A preparação para um concurso público não acontece apenas entre livros, questões e horas de estudo. Existe uma prova silenciosa acontecendo todos os dias: a capacidade de lidar com as próprias emoções. Comparar-se constantemente com outros candidatos, acreditar que nunca está estudando o suficiente, sentir culpa ao descansar e transformar cada erro em uma confirmação de incapacidade são algumas das armadilhas emocionais mais comuns do concurseiro.
Aos poucos, a preparação pode deixar de ser um projeto importante e se transformar em uma medida de valor pessoal. E é justamente aí que mora o perigo: uma reprovação é um resultado, não uma definição de quem você é.
Outra armadilha frequente é acreditar que será preciso estar motivado, confiante e emocionalmente bem todos os dias para continuar. Não será. A trajetória é naturalmente marcada por oscilações, dúvidas, cansaço e frustrações. Maturidade emocional não significa eliminar esses sentimentos, mas aprender a atravessá-los sem abandonar o próprio caminho.
O concurseiro emocionalmente saudável entende que descansar também faz parte da preparação, que o progresso nem sempre é visível e que a aprovação não precisa custar a própria saúde mental. O objetivo é conquistar uma vaga sem perder a si mesmo durante o percurso.
No nosso divã de hoje, falaremos sobre as 30 armadilhas emocionais do concurseiro. Vamos ? Aguardo vocês!
No Divã com Juliana Gebrim | Saúde mental e as bets
🗓️25/08, às 18h30 no canal do YouTube
![[PLANTÃO DE EDITAIS] 2° lote – Cabeçalho](https://blog-static.infra.grancursosonline.com.br/wp-content/uploads/2026/08/17101712/plantao-editais-lote2-cabecalho.webp)
![[PLANTÃO DE EDITAIS] 2° lote – Post](https://blog-static.infra.grancursosonline.com.br/wp-content/uploads/2026/08/17102051/plantao-editais-lote2-post.webp)


