Aspirantes a Concurso SERPRO 2023: Dominando a Resiliência de Aplicações

A resiliência de aplicações é um tópico fundamental em tecnologia da informação e um conhecimento imprescindível para aqueles que desejam ingressar no SERPRO através do concurso de 2023, organizado pela banca CESPE.

Avatar


23 de Junho de 2023

Fala pessoal !!!  A resiliência de aplicações é um tópico fundamental em tecnologia da informação e um conhecimento imprescindível para aqueles que desejam ingressar no SERPRO através do concurso de 2023, organizado pela banca CESPE. Este artigo tem como objetivo explicar os conceitos e técnicas associados à resiliência de aplicações, ajudando a preparar-se para o concurso.

Entendendo a Resiliência de Aplicações:

Resiliência de aplicações refere-se à capacidade de um sistema se recuperar rapidamente de falhas e continuar a operar de forma eficiente. Isso é essencial para garantir a disponibilidade, performance e segurança dos sistemas.

Cache:

Cache é uma técnica que armazena dados frequentemente acessados em um local de rápido acesso. Isso reduz o tempo necessário para recuperar esses dados, aumentando a eficiência e contribuindo para a resiliência do sistema em casos de alta demanda.

Fallback:

Fallback é uma estratégia para mudar para um modo alternativo de operação quando ocorre uma falha. Por exemplo, se um banco de dados primário falhar, o sistema pode mudar para um banco de dados secundário, garantindo a continuidade das operações.

Circuit Breaker:

Esta técnica previne a falha em cascata em sistemas distribuídos. Quando uma falha é detectada, o circuit breaker “abre” e interrompe as chamadas para o componente problemático, permitindo que ele se recupere, e depois “fecha” para retomar as operações normais.

Disaster Recovery:

Disaster Recovery envolve um conjunto de políticas e procedimentos para recuperar a infraestrutura e os dados após um desastre. Isso pode incluir backups de dados, recuperação de instâncias e estratégias de migração para garantir que os sistemas voltem a funcionar o mais rápido possível.

Contingência:

Os planos de contingência são desenvolvidos para lidar com eventos não previstos que podem afetar negativamente os sistemas. Isso pode envolver ter servidores de backup, redundância de dados e procedimentos de emergência.

Balanceamento de Carga Global de Servidores (GSLB):

O GSLB é uma técnica que distribui o tráfego de rede entre vários servidores em diferentes locais geográficos. Isso melhora a performance, assegura a disponibilidade do serviço e protege contra falhas em um local específico.

Site Ativo X Ativo:

Esta abordagem envolve ter múltiplos sites ativos, todos capazes de processar requisições de usuários. Em caso de falha em um site, o tráfego pode ser redirecionado para os demais sites ativos, garantindo a continuidade das operações.

Conclusão:

A resiliência de aplicações é uma área de conhecimento essencial para qualquer profissional de tecnologia da informação, especialmente para aqueles que buscam oportunidades em organizações de grande porte como o SERPRO. Familiarizar-se com as técnicas descritas acima pode ser um diferencial significativo para os candidatos ao concurso SERPRO 2023. Recomenda-se investir tempo na compreensão e prática desses conceitos para uma preparação abrangente.

Vamos ver então duas questões sobre esse assunto no modelo da banca CEBRASPE.

Gabarito ao final do artigo, tente responder sem consultar !!

Questão 1:

(CESPE – Concurso SERPRO 2023 – Analista de Sistemas)

O balanceamento de carga global de servidores (GSLB) envolve a distribuição de tráfego de rede apenas dentro de uma única região geográfica, melhorando assim o desempenho local e protegendo contra falhas em um único servidor.

(Certo ou Errado)

Questão 2:

(CESPE – Concurso SERPRO 2023 – Analista de Sistemas)

A técnica de Circuit Breaker é utilizada para prevenir falhas em cascata em sistemas distribuídos, interrompendo temporariamente as chamadas para um componente problemático até que ele se recupere, contribuindo assim para a resiliência do sistema.

(Certo ou Errado)

GABARITO

Questão 1:

Errado. O Balanceamento de Carga Global de Servidores (GSLB) envolve a distribuição de tráfego de rede entre servidores em múltiplas regiões geográficas, não apenas em uma única região. Isso é feito para melhorar a performance, garantir a disponibilidade do serviço e proteger contra falhas que podem afetar uma localização geográfica específica.

Questão 2:

Certo. A técnica de Circuit Breaker é efetivamente utilizada para prevenir falhas em cascata em sistemas distribuídos. Quando uma falha é detectada em um componente, o Circuit Breaker “abre” e impede as chamadas para esse componente, permitindo que ele se recupere. Uma vez que o componente esteja recuperado, o Circuit Breaker “fecha”, e as chamadas podem ser retomadas, contribuindo para a resiliência do sistema.

Professor MSc, Washington Almeida

Doutorando e Mestre em Engenharia de Software pelo Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife – C.E.S.A.R. Atualmente é Analista Judiciário na Justiça Federal (TRF1), Professor de vários cursos no Mercado e no Gran Cursos Online. Certificado ISF 27002.


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2023

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


23 de Junho de 2023