Concurso ADAB BA: Previsto no PLOA 2021! SAIBA MAIS AQUI!

Concurso ADAB BA: Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia oferece vagas em diversos municípios

Thais Souza


28/04/2021 | 06:52 Atualizado há 116 dias

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia não realiza um concurso ADAB BA há 20 anos. Nos último tempos, para compor o quadro funcional da instituição, foram realizados inúmeros processos seletivos, os últimos ocorreram em 2018.

  • Fevereiro/2018 – 17 vagas
  • Junho/2018 – 8 vagas

Porém, o PLOA da Bahia de 2021 prevê a realização de um novo certame. Estão previstas 110 vagas para cargos efetivos do órgão. Contudo, a proposta ainda será avaliada para, posteriormente, receber a autorização.

Veja abaixo o menu com informações sobre o edital instituição x:

Situação atual

110 vagas previstas no Projeto Orçamentário Anual 2021.

Confira os demais certames que aparecem no PLOA.

Cargos e vagas

Técnico em Defesa Agropecuária

  • Requisitos: Formação de nível superior completa nas áreas de Agronomia, Medicina Veterinária, Biologia e Zootecnia.
  • Carga horária: 40 horas semanais

Agente de Defesa Agropecuária

  • Requisitos: Formação de nível médio, além de curso nas áreas de Agronomia, Medicina Veterinária, Biologia e Zootecnia, se necessário.
  • Carga horária: 40 horas semanais

Carreira

Requisitos

Poderão concorrer aos cargos ofertados pelo concurso ADAB BA os candidatos que, entre outros requisitos:

  • Forem brasileiros natos ou naturalizados;
  • Estiverem em dia com as obrigações militares e eleitorais;
  • Possuírem o nível de escolaridade exigido;
  • Possuírem a idade mínima de 18 anos.

Atribuições

  • Agente de Defesa Agropecuária: é o profissional que executa atividades de média complexidade, a nível de inspeção, fiscalização da entrada, trânsito de produtos, subprodutos e derivados da agropecuária, levantamento, monitoramento e mapeamento de ocorrências zoofitosanitárias, cadastramento de propriedades e rebanhos, aplicação das penalidades e multas previstas em lei;
  • Técnico em Defesa Agropecuária: é responsável pela execução de atividades de grande complexidade, envolvendo o desempenho de funções de inspeção, fiscalização, certificação e controle dos produtos, insumos, materiais de multiplicação, meios tecnológicos e processos produtivos na área de defesa agropecuária.

Último concurso

O último concurso ADAB foi realizado no ano de 2000. Na época, foram ofertadas 222 vagas, visando preencher os cargos criados em lei no ano anterior.

As oportunidades foram divididas da seguinte forma: 155 eram para Técnicos, que exigiam nível superior, e 67 para Agente, exigindo formação de nível médio. O certame foi homologado no ano seguinte, perdendo sua validade em 2003.

A banca organizadora na época foi o IBRASP –  Instituto Brasileiro de Seleção Pública.

Os contratados foram lotados em unidades da Agência em diversas cidades: Barreiras, Feira de Santana, Guanambi, Irecê, Itaberaba, Itabuna, Itapetinga e Jequié, além de Juazeiro, Miguel Calmon, Paulo Afonso, Ribeira do Pombal, Salvador, Maria da Vitória e Teixeira de Freitas.

Etapas

A primeira etapa do certame foi composta por três fases:

  • Fase 1: prova escrita objetiva de múltipla escolha, de caráter eliminatório;
  • Fase 2: exame médico, de caráter exclusivamente eliminatório;
  • Fase 3: avaliação psicológica, de caráter exclusivamente eliminatório.

Prova objetiva

A prova objetiva foi realizada na cidade de Salvador – BA. A nota máxima da prova foi de 100 pontos e para ser aprovado, o candidato deveria obter a nota mínima de 50 pontos, considerando um desvio padrão igual a 10.

Disciplinas

Os candidatos ao cargo de Agente de Defesa Agropecuária responderam questões de Língua Portuguesa, Matemática e Conhecimentos Específicos. Já os candidatos ao cargo de Técnico em Defesa Agropecuária responderam questões de Conhecimentos Específicos.

Teste Psicotécnico

Etapa realizada pela ADAB, na qual os candidatos passam por uma avaliação com testes projetivos, de inventário de personalidade, de aptidão e de nível mental. O objetivo é verificar se o candidato possui temperamento adequado para o exercício de suas atividades

Curso de Formação

O curso de formação possui duração de 40 horas e os candidatos necessitam obter uma frequência mínima de 90%, sob pena de eliminação do concurso. A nota máxima do curso de formação é de 100 pontos e os candidatos necessitam obter a nota mínima de 50 pontos para serem aprovados.

Avaliação de Títulos

Etapa de caráter apenas classificatório e exclusiva para as vagas de nível superior. Confira na tabela abaixo os critérios de pontuação para essa etapa:

Título Pontuação por título Pontuação máxima
Doutorado na área 7 pontos 7 pontos
Doutorado em outras áreas 6 pontos 6 pontos
Mestrado na área 5 pontos 5 pontos
Mestrado em outras áreas 4 pontos 4 pontos
Curso de especialização com carga horária mínima de 600 horas nas áreas de Agronomia, Medicina Veterinária, Biologia ou Zootecnia 3 pontos 3 pontos
Curso de especialização com carga horária mínima de 360 horas nas áreas de Agronomia, Medicina Veterinária, Biologia ou Zootecnia 2 pontos 4 pontos
Curso de especialização com carga horária entre 220 e 359 horas nas áreas de Agronomia, Medicina Veterinária, Biologia ou Zootecnia 1 ponto 2 pontos
Aprovação em concursos públicos com exigência de diploma de bacharel em Agronomia, Medicina Veterinária, Biologia ou
Zootecnia
0,5 ponto 1 ponto

Exame médico

Uma junta médica avalia a sanidade física e mental dos candidatos. Essa equipe irá analisar os exames laboratoriais e complementares, além de realizar o exame físico propriamente dito. Ao final, o candidato será considerado apto ou inapto.

Materiais gratuitos

Curso Gratuito Imparável 

Você é imparável? Tem um sonho grande em mente que te motiva a seguir em frente em busca de uma vida melhor, mesmo com as dificuldades que aparecem no caminho (falta de tempo, desafios de conciliar a rotina, insegurança)? Se sim, então este curso é para você!

Organizamos de forma objetiva e prática em um só material algumas das principais disciplinas e conteúdos cobrados em concursos públicos para intensificar as suas chances de aprovação, tudo preparado por nossa equipe de colaboradores e professores especialistas no assunto. E o melhor: todo o conteúdo é totalmente gratuito! Mesmo se você ainda não começou a estudar, não deixe essa oportunidade passar. Nunca é tarde! Garanta a sua oportunidade no Curso Gratuito Imparável!

Clique AQUI para se inscrever gratuitamente!

Resumo do concurso ADAB BA

Concurso Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia-ADAB
Banca organizadora a definir
Cargos a definir
Escolaridade a definir
Carreiras a definir
Lotação a definir
Número de vagas a definir
Remuneração a definir
Situação previsto no PLOA 2021

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *