Amplie sua capacidade de concentração nos estudos

Avatar


16 de dezembro4 min. de leitura

Olá, concurseiro(a)! Mais uma vez estamos aqui para trocarmos uma ideia sobre um tema que pode te ajudar aí na sua jornada de estudos. Espero que esse texto te seja útil. Vamos lá!

Atenção, foco e concentração são elementos básicos para se ter uma aprendizagem eficaz. O objetivo deste artigo é explorar essas capacidades de maneira que elas se tornem satisfatórias em se tratando de preparação para concurso público.

É sabido que desafios dos mais variados tipos surgem quando o assunto é dirigir-se com método ao estudo de determinadas disciplinas por um tempo específico. Vários fatores podem contribuir para a dificuldade de concentração. Eles podem estar associados tanto aos estímulos externos quanto às características intrínsecas às necessidades básicas do ser humano. Vale destacar alguns dos principais e mais comuns.

Olhando pela ótica intrínseca e inerente ao ser humano, a falta de capacidade de compreender e de absorver informações pode ter origem patológica ou não. Uma das principais debilidades cognitivas associada à desatenção é o TDAH (Transtorno de Atenção e Hiperatividade). O primeiro e mais importante passo a se dar em relação a esse transtorno é compreendê-lo dentro de suas complexidades e especificidades, sendo necessário receber o auxílio de um psicólogo ou de um psiquiatra para isso.

Por outro lado, quando observamos a falta de atenção pelo viés da dinâmica da sociedade atual, percebemos outras influências que resultam em fatores estressores e que podem impactar a mente do estudante. Entre eles, sentimos nitidamente os efeitos causados pelo excesso de informações disponíveis nos dias de hoje e pelos bombardeios causados por elas. É inteligente selecionar os conteúdos a serem conhecidos de acordo com o objetivo pretendido para se manter a sanidade pessoal e a coerência nos estudos.

Em um tempo não muito distante, levava-se em média cinco anos para assimilar as informações que chegavam ao conhecimento da população; hoje, em apenas quatro semanas, os conteúdos veiculados precisam estar digeridos e processados, o que gera graves consequências aos indivíduos, como níveis exaustivos de cansaço mental, o que provoca descargas tóxicas de estresse e de ansiedade, ampliando a margem de falta de concentração durante a aprendizagem.

Considerando os assuntos relevantes destacados e pontuados acima, e pensando na realidade deles, resta-nos uma sensação de impotência e o questionamento acerca do que pode ser feito para driblar a falta de atenção. Sendo assim, alguns cuidados básicos podem ser redobrados.

Uma tecla que vem sendo batida sempre é o cuidado que se deve ter com o bem-estar, tanto físico como social e emocional. É muito importante esse olhar atento para a prática de atividade física e para os cuidados com a saúde do corpo como um todo, porque até a obesidade tem relações íntimas com a concentração e a aprendizagem, por exemplo.

Outro ponto subsequente e extremamente importante é analisar o seu índice de conclusão referente às propostas e aos planejamentos iniciados. Esse acompanhamento pode te direcionar melhor nas suas atividades ou até mesmo te redirecionar ao caminho apropriado, pois ele te auxilia a fazer reajustes e alterações na sua rotina sempre que for necessário. Essa é uma das grandes vantagens de o planejamento não ser algo fixo – ou seja, ele é passível de mudanças e de nova reestruturação. Então, fique atento(a) aos resultados!

Assim, podemos considerar aqui a importância de todo esse contexto apresentado para o melhor desenvolvimento da autoeficácia. Vale também reforçar algumas práticas para que haja um aumento da sua concentração ou até mesmo para que se alcance melhor qualidade desta. É necessário você se atentar para alguns fatores básicos, veja só:

– Saiba claramente onde quer chegar (qual cargo deseja e qual caminho deve ser percorrido para alcançá-lo).

– Promova uma organização da sua mente e do seu ambiente de estudo.

– Tenha um planejamento personalizado de acordo com a sua realidade.

– Estabeleça metas diárias assertivas e possíveis de serem alcançadas.

– Estipule regras claras e bem definidas, para si mesmo, dentro dos seus limites e necessidades específicas.

– Dedique-se ativamente aos seus estudos, ou seja, associe os conteúdos a fatos e a experiências diárias que confiram mais sentido à matéria.

– Faça o follow-up diário do seu desempenho.

– Inclua atividades extras que te dão prazer e felicidade na sua agenda como uma forma de te recompensar pelas metas cumpridas (esse item entra como dica no cuidado com o bem-estar emocional citado anteriormente).

– Descanse com qualidade. DURMA BEM. Os resultados serão, com certeza, mais satisfatórios se você fizer isso. Não se iluda com quantitativo de horas estudadas, mas preze pela qualidade destas.

– Promova o tempo de dedicação aos estudos, se necessário, até seu limite diário (dentro do tempo disponível).

– Respeite seu modo de ser, seu tempo e realidade atuais – sendo assim, flexibilize cada passo de seu processo e desfrute do caminho rumo à aprovação.

Agora, falando especificamente de uma intervenção direta na ausência de concentração, vale reforçar um exercício simples e eficaz para treiná-la em cada detalhe do comportamento a ser realizado no seu cotidiano.

Escolha uma situação específica e a observe conscientemente; mentalize as etapas em que ela acontece e narre-as em tempo real. Por exemplo: “Neste momento, eu vou fazer…”, “Neste momento, eu estou fazendo…”, “Acabei de fazer …” etc. Esse é um exercício simples e muito indicado para promover mudanças de pensamentos e de comportamentos. É indicado por psicólogos e cai super bem para o assunto abordado. Além disso, ele te permite focar no presente e estar presente no que estiver fazendo.

Outras técnicas que também podem ser utilizadas e são adotadas até por jogadores de xadrez são essas que você verá a seguir. Porém a regra é não praticá-las aleatoriamente, e sim em ordem de colocação, pois elas estão elencadas do nível de maior facilidade para o de maior dificuldade, ok?

  1. Primeiro, pegue um livro; abra-o em qualquer página e, então, conte cada palavra ali existente. Depois, volte ao início da página, conte novamente as palavras e confira a contagem.
  2. Feche os olhos e, mentalmente, conte de 100 até 1.
  3. Feche os olhos e, mentalmente, conte de 100 até 1, mas agora pulando de três em três números.
  4. Escolha uma palavra e repita um som verbal por cinco minutos sem parar e, depois, aumente o tempo para 10 minutos.

Achei essas técnicas muito interessantes e quis compartilhá-las aqui hoje com você. Faça o teste. Experimente. Encontre a que funciona para você. Esse nível básico já te ajudará a ampliar seu nível de concentração.

Lembre-se, são duas forças diretamente proporcionais: quanto maior for a sua concentração, maior será seu aprendizado; quanto menor for a sua concentração, menor será o seu aprendizado.

Termino esse artigo com uma reflexão: “Nenhum trabalho de qualidade pode ser feito sem concentração e autossacrifício, esforço e dúvida!” (Max Beerbohm).

 

Bons estudos e bom treino!

Conte comigo e com a equipe do Gran Cursos Online. Vamos juntos!

Isa Marques
Pedagoga – Área Educacional
Servidora Pública – PMU
GranXpert – Mentoria e Coaching
Instagram: @isa_marale

Avatar


16 de dezembro4 min. de leitura