Argumentos da Redação – O que saber? Por Diogo Alves

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Saiba como desenvolver os argumentos da redação

Saiba como desenvolver os argumentos da redação

Olá, pessoal!

Bem, estou aqui hoje para falar um pouco sobre um assunto que “apavora” muita gente: os argumentos da redação. Bem, sabe-se que um bom texto deve dispor de informações seguras e que possam conferir credibilidade, o que é um fato. Quanto mais e melhores forem as informações prestadas ao texto, mais bem avaliado ele será. Nesse contexto, quero agora apresentar a vocês algumas consistências argumentativas, isto é, estratégias que garantirão à sua redação uma nota invejável, quais sejam:

1. Dados estatísticos: é fundamental comprovar o que se quer por meio de uma estimativa. Logo, os termos adequados para introduzir este tipo de raciocínio são: “cerca de”; “em média”; “estima-se que”; “aproximadamente”. Exemplo: “Cerca de 7 mil estudantes de escolas públicas do Distrito Federal, em 2015, evadiram em decorrência da falta de estrutura física adequada das instituições de ensino, o que atesta a ineficiência do Estado perante tal problemática”.

2. Fontes confiáveis: cuidado para não empregar fontes desconhecidas. É sempre bom utilizar informações de órgãos conhecidos, a saber, Ministério da Educação, Senado, Câmara, Constituição Federal, Organização das Nações Unidas (ONU), entre outros. Exemplo: “Segundo a Constituição Federal de 1988 (CF/88), é direito de todos o acesso à saúde, segurança e educação. Contudo, não é o que se observa na atualidade, já que há escolas em situações precárias, e que não dispõem de estrutura física a contento”.

3. Testemunho de autoridade: esta estratégia pode e deve ser empregada sempre que a fala de algum indivíduo reconhecido possuir relação com o assunto a ser tratado no texto. Veja um exemplo: “Conforme James Heckman, ganhador do Prêmio Nobel de Economia em 2000, colocar mais crianças na escola, como se tem feito, é bom; zelar pela melhoria da qualidade do ensino público é ainda melhor”. Veja como o texto fica rico, não?

Por fim, vale lembrar que essas são apenas algumas formas de conferir maior credibilidade ao tema trabalhado numa redação discursiva. Ah, e não se esqueçam de comprovar um dado: vamos supor que alguém escreva que “no Brasil, a maioria das pessoas é a favor da redução da maioridade penal” e o encerre apenas com isso. Cuidado, hein! Já que é imprescindível dizer quem disse isso! Aos dados não comprováveis na redação, chamamos FALÁCIAS.

Então, é isso! Um abraço a todos e até o nosso próximo artigo!

 

Prof. Diogo Alves – Coordenador e Professor do Projeto Redação Sob MedidaGran Cursos Online

Diogo Alves é mestrando em Comunicação Social. O professor Diogo Alves já atuou em diversos cursos preparatórios para concursos públicos, bem como instituições de ensino superior na área de Redação Discursiva. Atualmente se dedica ao Gran Cursos Online e à preparação de candidatos para diversos certames por todo o Brasil.


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