A escolha do concurso público certo

A-escolha-do-concurso-público-certo

Etimologicamente, a palavra escolher significa eleger, preferir, selecionar, optar. Daí a dificuldade que muitos candidatos apresentam na escolha do concurso certo para o seu perfil, já que essa decisão pode determinar o seu sucesso ou fracasso, seja na aprovação ou no exercício do cargo desejado.

Na atual conjuntura em que os concursos públicos estão cada vez mais concorridos e os concursandos estão cada vez mais bem preparados para o certame, é de suma importância tomar a decisão certa. Desse modo, o primeiro passo é idealizar qual carreira seguir, em seguida fazer o levantamento do último edital na área desejada e verificar sua afinidade com as disciplinas básicas do concurso pretendido. Contudo, é importante frisar que em vários concursos sempre há mudanças em relação ao último edital.

Outra boa ideia é procurar saber o máximo sobre as funções que serão desempenhadas após a posse. Dessa forma, o candidato poderá comparar suas aptidões e anseios pessoais com a natureza da função. Vale lembrar que fazer o que se gosta é fundamental para ser bem-sucedido e feliz. Uma vez escolhida a carreira, o segundo passo é escolher o concurso. O candidato deve fazer um levantamento das seleções anteriores, para saber qual costuma ser o intervalo entre elas, o que costuma ser cobrado na prova, entre outros aspectos. Dessa forma, o candidato estará mais preparado para ir para o terceiro passo: estabelecer um cronograma de estudos e pesquisar sobre as notícias do certame, pois é preciso conhecer bem o estilo adotado pela banca examinadora. Costumo afirmar que aquele que é aprovado em vários concursos nem sempre é o candidato que melhor domina o assunto, mas, sim, aquele que domina melhor a técnica.

O quarto passo é verificar o possível número de vagas, pois normalmente o candidato é atraído pelo concurso que oferece uma quantidade maior de vagas. Contudo, nem sempre esse critério é válido, pois nos últimos três anos os editais com um pequeno número de vagas e cadastro de reserva foram os que mais realizaram nomeações. Exemplo: o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios que abriu edital de 40 vagas para cadastro de reserva já nomeou mais de dois mil servidores; o Superior Tribunal de Justiça, por meio do cadastro de reserva, já nomeou quase 400 servidores.

Portanto, é importante ser estrategista e optar, sempre que possível, por aquela vaga que consta como cadastro de reserva, ou ainda por aquele cargo que oferece poucas vagas. Ademais, corra contra a maré, pois os concursos de nível médio são bem mais concorridos que os concursos que exigem nível superior e por essa razão as avaliações se tornam mais difíceis.

O quinto passo é a preparação. Escolha os melhores professores e invista alto, uma vez que o retorno valerá à pena. É importante também que essa preparação seja antecipada, com pelo menos de seis meses a um ano antes do concurso pretendido, porque, quando o edital for publicado, você já estará em outro estágio: resolução de questões. Muitos concursandos sempre me perguntam: professor, estudo há dois, três anos e não passo, o que devo fazer? A minha resposta sempre é a seguinte: você não sabe escolher, foca sempre nos certames mais concorridos ou ainda se inscreve em todos e não se prepara com qualidade para nenhum deles. Por isso, lembre-se sempre dos seguintes mandamentos: vontade, atenção, decisão, disponibilidade, dedicação e perseverança, já que esses poderão ser os pilares da sua aprovação. Enfim, pense,analise e escolha certo, pois o seu futuro depende só de você.

 

Professor Will Félix










Avatar
Equipe Gran Cursos Online
1 comentário

1 Comentário

  1. Avatar

    STÉPHANE

    11/12/2013 17:41em17:41

    Professor eu com uma dúvida horrível,pois me inscrevi no concurso do MDIC s[o que ai saiu o edital do Banco do Brasil e a realização da prova dos dois certames será dia 9 de fevereiro.O que o senhor me aconselharia fazer?

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para o Topo