Fillipe Araújo Izidio logrou êxito ao alcançar o 2º lugar no cargo de Analista Judiciário – Área Judiciária, na região de Xinguara, no concurso público do Tribunal de Justiça do Estado do Pará. O concurseiro disputou vagas, nessa localidade, com 486 inscritos.
Ele, residente em Macapá (AP), tomou medidas drásticas para conseguir conquistar a sua aprovação. O concurseiro foi radical e desinstalou alguns aplicativos e redes sociais, como WhatsApp, para manter o foco e se dedicar!
O concurseiro usou de todo o tempo disponível para os estudos, conciliando com o trabalho de Agente Penitenciário no Estado do Amapá, na qual atua há 8 anos. “Trabalho em regime de plantão, trabalhava 24 horas e folgava 96 horas, ou seja, 4 dias de imersão nos materiais. Foi cansativo, mas deu certo”, declara.
Além disso, a família dele sempre o apoiou. Para ele, sua esposa foi um dos seus principais alicerces “ela se esforçou muito cuidando do nosso filho, de 2 anos, para que eu pudesse ter mais tempo estudando. Não negligenciei minhas atividades como pai, mas reduzi. E não foi só em coisas relacionadas à família, várias outras atividades foram deixadas de lado. O carro, por exemplo, ficava meses sujo”.
Mudança de área e rotina de estudos
Ele migrou totalmente da área de segurança pública para à judiciária. Para Fillipe, vários motivos o levou a estudar para o certame “estabilidade financeira e pela alta remuneração em comparação com os da iniciativa privada”.
Porém, engana-se quem acha que o caminho dele foi rápido. Araújo se dedica com afinco aos estudos para concursos públicos há 2 anos, “mesmo antes disso, já estudava para concursos. Não com a mesma intensidade, pois estava na faculdade”.
“No último um ano e meio consegui chegar a um ritmo de estudo bem forte. Minha rotina pré-edital era ler 150 páginas dos PDFs autossuficientes, fazer a leitura da lei seca, resolução de questões e às vezes, assistia videoaulas para entender melhor algum conteúdo. Por dia, estudava de 6 a 7 horas, de segunda a sábado, descansando aos domingos”, relata.
Quando saia os editais que tinha interesse, o concursando afirmou que somente fazia os ajustes das disciplinas que seriam cobradas, mantinha as que já estavam sendo estudadas e continuava com o ritmo pesado.
Ao ser questionado sobre os diferenciais das ferramentas que o Gran Cursos Online fornece aos alunos da Assinatura Ilimitada, ele afirma que o material em PDF ajudou muito.
“Os cursos 2 em 1, com material autossuficiente em PDF, me auxiliou bastante, pois sempre tive dificuldade em estudar por meio de videoaulas. Além disso, a plataforma de questões do Gran Cursos Online é bem completa, com recursos bem interessantes. Lá tem os filtros de questões de acordo com o cargo e o órgão que você deseja prestar o certame”.
Ele indica que é fundamental estudar as leis secas e resolver muitas questões até entender o estilo de cobrança dos assuntos. Além disso, Araújo recomenda que se estude por mais de uma fonte como por apostila em PDF e videoaulas, por exemplo. “Aí o Gran Cursos Online fica em vantagem, pois oferece os dois recursos!”, destaca ele.
Ao ver seu nome como aprovado em um certame desse porte, ele descreve que é uma sensação única:
“Sensação de dever cumprido, de que valeu a pena todo o esforço e todas as privações. Sensação de orgulho também! Logo poderei dar uma vida melhor para minha família, principalmente para meu filho”.
A história está apenas iniciando, ele deseja muito mais e se dedicará ainda por algum período para conseguir realizar mais sonhos. “Pretendo ser Juiz, Promotor, Defensor ou Delegado Federal, aí sim terei alcançado o cargo dos meus sonhos”.
O aprovado no concurso TJ PA deixa uma mensagem especial para quem está estudando:
“Reveja suas prioridades e organize sua rotina focada nelas. Eu sei que é difícil e às vezes, parece que não vamos conseguir, mas persista! Lembre-se que reprovações fazem parte da jornada, mas se você se esforçar e estudar corretamente, com os melhores materiais, sua aprovação vai chegar e será maravilhoso!”
Quer ler mais histórias inspiradoras?
Clique aqui e veja a lista completa de alunos que chegaram lá!
Participe da conversa