Abrace as oportunidades

Olá, leitor, tudo bom?

Eu me chamo Raul Brigagão, fui aprovado em vários certames policiais e hoje sou Policial Civil do Distrito Federal. Faço parte da equipe de GranXperts, tendo como missão facilitar o seu caminho nos estudos para que você alcance a alta performante e seja aprovado no concurso dos seus sonhos. É por isso que te convido a conhecer o nosso acompanhamento, que é direcionado e totalmente personalizado. Vamos juntos?

Hoje vou falar com você sobre oportunidades. Esse tema me deixa extasiado, pois aprendi com o tempo a enxergar além daquilo que fui doutrinado a pensar. O tempo nos faz muito bem, pois amadurecemos com os nossos erros e acertos. Lamentei-me muitas vezes por não ter feito algo, ou por ter feito de modo diferente de como faria hoje. Já deixei passarem muitas oportunidades por falta de maturidade e por não acreditar que eu era capaz, ou que não era possível realizá-las (tinha muitas crenças limitantes). Mas hoje eu percebo os ensinamentos da vida e das pessoas que abriram os meus olhos para eu enxergar além daquilo que estava acostumado a ver.

É através desse artigo que eu quero te provocar a pensar, a enxergar e a abraçar todas as suas oportunidades. Quero te mostrar que você é capaz de tudo, e que a única pessoa que pode frear os seus sonhos é você mesmo.

Certamente você já ouviu aquele ditado popular que diz: “Um cavalo arriado não passa duas vezes em sua porta”. Então! Não há melhor definição de oportunidades do que essa. Muitas coisas acontecem nas nossas vidas sem percebermos: estamos ora ocupados, ora dispersos, ou estamos concentrados fazendo outras atividades importantes para nós naquele momento. Aquela oportunidade de ouro passa por você, mas você está de “cabeça baixa” e acaba não a enxergando.

Quantas oportunidades você já deixou passar? Quantos concursos deixou de realizar porque não estudou, não se dedicou ou deixou de fazer a inscrição? Você sabe identificar quais foram essas oportunidades? Já se perguntou o que te levou a não enxergar aquela grande chance naquele momento?

É frustrante, não é? Eu sei disso! Acredito que todos nós já passamos por alguma situação assim e ficamos nos lamentando depois, mas apenas lamentar não fará com que o tempo volte. Reaja às adversidades, seja resiliente! Não basta apenas se recompor, é importante você voltar ainda mais forte, sempre superando obstáculos.

O mais interessante é que não somos obrigados a esperar o cavalo passar na nossa porta: podemos sair da nossa zona de conforto e ir atrás dele, ou até de um outro mais bonito e com um arreio melhor, mais confortável, não é verdade?!

Lembra que eu falei de chance? Então! A vida te dá uma chance todos os dias quando você acorda. Acordar é viver todo dia uma nova oportunidade, basta você, agora, abrir os olhos, seguir em frente e ir em busca dos seus objetivos.

Vai lá! O que está esperando? Só a chuva é que cai do céu! Onde você enxerga um problema, eu vejo uma solução, e quero que você comece a enxergar aquela luz no fim do túnel, as novas oportunidades que a vida está te dando.

Podemos fazer uma comparação da nossa vida com um jogo de videogame. Lembra daquele jogo em que você ficava “preso” em uma fase muito difícil de passar, mas, a cada nova chance, você voltava ainda mais experiente, sabendo quais erros tinha cometido, bem como a forma de não cometê-los novamente? Então, assim é a nossa vida: devemos aprender com os erros e aproveitar todas as chances para nos tornarmos cada vez mais forte nas fases seguintes.

Inicie o seu dia vencedor sempre perguntando: “O que farei de extraordinário hoje? Quais atitudes vencedoras tomarei? Quais oportunidades eu abraçarei?”. Não foque no seu problema, porque, se fizer isso, o seu objetivo ficará mais distante.

Ao trazermos essa questão para os estudos, vejo muitas pessoas se lamentando pelo tempo perdido, dizendo que poderiam tê-lo aproveitado quando eram mais novas, pois tinham mais disposição para estudar, ou que poderiam ter aproveitado quando não tinham filhos, pois tinham mais tempo, ou qualquer outro motivo que traga aquela falsa sensação de conforto.

Sou adepto daquela frase: “Quem quer dá um jeito”! Nunca será tarde demais para quem realmente almeja algo, tampouco existirão interferências (internas ou externas) que te farão desistir de lutar pelos seus sonhos.

Estar na nossa zona de conforto nos traz uma sensação de segurança, pois somos avessos a mudanças. Nosso cérebro entende qualquer alteração na rotina como algo ruim, num primeiro momento, até passarmos pelo processo de adaptação, principal dificuldade do concurseiro.

Você sabe os motivos que nos tornam resistentes a mudanças? Você consegue identificá-los? As nossas limitações estão ancoradas nas nossas crenças, as quais foram construídas por várias influências durante a nossa infância, no processo de construção de pensamento infantil, e esses pensamentos vêm até a fase adulta. Quantas vezes você já foi reprimido por alguém ou teve alguma ação negada, mesmo já na fase adulta? Aquela pessoa que te ama certamente já te desmotivou. Isso é natural, pois cada um tem uma percepção acerca da realidade, mas isso não te impede de criar a sua realidade usando todos os princípios básicos que te foram ensinados. Você deve aplicar todos esses conhecimentos para formar a sua nova visão de mundo.

A vida não é apenas aquilo que os nossos pais ou a escola nos ensinaram, podemos ir ainda mais além e perceber novos caminhos, ter a nossa concepção. Mas você conhece quais são os passos para aproveitar todas as oportunidades?

  • Esteja sempre preparado para quando a oportunidade aparecer, pois esse é o primeiro passo para enxergar uma grande oportunidade;
  • Aceite mudanças positivas, eliminando aquelas crenças limitantes construídas ao longo da vida;
  • Seja flexível, compreenda que o processo de adaptação fará parte, pois nem tudo saíra conforme o planejado – o risco existe;
  • Mantenha-se motivado: é importante ter pensamentos positivos, acreditando que o melhor estar por vir;
  • Trace um objetivo, tenha clareza do que realmente almeja (meta S.M.A.R.T);
  • Direcione sua atenção e energias em busca do seu objetivo, mantendo-se sempre em estado de alerta;
  • Tenha força de vontade e coragem para superar novos desafios;
  • Seja resiliente, capaz de se recompor e voltar ainda mais forte;
  • Tome atitudes positivas, buscando o êxito;
  • Esteja sempre disposto a aprender e a aperfeiçoar o que te foi ensinado;
  • Entregue-se totalmente ao seu propósito;
  • Aproveite as pequenas oportunidades, pois elas te levarão até as maiores;
  • Aprenda com os erros;
  • Esqueça-se do que ficou para trás, aprenda a superar o passado;
  • Saiba lidar com o fracasso.

Pronto! Agora é a hora de refletir acerca do seu futuro. O que você almeja? Qual é o preço que você está disposto a pagar por isso? Um novo futuro requer novas atitudes, assuma o controle.

Há uma frase da qual eu gosto muito, e ela faz parte da minha trajetória no mundo dos concursos: “Não é você que escolhe o concurso, é o concurso que te escolhe”. Essa frase representa a minha história, pois foi o cargo que eu ocupo hoje que me escolheu. Vi uma oportunidade e a abracei. Sou realizado e grato por ter tomado a decisão correta. Contando minha história brevemente, fiz a minha inscrição para o cargo de Escrivão da PCDF após a terceira vez que abriram as inscrições (quase deixei essa chance passar). No dia da prova, estava muito tranquilo, sem pressão, pois naquele momento eu apenas faria “mais uma prova”, um treino para a seleção de Agente da PCDF. Mas foi justamente esse dia que mudou a minha vida completamente.

Espero que minha história sirva para te ajudar a enxergar as oportunidades e saber aproveitá-las. Faça todos os concursos que estão abertos para a carreira que você escolheu, não menospreze nenhum certame. Lembre-se! Fazer prova te trará muita maturidade e experiência. Vá e vença!

Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Comece a estudar no Gran Cursos

Notícias Relacionadas

Raul Brigagão
Agente de Polícia Civil e coach de carreiras policiais do Gran Cursos Online.
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Comece a estudar no Gran Cursos
Para o Topo