A importância de dar o primeiro passo

Avatar


19 de outubro2 min. de leitura

Ao longo desses 17 anos vivendo no mundo dos concursos públicos, pude notar que grande parte dos concurseiros iniciantes desanima ao ver o conteúdo de determinados editais. Alguns afirmam que “no tópico de Contabilidade, por exemplo, o candidato tem que ser contador, tamanha a dificuldade dos assuntos relacionados”. Outros insistem em falar que jamais irão zerar a quantidade de matérias e simplesmente nem começam.

A história que irei relatar neste artigo nos mostra a relevância de saber que, por mais que a jornada seja longa e extenuante, você precisa definir bem suas metas para que o seu objetivo se torne alcançável. Essas metas devem ser curtas (como bater a meta de estudos do dia), médias (como terminar um ciclo de seis dias de estudos) ou longas (zerar um edital, por exemplo).

Então, vamos lá! Guillormée era piloto de avião e voava sobre uma cordilheira quando seu pequeno monomotor entrou em pane e caiu. Felizmente ele não morreu. Porém, após passar a adrenalina da queda e sair da pequena cabine do avião, percebeu que suas dores eram absurdas e que não conseguiria andar. Nesse momento, Guillormée olhou à sua volta e se deu conta de que ali só havia gelo, montanhas e sua consciência.

Como piloto experiente, sabia que seria muito difícil chegar com vida em qualquer localidade onde houvesse pessoas capazes de ajudá-lo. Nessa hora, a depressão e o pânico de acreditar que seu fim estava próximo tomaram conta da sua cabeça. Guillormée pensou na família, nos amigos e em todos os sonhos que tinha e que não poderia realizar.

Algum tempo depois, já conformado com a situação, começou a pensar sobre quais medidas deveria adotar. Tomado pelo cansaço, acreditava que o melhor a ser feito seria simplesmente deitar e esperar perder a consciência para, enfim, morrer congelado.

Nesse momento, ele começou a lembrar dos filhos, que não veria crescer, e da esposa, que tanto amava, e pensou no quão difícil a vida deles seria sem a sua presença. Financeiramente, eles ficariam bem, pois Guillormée tinha providenciado uma apólice de seguros de vida para si, o que daria um conforto material razoável para sua família, mas havia um porém: eles precisariam apresentar um atestado de óbito para poder receber o seguro.

Naquele local de difícil acesso e isolado, provavelmente jamais alguém o encontraria e, dessa forma, seria dado como desaparecido. Sendo assim, a apólice não seria paga tão cedo. A família passaria por privações durante anos até que ele fosse declarado oficialmente morto.

Tomado pela dor, Guillormée se lembrou que, na parte baixa da cordilheira, havia um povoado e os moradores de lá costumavam caçar pela montanha. Ele sabia que a distância era longa, mas não havia sequer outra opção. Foi então que o piloto notou a necessidade de se colocar em pé. O esforço e as dores foram tão grandes que, no primeiro momento, ele apenas ficou parado.

Sabedor de toda a distância que deveria percorrer, tinha consciência da importância de dar início à caminhada. Foi então que Guillormée estipulou a meta de dar apenas um passo. E assim sucessivamente: “um passo de cada vez”, “só mais um”, e de novo, “só mais um passo”.

Com esse condicionamento mental positivo, percorreu um quilômetro após o outro e assim andou o dia todo. Ele não pensava na distância que ainda faltava, mas apenas em vencer cada passo. O foco dele estava na sua meta curta.

Em determinado momento, já totalmente exausto, desnutrido e praticamente sem sentidos, percebeu que havia à sua frente pessoas que o olhavam espantadas e pensou: “Agora já posso morrer tranquilamente”.

Guillormée ficou hospitalizado durante muitos dias até retomar suas forças e teve dedos dos pés amputados em função do congelamento que estes sofreram por causa da neve. A primeira pessoa que viu ao recobrar a consciência foi sua esposa. Por ter sobrevivido, pôde contar essa grande história de superação.

Essa grande lição nos mostra a necessidade de trabalharmos pensando no momento presente e sabermos que, para toda longa jornada, é imprescindível que seja dado o primeiro passo.

 

Avatar


19 de outubro2 min. de leitura