proporcionalidade é essencial e deve ser observada, pois exige que as decisões administrativas sejam adequadas, necessárias e que as vantagens superem as desvantagens (Proporcionalidade em sentido estrito). É um princípio que complementa os explícitos, mas não é um deles.
d) Errada. A Conveniência é um conceito relacionado ao mérito do ato administrativo, ligado ao poder discricionário da Administração (a possibilidade de escolher o momento e o modo mais oportuno para agir). Embora seja relevante, a Conveniência não é um princípio constitucional, seja ele explícito ou implícito, no sentido estrito que a doutrina e a jurisprudência aplicam aos princípios listados no Art. 37 da CF/88. Os princípios regem a atuação; a conveniência é um aspecto que a lei, em alguns casos, permite ao administrador analisar.
e) Errada. A Supremacia do Interesse Privado está totalmente errada. Na Administração Pública, o princípio fundamental que rege a relação entre o Estado e o indivíduo é a Supremacia do Interesse Público sobre o privado. Isso significa que o interesse da coletividade e o bem comum devem sempre prevalecer sobre os interesses particulares. É por causa desse princípio, por exemplo, que a Administração pode desapropriar um bem particular para uma obra de utilidade pública. Este é um princípio implícito fundamental, mas o que a alternativa propõe é o oposto do que a Constituição exige.
Questão: 26
Gabarito da questão: A
Comentários: a) Certa. A conduta do servidor é claramente um ato de improbidade que causa lesão ao erário, pois ele permitiu a aquisição de bem ou serviço por preço superior ao de mercado, o que é uma das condutas tipificadas no Art. 10, inciso V. O servidor agiu com a vontade livre e consciente de alcançar um resultado ilícito, o que está implícito na situação que indica que ele agiu sem justificativa técnica, beneficiando uma empresa e comprovadamente causando prejuízo. As sanções para esse tipo de ato incluem o ressarcimento integral do dano patrimonial e a perda da função pública.
b) Errada. O ato praticado não configura improbidade que importa em enriquecimento ilícito (Art. 9º). A própria situação hipotética deixa claro que “Ficou comprovado que o servidor não enriqueceu com o ato”. O enriquecimento ilícito exige que o agente aufira vantagem patrimonial indevida para si ou para outrem em razão do cargo. O ato se enquadra na categoria de lesão ao erário (Art. 10).
c) Errada. A conduta é muito mais grave do que uma simples infração ética. Por causar
lesão efetiva e comprovada ao erário , o ato é classificado como ato de improbidade administrativa (Art. 10). Não se trata de “infração ética, sem repercussão jurídica”, mas sim de um ilícito grave sujeito a sanções cíveis, como a perda da função pública e a suspensão dos direitos políticos. Além disso, o ato de improbidade ocorreu com dolo (vontade consciente de alcançar o resultado ilícito), e não com a ausência dele.
d) Errada. A conduta não é atípica. O ato de permitir ou facilitar a aquisição de bem ou serviço por preço superior ao de mercado é expressamente tipificado como ato de improbidade que causa lesão ao erário, no Art. 10, inciso V. O fato de o servidor não ter obtido vantagem pessoal (enriquecimento ilícito) não descaracteriza a improbidade por lesão ao erário, que é uma categoria diferente e independente.
e) Errada. O ato praticado, ao causar prejuízo financeiro claro, não se enquadra na
categoria de ato de improbidade que atenta contra os princípios da administração pública (Art. 11), pois essa categoria independe do reconhecimento de produção de danos ao erário. O ato é classificado, de forma mais precisa, como ato de improbidade que causa lesão ao erário (Art. 10). Além disso, a lesividade, nesse caso, foi efetiva e comprovadamente relevante, não se aplicando a limitação da sanção a ser aplicada.
Questão: 27
Gabarito da questão: D
Comentários: a) Errada. Pela Lei Anticorrupção, a empresa deveria ser responsabilizada, mesmo que a diretoria não tivesse conhecimento ou não tivesse autorizado o ato. A responsabilidade da pessoa jurídica é objetiva no âmbito administrativo e civil, ou seja, ela é responsabilizada pelos atos lesivos praticados em seu interesse ou benefício, independentemente de culpa ou autorização de seus dirigentes.
b) Errada. A responsabilização da pessoa jurídica é independente da responsabilização individual das pessoas naturais (dirigentes, administradores ou empregados, como o gerente). Além disso, a condenação criminal do gerente não é uma condição para que a empresa seja punida na esfera administrativa ou civil, pois a Lei Anticorrupção prevê a responsabilidade objetiva da pessoa jurídica.
c) Errada. O princípio da legalidade não limita a responsabilização da empresa apenas à esfera penal. A Lei nº 12.846/2013 (Lei Anticorrupção) dispõe sobre a responsabilização objetiva administrativa e civil das pessoas jurídicas por atos contra a administração pública. Portanto, as sanções previstas na lei são de natureza administrativa (como multa e publicação extraordinária da decisão condenatória) e judicial (como perdimento de bens e suspensão de atividades).
d) Certa. A Lei nº 12.846/2013, a Lei Anticorrupção, deixa claro no Art. 2º que as pessoas jurídicas serão responsabilizadas objetivamente nos âmbitos administrativo e civil, pelos atos lesivos praticados em seu interesse ou benefício. A responsabilidade independe da comprovação de que a diretoria tinha ciência ou autorizou o ato, bastando que o ato tenha sido praticado no interesse ou benefício da empresa, o que ocorreu na busca por aditivos contratuais.
e) Errada. A Lei Anticorrupção adota a responsabilidade objetiva para a pessoa jurídica. Isso significa que a responsabilização independe de comprovação de culpa (dolo ou negligência) da pessoa jurídica. A comprovação de culpa (culpabilidade) é exigida apenas para os dirigentes ou administradores individuais.
Questão: 28
Gabarito da questão: E
Comentários: a) Errada. A conduta do servidor não o sujeita apenas à responsabilização civil. O ato de valer-se do cargo para proveito pessoal ou de outrem configura uma infração administrativa grave, sujeita a penalidades disciplinares, além de possível responsabilização civil e penal. A responsabilidade do servidor é examinada nas três esferas (civil, penal e administrativa), que são independentes entre si, conforme o Art. 125.
b) Errada. O fato de o servidor estar em licença para tratar de interesses particulares não torna sua conduta lícita. Essa licença é sem remuneração e é prevista no Art. 91. No entanto, mesmo licenciado, o servidor não pode utilizar o cargo ou sua identificação para lograr proveito pessoal ou de outrem, como proíbe o Art. 117, inciso IX. A vedação de participar de gerência de sociedade privada é a regra, sendo permitido exercer essa atividade em licença para tratar de interesses particulares, mas o uso da identificação funcional para intermediar contratos é um desvio que atenta contra a dignidade da função pública.
c) Errada. A conduta do servidor, que é utilizar a identificação funcional para intermediar contratos, não se enquadra como “exercício irregular de função pública” punível apenas com advertência. A infração cometida é a de “valer-se do cargo para lograr proveito pessoal ou de outrem, em detrimento da dignidade da função pública”, que é uma proibição grave listada no Art. 117, inciso IX. A violação desse inciso está sujeita à penalidade de demissão, conforme o Art. 132, inciso XIII e Art. 137. A advertência é aplicada para infrações mais leves, listadas nos incisos I a VIII e XIX do Art. 117.
d) Errada. A conduta do servidor pode e deve ser punida, pois a ausência de prejuízo ao erário (dano financeiro) não é o único critério para a punição disciplinar. O ato de valer-se do cargo para lograr proveito pessoal ou de outrem já é uma infração disciplinar grave, mesmo que não tenha causado um dano patrimonial imediato, pois atinge a moralidade administrativa e a dignidade da função pública.
e) Certa. A conduta de utilizar a identificação funcional e a posição de servidor para intermediar contratos, mesmo durante uma licença, caracteriza a infração de “valer-se do cargo para lograr proveito pessoal ou de outrem, em detrimento da dignidade da função pública”, proibida pelo Art. 117, inciso IX. Essa infração é punível com a pena de demissão, nos termos do Art. 132, inciso XIII, que remete ao citado inciso IX do Art. 117. A gravidade da conduta reside na violação da ética e da moralidade administrativa.
Questão: 29
Gabarito da questão: C
Comentários: a) Errada. Embora o princípio da legalidade seja fundamental, a conduta do servidor pode e deve ser punida. A Lei Complementar prevê vários deveres a serem
observados pelo servidor, como o de exercer com zelo e dedicação as atribuições
do cargo , observar as normas legais e regulamentares , e tratar com urbanidade as pessoas. Além disso, valer-se do cargo para lograr proveito pessoal ou de outrem, em detrimento da dignidade da função pública, é uma proibição grave. Usar o cargo para prejudicar colegas por desavenças pessoais é uma conduta que claramente fere esses deveres e proibições, sendo passível de punição disciplinar.
b) Errada. A conduta do servidor, que é valer-se do cargo para lograr proveito pessoal (no caso, satisfazer uma vingança pessoal, prejudicando colegas), configura uma infração disciplinar grave, pois é listada no Art. 116, inciso IX (valer-se do cargo para lograr proveito pessoal ou de outrem, em detrimento da dignidade da função pública). A transgressão desse inciso é punível com a pena de demissão, conforme o Art. 122, inciso XIII e Art. 132. Advertência verbal é uma sanção para infrações menos graves e não se aplica a esse caso.
c) Certa. A conduta do servidor configura, de fato, um desvio de finalidade no âmbito do Direito Administrativo, pois ele usa o poder discricionário da avaliação de desempenho com uma finalidade particular ilícita (prejudicar colegas), em vez de usar para a finalidade pública (medir o desempenho para o interesse da Administração). Além disso, a conduta é uma infração disciplinar grave, pois viola o dever de manter conduta compatível com a moralidade administrativa e a proibição de valer-se do cargo para lograr proveito pessoal ou de outrem, o que é punível com demissão, conforme os Arts. 116, inciso IX e 122, inciso XIII.
d) Errada. A avaliação de desempenho possui elementos discricionários, mas não permite o uso de critérios subjetivos com o fim de prejudicar. O ato é uma infração disciplinar grave, pois se enquadra na proibição de valer-se do cargo para lograr proveito pessoal ou de outrem.
e) Errada. A possível anulação da avaliação na esfera administrativa não tem o
poder de excluir a responsabilização disciplinar do servidor. A responsabilidade
administrativa do servidor só é afastada em caso de absolvição criminal que negue
a existência do fato ou sua autoria, e não pela simples anulação do ato. O servidor
responde administrativamente pelo exercício irregular de suas atribuições, e a anulação
do ato não apaga a conduta ilícita praticada por ele.
Questão: 30
Gabarito da questão: E
Comentários: a) Errada. A progressão funcional não é irrevogável. O desenvolvimento na carreira (que inclui progressão e promoção) é uma vantagem que pode ser revista. A
Administração Pública tem o poder-dever de anular seus próprios atos quando eivados
de ilegalidade, o que se aplica a um benefício obtido por um servidor que praticou condutas ilícitas ou incompatíveis com a moralidade.
b) Errada. A progressão funcional não é um direito adquirido no sentido de ser imutável, especialmente quando há um questionamento sobre a conduta do servidor. O Art. 11 da Lei nº 2.474/2023 institui o Sistema de Avaliação de Desempenho, que é usado como critério para a evolução funcional. A progressão e a promoção podem ser suspensas ou negadas a servidores que praticaram certas faltas, como suspensãoou faltas injustificadas. Se as condutas incompatíveis vierem à tona, a legalidade do ato de concessão pode e deve ser revista pela Administração.
c) Errada. A reversão ou anulação de um ato administrativo que concede uma vantagem, quando há questionamento sobre a legalidade ou a conduta do beneficiário, não depende de uma decisão judicial com trânsito em julgado. A própria Administração Pública tem o poder de revisar seus atos (autotutela) e pode anular a progressão por meio de um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) ou um processo administrativo específico, desde que garanta o contraditório e a ampla defesa.
d) Errada. A reversão de uma vantagem funcional nunca é automática, pois envolve
a aplicação de uma penalidade ou a anulação de um ato que gerou um benefício ao
servidor. É fundamental que haja a abertura de um processo administrativo formal para apurar os fatos e garantir que o servidor tenha o direito de se defender e contestar a denúncia, em observância aos princípios constitucionais do contraditório e da ampla defesa.
e) Certa. A reversão da progressão funcional, por ser um ato que afeta a esfera de
direitos do servidor, deve ocorrer por meio de processo administrativo que garanta o
contraditório e a ampla defesa. Isso se deve ao princípio constitucional do devido processo legal, que exige que qualquer penalidade ou anulação de ato que impacte o servidor seja precedida de um processo onde ele possa se defender.
Gabarito SMSA Boa Vista RR: Atualidades
Prof. Cleber Monteiro
Questão 31
Gabarito da questão: A
Comentários: O Brasil busca exatamente esse papel: projetar-se como mediador neutro e confiável, principalmente em fóruns como ONU, G20 e BRICS, reforçando sua legitimidade nas estruturas globais de governança. Essa postura está alinhada à tradição diplomática brasileira de defesa do multilateralismo e da solução pacífica de controvérsias.
Questão 32
Gabarito da questão: D
Comentários: A alternativa D está correta porque expressa exatamente o conceito clássico e oficial de desenvolvimento sustentável, formulado no Relatório Brundtland (1987), elaborado pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento da ONU.
Questão 33
Gabarito da questão: D
Comentários: A alternativa D expressa o princípio da transição energética sustentável, que depende de políticas públicas coordenadas, inovação tecnológica verde, participação de empresas e governos e de uma mudança cultural e institucional voltada à sustentabilidade. Portanto, ela expressa bem o movimento global de descarbonização e a busca por um novo modelo de desenvolvimento compatível com os limites ambientais do planeta
Questão 34
Gabarito da questão: B
Comentários: item B: Os simuladores virtuais (como laboratórios de anatomia 3D, simuladores de voo e de engenharia) oferecem experiências realistas e imersivas, tornando o aprendizado mais prático e seguro. Contudo, ainda há limitações e riscos, como erros de programação, dependência de infraestrutura tecnológica, custos e necessidade de atualização constante. Ou seja, mesmo que sejam ferramentas virtuais, não estão totalmente livres de falhas e riscos, o que torna essa alternativa correta e equilibrada.
Questão 35
Gabarito da questão: E
Comentários: O item traduz o fenômeno atual de afirmação identitária e reconhecimento racial no Brasil. O Censo 2022 revelou que o país passa por uma mudança cultural profunda, em que mais brasileiros reconhecem sua origem afrodescendente, rompendo com o padrão histórico de embranquecimento das declarações censitárias.
Gabarito SMSA Boa Vista RR: Noções de informática
Prof. Fabrício Melo
Questão 36
Gabarito da questão: E
Comentários: O Gerenciador de Tarefas (Task Manager) é a ferramenta nativa do Windows que exibe processos em execução, uso de CPU, memória, disco e rede, além de permitir encerrar tarefas e analisar o desempenho geral do sistema. É justamente o recurso que o usuário utilizaria na situação descrita.
Questão 37
Gabarito da questão: C
Comentários: A opção de navegação privada, também chamada de modo anônimo(no Chrome) ou janela privativa (no Firefox e Edge), impede que o navegador armazene histórico, cookies e dados de formulários locais. Ela aumenta a privacidade, embora não torne o usuário completamente anônimo na Internet.
Questão 38
Gabarito da questão: B
Comentários: O cavalo de troia (trojan horse) é um software malicioso disfarçado de legítimo, usado para enganar o usuário e abrir brechas de segurança no sistema, fornecendo acesso remoto, instalação de outros malwares ou roubo de dados.
Questão 39
Gabarito da questão: E
Comentários: O LinkedIn é de fato uma rede social profissional, voltada para o networking, apresentação de currículos, interação entre empresas e profissionais e divulgação de oportunidades de emprego. É reconhecida como plataforma de talentos e negócios.
Comentário do Item II: Certo. O Instagram tem por foco o compartilhamento de fotos e vídeos, muitas vezes com caráter estético, pessoal ou comercial. Permite interações sociais como curtidas, comentários, stories, reels e mensagens diretas, cumprindo exatamente o que o item descreve.
Comentário do Item III: Certo. O WhatsApp é um aplicativo de mensagens instantâneas privadas, não uma rede social aberta, mas seus recursos de grupos e comunidades possibilitam interação coletiva e troca de informações, funcionando de modo semelhante a uma rede social restrita.
Questão 40
Gabarito da questão: C
Comentários: O Google Drive é um serviço de computação em nuvem, que permite armazenar, acessar e compartilhar arquivos pela Internet, independentemente do dispositivo em uso. Ele representa bem o conceito descrito no enunciado.
Redação Oficial
prof.Gustavo Silva
QUESTÃO NÚMERO: 41
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: O pronome de tratamento que se emprega para embaixadores é Vossa Excelência (V. Exa.); assim, o endereçamento começará com A Sua Excelência o Senhor.
Como o vocativo é integrado por Senhor e o cargo, teremos Senhor Embaixador.
Gabarito SMSA Boa Vista RR: Racíocinio Lógico Matemático
Prof. Josimar Padilha
Questão 45
Gabarito da questão: C
Comentários: Se Maria aplicar R$ 10.000,00 durante três meses em um investimento a juros simples com uma taxa de 2% ao mês, ao final dessa aplicação, quanto ela terá?
Dados:
Capital (C) = R$ 10.000,00
Taxa (i) = 2% ao mês = 0,02
Prazo (n) = 3 meses
Fórmula:
M = C × (1 + i × n)
Substituindo os valores:
M = 10.000 × (1 + 0,02 × 3)
M = 10.000 × (1 + 0,06)
M = 10.000 × 1,06
M = 10.600
Resultado: Maria terá ao final da aplicação o montante de R$ 10.600,00.
Observação: Em juros simples, a taxa incide sempre sobre o capital inicial. Se fosse juros compostos, o cálculo seria diferente, pois a taxa incidiria mês a mês sobre o saldo acumulado.
Questão 46
Gabarito da questão: sem gabarito
Comentários: Determinando um órgão de saúde municipal, relacionado à prevenção de doenças, gasta mensalmente conforme os valores abaixo:
| Tipo de despesa | Valor (R$) |
| Prevenção de doenças | R$ 100.000,00 |
| Pessoal | R$ 70.000,00 |
| Medicamentos | R$ 17.000,00 |
| Aluguel | R$ 8.000,00 |
| Energia e água | R$ 5.000,00 |
Total das despesas mensais:
Total = 100.000 + 70.000 + 17.000 + 8.000 + 5.000
Total = 200.000
Percentual gasto com pessoal:
Percentual = (70.000 / 200.000) × 100
Percentual = 35%
Conclusão: O gasto mensal com pessoal representa 35% do total das despesas mensais. Observa-se que nenhuma das alternativas apresentadas (entre 50% e 70%) corresponde a esse valor, portanto, com os dados fornecidos, a resposta correta é 35%.
Questão 46
Gabarito da questão: B
Comentários: A produção de soja em Roraima foi P em 2021. Nos anos seguintes, ocorreram os seguintes percentuais de variação:
2024: queda de 5% em relação a 2023.
Deseja-se determinar a variação percentual da produção de 2024 em relação à de 2021.
Representação matemática:
Produção em 2021 = P
Produção em 2022 = P × 1,10
Produção em 2023 = P × 1,10 × 1,10
Produção em 2024 = P × 1,10 × 1,10 × 0,95
Simplificando a expressão:
P₍₂₀₂₄₎ = P × 1,10² × 0,95
P₍₂₀₂₄₎ = P × 1,21 × 0,95
P₍₂₀₂₄₎ = P × 1,1495
Interpretação: O fator 1,1495 indica que a produção de 2024 é 1,1495 vezes a produção de 2021, ou seja, houve um acréscimo de 14,95% em relação a 2021.
Conclusão: A variação percentual da produção de 2024 em relação a 2021 foi de aproximadamente +15%.
Observação: o cálculo utiliza variações percentuais compostas, pois cada variação incide sobre o valor atualizado do ano anterior.
2022: aumento de 10% em relação a 2021;
2023: novo aumento de 10% em relação a 2022;
Questão 50
Gabarito da questão: D
Comentários:
(Combinação com Repetição)
Uma prefeitura vai realizar uma gincana cultural e dispõe de 9 modelos de cadernos e 5 modelos de marcadores para montar kits de pintura, cada um contendo 2 cadernos e 3 marcadores. É permitido que os kits contenham modelos repetidos de cadernos e marcadores. Deseja-se determinar o número total de kits distintos que podem ser montados.
Combinações de Cadernos:
Como há 9 modelos de cadernos e serão escolhidos 2, com repetição permitida e sem importar a ordem, utiliza-se a fórmula da combinação com repetição:
C₍r₎⁽n⁾ = (n + r – 1)! / [r! × (n – 1)!]
C₍2₎⁽9⁾ = (9 + 2 – 1)! / [2! × (9 – 1)!] = 10! / (2! × 8!) = 45
Logo, existem 45 maneiras distintas de escolher os cadernos.
Combinações de Marcadores: Há 5 modelos de marcadores e serão escolhidos 3, também com repetição permitida. Aplica-se novamente a fórmula:
C₍3₎⁽5⁾ = (5 + 3 – 1)! / [3! × (5 – 1)!] = 7! / (3! × 4!) = 35
Portanto, existem 35 maneiras distintas de escolher os marcadores.
Total de Kits Possíveis: As escolhas dos cadernos e dos marcadores são independentes, portanto o total de kits possíveis é o produto: Total = 45 × 35 = 1.575
Conclusão: O número de kits de pintura distintos que podem ser montados é 1.575.
Observação: a expressão usada é típica de problemas de combinação com repetição, onde a ordem dos elementos não importa e é possível repetir modelos.
Questão 51
Gabarito da questão: C
Comentários:
Três colegas de trabalho – Ana, Camila e Bruna – pretendem ir a um concerto musical. A probabilidade de cada uma ir ao concerto é dada por:
- P(Ana) = 2/5
- P(Camila) = 1/2
- P(Bruna não ir) = 2/3, logo P(Bruna) = 1/3.
Sabendo que as idas são eventos independentes, deseja-se calcular a probabilidade de que pelo menos uma delas vá ao concerto.
Estratégia de cálculo:
É mais simples calcular a probabilidade complementar: nenhuma delas ir ao concerto.
P(pelo menos uma vai) = 1 − P(ninguém vai)
Cálculo da probabilidade de nenhuma ir:
P(ninguém vai) = P(Ana não vai) × P(Camila não vai) × P(Bruna não vai)
P(Ana não vai) = 1 − 2/5 = 3/5
P(Camila não vai) = 1 − 1/2 = 1/2
P(Bruna não vai) = 2/3
P(ninguém vai) = (3/5) × (1/2) × (2/3) = 1/5
Cálculo da probabilidade de pelo menos uma ir:
P(pelo menos uma vai) = 1 − 1/5 = 4/5
Conclusão: A probabilidade de que pelo menos uma das três vá ao concerto é de 4/5.
Observação: como os eventos são independentes, as probabilidades são multiplicadas diretamente. A soma das probabilidades só é usada quando os eventos são mutuamente excludentes.
Questão 52
Gabarito da questão: E
Comentários: Os servidores de uma prefeitura receberam um reajuste salarial que assegurou um ganho real de 5%, sabendo-se que a inflação acumulada no período foi de 5%. Deseja-se determinar a taxa aparente (ou nominal) do reajuste.
Relação entre as taxas:
A relação entre taxa aparente (i), taxa real (r) e inflação (f) é dada por:
1 + i = (1 + r) × (1 + f)
Substituindo os valores:
1 + i = (1 + 0,05) × (1 + 0,05)
1 + i = 1,05 × 1,05 = 1,1025
i = 0,1025 = 10,25%
Interpretação: A taxa aparente representa o reajuste total aplicado ao salário, considerando tanto o ganho real quanto a inflação. Assim, mesmo que o ganho real tenha sido de 5%, o reajuste total foi de 10,25%.
Conclusão: A taxa aparente do reajuste recebido foi de 10,25%.
Observação: se fosse uma simples soma das taxas (5% + 5% = 10%), o resultado seria apenas uma aproximação. O cálculo exato é multiplicativo, pois as variações percentuais incidem sobre valores atualizados.
Questão 53
Gabarito da questão: A
Comentários: Um prédio público será erguido em forma de um prisma reto cuja base é um hexágono regular. O diâmetro do círculo que inscreve o hexágono é igual a 20 metros e a altura entre o chão e o teto é de 3 metros. Deseja-se calcular o volume interno da edificação.
Identificação dos elementos geométricos:
O diâmetro do círculo circunscrito ao hexágono é 20 m, logo o raio é R = 10 m. Em um hexágono regular, o raio do círculo circunscrito é igual ao lado (a), portanto: a = 10 m.
Cálculo da área da base (hexágono regular):
A área do hexágono regular é dada por:
A = (3√3 / 2) × a²
Substituindo a = 10 m:
A = (3√3 / 2) × 10² = (3√3 / 2) × 100 = 150√3 m²
Cálculo do volume do prisma:
O volume do prisma é dado por:
V = A base × altura
V = 150√3 × 3 = 450√3 m³
Conclusão:
O volume interno da edificação é 450√3 m³.
Observação: o hexágono regular pode ser decomposto em 6 triângulos equiláteros de lado a, cada um com área (√3/4)a², o que resulta na mesma fórmula geral A = (3√3/2)a².
Gabarito SMSA Boa Vista RR: Conhecimentos específicos
Prof. Elvis Miranda
Questão 44
Gabarito da questão: A
Comentários: Segundo o Dicionário de Terminologia Arquivística, do Arquivo Nacional, o princípio da unicidade significa que “Os documentos de arquivo devem conservar o seu caráter único, em função do seu contexto de produção, independente de sua forma, gênero, tipo ou suporte”.
Cabe destacar que este princípio não se refere ao número de cópias dos documentos, mas sim ao fato de que cada documento, independentemente do número de cópias produzidas, é único dentro do seu contexto.
Portanto, o enunciado se refere a este princípio arquivístico, sendo o item A o item correto. Os demais itens se referem a outros princípios arquivísticos previstos na literatura da área.
Prof. Luciano Dutra
Questão 54
Gabarito da questão: E
Comentários: Conforme o art. 5º, XI, da CF/88, “a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial”.
Questão 55
Gabarito da questão: B
Comentários: Segundo o art. 5º, LXXIII, da CF/88, “qualquer cidadão é parte legítima para propor ação popular que vise a anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada má-fé, isento de custas judiciais e do ônus da sucumbência”.
Questão 56
Gabarito da questão: A
Comentários: De acordo com o art. 32, § 1º, da CF/88, “ao Distrito Federal são atribuídas as competências legislativas reservadas aos Estados e Municípios”.
Questão 57
Gabarito da questão: A
Comentários: Conforme o art. 44, da CF/88, “o Poder Legislativo é exercido pelo Congresso Nacional, que se compõe da Câmara dos Deputados e do Senado Federal”.
Questão 58
Gabarito da questão: E
Comentários: Segundo o art. 37, XVI, da CF, “é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto, quando houver compatibilidade de horários, observado em qualquer caso o disposto no inciso XI: a) a de dois cargos de professor; b) a de um cargo de professor com outro técnico ou científico; c) a de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas”.
Questão 60
Gabarito da questão: E
Comentários: Segundo o art. 6º, da CF/88, “são direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição”. De fato, os direitos à moradia e ao lazer são a todos assegurados, em razão da dignidade humana e da universalidade.
Prof. Antônio Alex Pinheiro
Questão 59
Gabarito da questão: A
Comentários: O artigo 170, inciso V da Constituição Federal de 1988 estabelece que a ordem econômica tem como um de seus princípios a defesa do consumidor. Isso significa que a proteção ao consumidor é um valor constitucional que orienta a atividade econômica no país.
Comentário do Prof. Luciano Dutra: Conforme o art. 170, V, da CF/88, “a ordem econômica, fundada na valorização do trabalho humano e na livre iniciativa, tem por fim assegurar a todos existência digna, conforme os ditames da justiça social, observados os seguintes princípios: […] V – defesa do consumidor”.
Gabarito SMSA Boa Vista RR: gabarito preliminar
A consulta individual aos gabaritos preliminares estará disponível no endereço eletrônico: http://www.cebraspe.org.br/concursos/pref_boa_vista_25_saude, no período de 4 e 6 de novembro de 2025.
Gabarito SMSA Boa Vista RR: recursos
Os recursos poderão ser interpostos por meio do Sistema Eletrônico de Interposição de Recurso, no endereço eletrônico http://www.cebraspe.org.br/concursos/pref_boa_vista_25_saude.
Gabarito SMSA Boa Vista RR: análise
Fez a prova do concurso SMSA Boa Vista RR neste domingo (2/11)? Deixe nos comentários a sua análise sobre a prova.
• O que você achou do nível de dificuldade da prova?
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| Destaques: |
Resumo do concurso SMSA Boa Vista RR
| Concurso SMSA Boa Vista RR | Prefeitura Municipal |
|---|---|
| Situação atual | Edital publicado |
| Banca organizadora | Cebraspe |
| Cargos | Diversos |
| Escolaridade | Médio, técnico e superior |
| Carreiras | Saúde |
| Lotação | Boa Vista RR |
| Número de vagas | 672 + CR |
| Remuneração | R$ 1.971,03 a R$ 7.506,17 |
| Inscrições | 14/08 a 04/09/2025 |
| Taxa de inscrição | R$ 80 / R$ 100 / R$ 180 |
| Data da prova objetiva | 02/11/2025 |
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