As principais dúvidas ao começar a estudar

Por
4 min. de leitura

A tarefa de estudar não é algo simples. Você vai ouvir que o que você precisa para passar na prova é sentar na cadeira e estudar muito. É verdade. Essa é a única fórmula mágica atestada que levará à sua provação. Porém, entre esse “sentar na cadeira e estudar” e ser aprovado, há um processo que precisa ser bem definido; muitas vezes, surgem dúvidas sobre isso, e estas começam das mais simples e vão até as mais complexas.

A principal dúvida que eu acho que todos nós temos, tivemos ou teremos é: por onde começar? Eu sugiro você começar definindo em qual cargo deseja sua aprovação, porque isso te dará um norte do que precisa ser feito para atingir seu objetivo. Definido o cargo, passamos à visualização dos principais conteúdos cobrados para essa prova. Exemplo: se você quiser se preparar para a Polícia Federal, como se trata de um concurso único, realizado por apenas uma instituição, é uma prova a qual já segue um padrão, basta pegar os editais anteriores e olhar quais conteúdos têm sido cobrado.

Agora, se você deseja ser Analista de algum tribunal e não tem restrição a um estado específico (para você não importa se passar no Ceará ou no Rio Grande do Sul, por exemplo), sugiro que pegue uns três ou quatro editais, diversificando por regiões do país (em especial aquelas onde pretende fazer o concurso) e destaque os conteúdos que são similares entre essas provas. Pronto! Sua preparação pré-edital será feita com base nisso. Aí você responde a pergunta do “por onde começar”.

O passo 3 é definir sua agenda e organizar seus estudos – tema este que já foi abordado em outros artigos deste autor que vos fala, mas, de forma rápida, basta colocar num pedaço de papel suas ocupações diárias, destacando quais são essenciais e retirando as não importantes, adequando tudo a um tempo razoável de estudos. Daí você elenca suas tarefas de estudos ao longo do período possível, montando um cronograma no qual revezará as disciplinas e os conteúdos.

Exemplo: se eu tenho três tarefas por dia e as disciplinas de 1 a 9 para estudar, eu divido minha semana em dois blocos – segunda, quarta e sexta serão parte do bloco A, com as disciplinas de 1 a 3; já terça, quinta e sábado serão parte do bloco B, com as disciplinas de 4 a 6. Ao finalizar umas dessas disciplinas, eu substituo por uma das que estão em espera (7, 8 ou 9) e vou fazendo o revezamento dessa forma. Feito isso, seu cronograma está montado.

Mas existem também outras dúvidas que percebi serem corriqueiras, principalmente entre alunos iniciantes. São elas:

  1. O que significa “lei seca”?

Lei seca é o próprio texto legal, sem quaisquer comentários. Ler lei seca é fazer a leitura do texto normativo, sem destaques, anotações, comentários. Quando você pega seu Vade Mecum e decide ler o Código Penal, você está fazendo a leitura da lei seca.

  1. Onde consigo o texto da lei para ler?

Você consegue através do site do Planalto. Basta jogar na pesquisa do Google – o link para o site do http://planalto.gov.br, em regra, será o primeiro da pesquisa. Lembrando que, pelo site do Planalto, o conteúdo estará totalmente atualizado, além de ser gratuito.

Outra fonte para acesso de lei é através de compêndios próprios para esse tipo de leitura. O mais famoso é o Vade Mecum. Esse manual é formado pela junção de várias legislações em um único livro para facilitar a vida de estudantes (em especial, os de Direito). Existem vários modelos fornecidos por diversas editoras. Sugiro sempre você ir a alguma biblioteca e olhar os livros antes de comprá-los, até para ver se gosta do material. Outro fator importante é que você deve se atentar para sempre adquirir um material atualizado.

  1. Qual é o mínimo e o máximo de questões que devo fazer?

Não existe uma resposta correta para essa pergunta. Se sua meta especifica o mínimo de 20 questões, tente sempre fazer mais do que o mínimo. A resolução de questões é uma etapa obrigatória na sua aprovação. Coloque-a em sua rotina e tente resolver o máximo de exercícios que puder. Lembre-se de utilizar o estudo reverso.

  1. O que é estudo reverso?

Estudo reverso é estudar os comentários das questões respondidas. Você faz de fato um estudo reverso da questão, analisando cada comentário e cada assertiva, e não apenas se acertou ou errou.

  1. Como faço simulados?

Há várias formas de se fazer simulados. Pode-se pegar uma prova anterior e fazê-la como teste, ou utilizar uma ferramenta de elaboração de questões. A maioria delas te permite montar seu próprio simulado, colocando a quantidade de questões que desejar. Crie um equilíbrio entre as disciplinas. No Gran Cursos Online, você tem simulados à sua disposição, além do próprio Gran Questões, uma ferramenta incrível para você colocar em prática os seus estudos.

  1. Quanto tempo vou demorar para passar em um concurso?

Essa é uma pergunta sem resposta. Depende. Cada trajetória é pessoal, de acordo com o tempo disponível de cada um, esforço próprio, história pessoal e acadêmica etc. Você levará o tempo que precisar para ser aprovado.

  1. Por onde começo minha leitura de jurisprudência?

Primeiro responda como você está em sua leitura de jurisprudência. Se nunca leu, e já que estamos no segundo semestre do ano, comece pela retrospectiva do ano anterior de forma rápida (geralmente há um arquivo que faz essa retrospectiva) e depois passe do começo do ano até a data atual. Porém, se você já esta atualizado, basta que se mantenha assim.

  1. Por onde começo minha leitura de lei?

Primeiro verifique se vai cair a legislação inteira em seu conteúdo programático. A partir da segunda etapa, você descobriu o que vai estudar – por exemplo, verá apenas a parte geral do Código Penal, como noções. Nesse caso, não é necessário fazer a leitura do Código por inteiro, apenas a parte geral, no que tange ao conteúdo programático. Mas, se no seu edital aparece “Lei n. 8.666/1993”, por exemplo, você deverá fazer a leitura da legislação por completo, iniciando pelo art. 1º e indo até o final.

Essas e outras grandes dicas e artigos nós temos aqui no Gran Cursos Online. Para você que ainda não conhece os nossos serviços, aqui nós temos uma equipe capacitada, da qual tenho orgulho de fazer parte, composta por profissionais altamente habilitados e preparados, nossos GranXperts, cujo trabalho é exatamente traçar para você a melhor forma de atingir seus objetivos. Nós te orientamos e acompanhamos seus estudos para que você atinja seu potencial máximo e, com isso, venha obter o melhor resultado em sua prova. Venha conhecer nossos serviços!

Por
4 min. de leitura