Administração Pública: Conheça os termos mais utilizados

A Administração Pública possui linguajar próprio. É necessário conhecê-lo para estudar para concursos públicos, bem como quando for aprovado.

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Para muitos, entender os termos mais comuns no dia a dia da Administração Pública é um verdadeiro desafio. Trata-se de um linguajar próprio, que foge à realidade da comunicação usual, porém extremamente importante quando o assunto é concursos públicos. Afinal de contas, você, concurseiro, vai precisar conhecer muito bem estes termos para estudar para os certames, bem como vai utilizar muito quando for aprovado para o cargo ou emprego público dos sonhos.

Entende-se por Administração Pública o conjunto de órgãos, entidades e agentes do Estado, que têm por objetivo executar ações e serviços a fim de satisfazer as necessidades coletivas da sociedade, como saúde, educação, segurança pública, cultura, saneamento básico, dentre outras. Além disso, a Administração está estruturada de forma a reduzir os processos burocráticos.

A Administração Pública pode ser classificada em Direta ou Indireta. A direta é exercida diretamente pelos órgãos que integram os Poderes da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, como Ministérios, Secretarias Estaduais e Municipais, Departamentos, Superintendências, corporações policiais etc.

Já na denominada como indireta, o Estado atua “indiretamente”, ou seja, por intermédio de outras pessoas, após a transferência de atribuições a outras pessoas jurídicas, como as Autarquias (INSS, Bacen, Detran etc), Fundações (Funai, IBGE, Funasa etc), Empresas Públicas (CEF, Correios, BNDES etc) e Sociedades de Economia Mista (Petrobras, Banco do Brasil, Eletrobras etc). Tem-se, neste caso, a chamada descentralização administrativa.

O Gran Cursos Online preparou para você um glossário com as definições das palavras mais utilizadas na Administração Pública. Confira:

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