O Gran Cursos Online gostaria de agradecer de forma especial as pessoas que transmitem amor, por meio de gestos concretos! Em meio a uma pandemia, pensar em como ajudar os outros é a melhor forma de ser humano.
E quando você ajuda alguém, o Gran Cursos Online ajuda você também! Por isso lançamos o desconto especial para os doadores de sangue e medula óssea. Isso mesmo, você que continua fazendo suas doações pelo menos três vezes ao ano vai ganhar 35% de desconto na assinatura ilimitada do Gran.
Para comprovar este seu gesto de amor é muito simples, basta preencher o formulário abaixo com suas informações e com a imagem dos últimos 3 (três) comprovantes de doação, realizados nos últimos 12 meses (cada arquivo deve ter no máximo 100 MB). Para doador de medula, basta fazer o upload da imagem da sua carteirinha de doador ao preencher o formulário abaixo. Seus dados estarão protegidos, não se preocupe! Depois disso, nossa equipe entrará em contato com você em até 3 (três) dias úteis para passar todos os detalhes necessários para que possamos proceder com a sua assinatura.
Mas se você ainda não é doador, que tal incentivar esse movimento assim como o Gran Curso Online? Para você que se animou com a ideia, seguem abaixo algumas informações importantes para você se tornar um doador!
Quais são os requisitos para doação de sangue?
- Estar alimentado. Evite alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue.
- Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas.
- Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.
- Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos.
- A frequência máxima é de quatro doações de sangue anuais para o homem e de três doações de sangue anuais para as mulher.
- O intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.
Quais são os impedimentos temporários para doar sangue?
- Gripe, resfriado e febre: aguardar 7 dias após o desaparecimento dos sintomas;
- Período gestacional;
- Período pós-gravidez: 90 dias para parto normal e 180 dias para cesariana;
- Amamentação: até 12 meses após o parto;
- Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação;
- Tatuagem e/ou piercing nos últimos 12 meses (piercing em cavidade oral ou região genital impedem a doação);
- Extração dentária: 72 horas;
- Apendicite, hérnia, amigdalectomia, varizes: 3 meses;
- Colecistectomia, histerectomia, nefrectomia, redução de fraturas, politraumatismos sem sequelas graves, tireoidectomia, colectomia: 6 meses;
- Transfusão de sangue: 1 ano;
- Vacinação: o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina;
- Exames/procedimentos com utilização de endoscópio nos últimos 6 meses;
- Ter sido exposto a situações de risco acrescido para infecções sexualmente transmissíveis (aguardar 12 meses após a exposição).
Quais são os impedimentos definitivos para doar sangue?
- Ter passado por um quadro de hepatite após os 11 anos de idade;
- Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas;
- Uso de drogas ilícitas injetáveis;
- Malária
Fonte: Ministério da Saúde.
Roteiro da doação de sangue
O procedimento completo de doação leva em média 90 minutos – o tempo pode variar dependendo do fluxo de doadores no dia. Segunda, terça e quarta-feira são os dias de menor movimento.
1. Identificação
O candidato apresenta documento de identidade oficial com foto em bom estado de conservação e dentro do prazo de validade. No cadastro, são registrados ainda outros dados cadastrais, como telefones, e-mail, etc.
Os documentos aceitos são: carteira de identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira nacional de habilitação, passaporte, carteira profissional emitida por classe ou carteira do doador da FHB. Não são aceitos crachás funcionais nem carteiras estudantis.
OBS: Candidato menor de 18 anos deve apresentar o formulário de autorização e cópia do documento de identidade com foto do pai, mãe ou tutor/guardião.
2. Pré-triagem
São checados sinais vitais (pressão arterial, temperatura corporal e pulso) e medidos o peso e a altura do candidato. Nessa etapa, também é feito o teste para detectar anemia.
3. Pré-lanche
O candidato recebe suco e biscoitos para dar mais energia.
4. Triagem clínica
Momento no qual o candidato à doação precisa ser totalmente sincero sobre seu estado de saúde, alimentação, histórico de doenças, uso de medicação, viagens, etc.
Essas informações são essenciais para a segurança do doador e do paciente que receberá o sangue. O responsável pela triagem é um profissional de saúde de nível superior.
5. Coleta de sangue
É a etapa da doação propriamente dita. Leva em média 10 minutos e são coletados entre 405ml e 470ml de sangue, além de amostras para exames sorológicos.
Todo o material utilizado é individual e descartado após o uso, garantindo-se a segurança para o doador.
6. Lanche
Para repor as perdas do ato, o doador recebe lanche balanceado, composto por sanduíche, fruta e suco.
Fonte: Hemocentro de Brasília
Como ser um doador de Medula óssea?
- Procure o hemocentro do seu estado e agende uma consulta de esclarecimento ou palestra sobre doação de medula óssea.
- O voluntário à doação irá assinar um termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE), e preencher uma ficha com informações pessoais. Será retirada uma pequena quantidade de sangue (10ml) do candidato a doador. É necessário apresentar o documento de identidade.
- O seu sangue será analisado por exame de histocompatibilidade (HLA), um teste de laboratório para identificar suas características genéticas que vão ser cruzadas com os dados de pacientes que necessitam de transplantes para determinar a compatibilidade.
- Os seus dados pessoais e o tipo de HLA serão incluídos no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME).
- Quando houver um paciente com possível compatibilidade, você será consultado para decidir quanto à doação. Por este motivo, é necessário manter os dados sempre atualizados.
- Para seguir com o processo de doação serão necessários outros exames para confirmar a compatibilidade e uma avaliação clínica de saúde.
- Somente após todas estas etapas concluídas o doador poderá ser considerado apto e realizar a doação.
Fonte: Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA)
Participe da conversa