A prova é amanhã. E agora?

Avatar


03 de junho4 min. de leitura

Os dias antecedentes à prova do concurso almejado costumam ser de muita ansiedade. Diante desse momento de fragilidade no qual nossa mente se encontra, temos de cuidar para não deixar os maus pensamentos nos dominarem, porque isso pode nos prejudicar, colocando todo nosso esforço a perder. Você adquiriu muito conhecimento ao longo de todo esse tempo estudando, fez simulados e agora está ali a uma semana de atingir a sua meta.

O primeiro pensamento que você deve ter em sua consciência é que a PROVA não é um obstáculo, mas um desafio, uma OPORTUNIDADE. Se você passar, foi a oportunidade de alcançar um cargo, um emprego tão desejado; se não passar, foi uma chance para identificar suas dificuldades e checar aquilo em que precisa melhorar. Eu fui além: quando chegou a minha hora, enxerguei a prova como mais uma etapa a qual teria de cumprir formalmente para tomar posse, porque já havia determinado que passaria – mas esse é um papo que teremos num outro artigo.

Durante esse processo de estudo, inevitavelmente, vamos nos conhecendo e descobrindo o que dá certo ou não para nós. Participar de aulões é uma boa tática? ESTUDAR UM DIA ANTES É EFICIENTE? Tudo isso você já deve ter testado na execução dos simulados. Aos coachees acompanhados por mim, sempre indico realizar esses testes da forma mais real possível, resolvendo-os, inclusive, no dia anterior ao da prova. Conheço pessoas as quais obtiveram êxitos incríveis estudando um dia antes do concurso, revisando seus mapas mentais, suas anotações, mas também conheço outras que se dedicaram apenas ao lazer. TENHA CLARO O QUE FUNCIONA PARA VOCÊ.

No dia anterior, tendo estudado ou não, como tiver escolhido, procure DORMIR CEDO. Assim, você dormirá bem para acordar descansado no dia seguinte.

ALIMENTAR-SE BEM e de forma saudável um dia antes, sem comer nada que possa te prejudicar fisicamente, é muito importante. Você passa a maior parte do tempo consigo mesmo, então já sabe quais alimentos podem te causar uma azia, uma dorzinha de cabeça ou quaisquer outros desconfortos. Não se arrisque.

HIDRATE-SE. Beber água pode ajudar o cérebro a trabalhar mais rápido. A água aumenta o nível de memória, além de melhorar sua compreensão, sua concentração e o seu estado de ânimo.

SEPARE TODOS OS MATERIAIS necessários para a execução do concurso. Para isso outra dica importante é RELER NO EDITAL o que é permitido levar ou não. Fazendo isso, você saberá, por exemplo, qual cor de caneta terá de usar para preencher o cartão de respostas; qual procedimento deverá adotar nas provas discursivas nas quais é permitido levar alguma lei seca; até mesmo se é permitido levar alimentos em suas embalagens originais ou em potes transparentes.

LEVE ALGO PARA COMER QUE TE DÊ ENERGIA. Nesse dia, não é o ideal ficar restrito no quesito alimentar. Se você gosta de um chocolate, por que não?

ESCOLHA A ROUPA que usará durante o certame um dia antes da prova, algo confortável. Imagine que está indo para o seu primeiro dia de trabalho. LEVE UM CASACO, ainda que o dia esteja quente, pois vai que a sala esteja com ar condicionado em 15 ºC? Você deve fazer isso tudo para não ser surpreendido, e esses pequenos percalços não te tirem do foco de executar bem o que você já planejou.

SAIBA EXATAMENTE O LOCAL ONDE SERÁ SUA PROVA. Se possível, faça o trajeto, verifique se a informação do GPS está correta. Calcule uma estimativa de tempo para esse deslocamento.

CHEGAR COM ANTECEDÊNCIA também é uma ótima estratégia, porém, não exagere. Ficar esperando nunca é bom, pois pode gerar mais ansiedade, e nós não queremos isso, certo?  Uma hora antes do início é um bom tempo. Você pode usar esse tempo para conferir onde fica sua sala, aproveitar o momento para estar consigo mesmo e afirmar para si que chegou o dia de festejar todo o conhecimento adquirido.

Evite ficar se alimentando da energia de outros candidatos. Vá se preparando mentalmente e visualizando como será fazer aquela prova. Onde você vai se sentar? Se for permitido escolher um local, procure um onde você terá MENOS DISTRAÇÕES, longe da porta; se o ar-condicionado te incomodar, sente-se em algum local para onde ele não esteja com o vento direcionado.

Estamos prontos. Lá está nossa tão esperada prova. RESPIRE FUNDO e mentalize que é você e ela. TENHA CALMA. Concentre-se no momento presente. Aquela é a sua hora de aproveitar tudo o que ganhou durante os estudos. Ocupe-se apenas em fazer o exame.

NÃO SE PREOCUPE COM O CANDIDATO AO SEU LADO. O seu maior companheiro (não se veja como inimigo) é você mesmo. Dê a mão para si e diga “Vamos vencer juntos!”. Sinta-se seguro e confiante.

Caso prefira iniciar pela prova objetiva, como eu fiz, LEIA O TEMA DA REDAÇÃO OU DA PROVA DISCURSIVA para ter ideias sobre o assunto – pode ser que, no meio de uma pergunta, você tenha um insight, uma luz que te auxilie quando chegar a hora de escrever. Leve em conta a sua organização mental e todo o seu treinamento.

COMECE PELAS QUESTÕES QUE TÊM UM PESO MAIOR.

ESCOLHA AQUELAS EM QUE TÊM MAIS FACILIDADE para ganhar mais confiança. Celebrar as vitórias de cada assertiva da qual se tem certeza da resposta gera mais segurança, e isso te ajuda a aproveitar melhor o tempo também.

Leia as questões e DESTAQUE (da maneira como te chamar mais a atenção) O QUE ELAS PEDEM. Esteja atento. Nas perguntas que considerar mais difíceis, assinale o que te gera a dúvida para trabalhar essa dificuldade ao longo da resolução da prova.

APROVEITE TODO O TEMPO. Umas das minhas táticas quando fiz o meu concurso foi de aproveitar cada minuto, primeiro porque acreditei piamente que estava ali festejando e, segundo, porque pude revisar e voltar nas questões sobre as quais não estava tão segura.

RESOLVA AS QUESTÕES COM CALMA e, se for o caso, revise-as. Acredite: aquele tempo determinado pela banca para a execução da prova tem um motivo: ele serve para que todas as assertivas sejam bem resolvidas.

NÃO SE DEMORE NAS IDAS AO BANHEIRO, por isso, na dica da água, não exagere.

Lembre-se; a pressa é inimiga da perfeição. SEPARE UM TEMPO PARA PREENCHER O GABARITO.

Pronto. Terminamos a prova.

Quando saí, eu preferi me manter distante das opiniões dos outros candidatos, não comparei minhas respostas. Mantive-me centrada em pensar: “EU PASSEI”.

Quer uma ajuda para entender o que é melhor para o seu perfil? Todos esses direcionamentos, nós, GRANXPERTS, preparamos com particularidade para cada um dos alunos no nosso programa de coaching – você já o conhece?

 

Por Beatriz Alves Vilas Bôas, Agente de Polícia da PCDF, GranXpert

Avatar


03 de junho4 min. de leitura