A arte de mudar vidas

Avatar


4 de Julho de 2019

Sou Gabriel Granjeiro, sócio-fundador e CEO do Gran Cursos Online. Minha missão é uma só: oferecer o melhor conteúdo e as melhores técnicas para você mudar de vida.

O Gran Cursos Online, em essência, é exatamente isto: uma empresa com o objetivo de transformar vidas por meio da educação. Nosso propósito é transformar a realidade de todos que almejem, pelo próprio esforço, subir de patamar e, de quebra, contribuir para melhorar nosso Brasil, atuando como servidores públicos e profissionais de excelência.

Acredito de verdade que isso é possível, e foi essa crença, compartilhada com Rodrigo Calado, que me uniu a ele mais de 5 anos atrás para criarmos o Gran Cursos Online.

Hoje somos mais de 230 colaboradores diretos, mais de 500 professores e centenas de parceiros Brasil e mundo afora. Se somarmos todos os envolvidos, são cerca de mil pessoas empenhadas nessa proposta que vem revolucionando o estudo à distância para concursos públicos, sempre com muita ética e responsabilidade.

Confesso que as dimensões tomadas por nosso projeto ainda me assustam um pouco, mas, para mim, o Gran é muito mais do que um emprego ou mera obrigação fiduciária. Tornou-se minha missão com você.

Meu trabalho não é dar aula nem orientar os estudos dos alunos. Há especialistas de cada área aptos a fazer isso com maestria. Meu trabalho, aqui, é encontrar as pessoas certas para os lugares certos, gerir em parceria com o Rodrigo todo esse pessoal e servir continuamente o nosso aluno, levando a ele as novidades da área educacional que possam potencializar seu aprendizado e mantendo-o a par de tudo de relevante que acontece no mundo dos concursos.

É isso que me move. É o que me faz muitas vezes ir embora da empresa perto da meia-noite, depois de 16 horas de trabalho ininterrupto. É o que me impulsiona a redigir um artigo diferente a cada semana, a ser enviado para o e-mail de nossos seguidores toda segunda-feira à noite. É o que me incentiva a estudar sobre as melhores práticas de gestão, a fim de aperfeiçoar nossa empresa. É o que me leva a ser incansável em minhas pesquisas sobre desenvolvimento pessoal, tudo para acolher nossos alunos nas redes sociais e em nosso site, pois percebo como o aspecto emocional pesa na motivação de cada um.

Sou obcecado pelo que faço. Aqui, no Gran, usamos muito a palavra “imparável” para nos referirmos a nós mesmos e à filosofia na qual acreditamos, de persistir sempre. O termo não é empregado com a acepção de “nunca pausar”, ou de “nunca fazer um ajuste de percurso”, ou, ainda, de “insistir no erro”. Ser imparável significa para nós, simplesmente, “não desistir”. Nunca desistiremos de nossos alunos.

Fico feliz em dizer que nosso compromisso vem gerando bons resultados. Temos aprovado alunos do Brasil inteiro, nos mais variados concursos como no MPU, onde aprovamos 54% dos técnicos dentro das vagas e um a cada quatro aprovados em todo o Brasil, em ambos os cargos. Na Câmara Legislativa do DF, concurso de altíssimo nível, aprovamos 40,22% de TODOS os aprovados. Para Delegado da PC-GO, aprovamos 24 alunos, incluindo o primeiro lugar. Para Delegado de Polícia Federal, aprovamos 66 alunos para a prova oral. Para Agente e Escrivão da PF, aprovamos 295 alunos. Esses são apenas alguns (poucos) resultados.

Tive a satisfação de conhecer pessoalmente vários desses felizardos, convidados a nos visitar em Brasília. Converso com eles. Rodrigo conversa com eles. Nossa equipe conversa com eles. Bebendo da fonte de quem atingiu alto nível como eles, extraímos feedback e, munidos dessa preciosa informação, seguimos promovendo ainda mais melhorias em nosso método, em nossa forma de trabalhar.

É de conhecimento geral que o Brasil vive um cenário difícil já há algum tempo. Sem dúvida, os concursos estão cada vez mais competitivos.

Sabendo disso, alguém próximo a você talvez esteja tentando convencê-lo a tentar outro caminho. Não há nada de errado em seguir outro rumo, se você acreditar que essa é mesmo a melhor opção. Mas, se não é o caso, e você enxergar o concurso público como o meio mais indicado para ajudá-lo a dar uma guinada em sua vida – e eu posso assegurar que é assim para muitas pessoas –, não se deixe influenciar por quem procura demovê-lo de seu projeto, por quem afirma que você não é capaz.

Questione a si mesmo sempre. Você está satisfeito em sua atual condição? Está feliz com o que faz? Seu salário atende todas as suas necessidades e viabiliza a realização de todos os seus sonhos?

Apenas depois de responder cada uma dessas perguntas você poderá concluir se está disposto a pagar o preço para, por meio do estudo, conquistar a prosperidade que sempre buscou, seja ela de ordem material, financeira mesmo; seja ela atinente a sua realização pessoal. Melhor ainda se a satisfação for plena e alcançar todas essas esferas de uma vez.

Embarcar nessa jornada rumo à mudança de vida dá medo. É palpável o receio que temos de falhar e decepcionar a nós mesmos ou a quem amamos. Temos muitos medos, alguns dos quais não fazem sentido algum. Tememos até fatos possíveis, porém improváveis. O medo é instintivo; aliás, foi o que garantiu a sobrevivência do ser humano ao longo da história. Em alguma medida, é positivo, ao nos impedir de baixar a guarda e nos obrigar a agir em certas situações. Não pode, porém, cruzar a linha que o separa de se tornar paralisante, com potencial de nos deixar inertes, incapazes de tentar e fazer o que tem de ser feito. Quanto atinge esse patamar, o que era salutar transforma-se no maior destruidor de sonhos.

Tenho medo de muitas coisas, mas meu maior temor é o de me arrepender por não haver nem sequer tentado. Arrependimento dói. Dói muito. É uma das piores sensações que podemos experimentar. Reflita sobre isso quando a dúvida e a incerteza estiverem prestes a parar você.

Hoje não quero lhe vender nada. Também não vim convidá-lo para um evento. Tampouco usarei estas linhas para divulgar uma nova revolução que promoveremos no mundo dos concursos. Só queria mesmo conversar um pouco sobre como somos todos nós, aqui, do Gran, além de compartilhar com você um breve pensamento que tive. Este e-mail foi escrito sem plano, agora pela manhã, vindo direto do coração. Se você o leu até o fim, sou muito grato. Sei bem o quanto vale o seu tempo.

Reitero que você poderá sempre contar comigo e com toda a nossa equipe de imparáveis.

Um abraço,


Gabriel Granjeiro – Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online. Vive e respira concursos há mais de 10 anos. Formado em Administração e Marketing pela New York University, Leonardo N. Stern School of Business. Fascinado pelo empreendedorismo e pelo ensino a distância.

 

 

Avatar


4 de Julho de 2019