Ataque com Fúria

Avatar


05 de agosto2 min. de leitura

Quando decidi que focaria minhas energias na preparação para concursos públicos, jamais poderia imaginar que os desafios seriam tão grandes. Acredito que dois aspectos foram fundamentais nesta que seria uma das grandes jornadas da minha vida: vontade e disciplina.

 

 

Anos atrás, tive contato com um livro chamado O Rinoceronte Bem-Sucedido, de Scott Alexander. Essa obra fala sobre a postura que devemos ter ao atacar nossos objetivos, e um dos segredos do sucesso é tornar-se um “rinoceronte”.

Tente imaginar que amanhã você acordará como um rinoceronte adulto de duas toneladas.

Seria divertido ser um rinoceronte; certamente você iria querer levantar mais cedo todos os dias, inclusive nos feriados e finais de semana, com toda aquela força, capacidade de lutar e vencer obstáculos desses animais. Às 6 horas da manhã, quando seu relógio de oportunidades tocar, levante feito um rinoceronte (não como um bicho-preguiça), tome um banho, coma “sua caça” bem gostosa, escove seus “chifres de rinoceronte” e vá à luta!

Quando um rinoceronte decide atacar, praticamente nada é capaz de pará-lo, pois tem fúria, obstinação e disciplina. Ao definir suas metas diárias, aja como esse animal, um monstro de duas toneladas focado e extremamente determinado.

Vivemos num planeta cujos habitantes podem ser divididos entre rinocerontes e ovelhas. As ovelhas seguem seus bandos. Muitas desejam vencer, mas não têm coragem, são preguiçosas, detestam acordar cedo. Sempre que há um importante compromisso, procrastinam. Vivem nos seus pastos verdes e acreditam que a grama jamais acabará. As ovelhas viverão eternamente para pagar despesas de gás, cartão…

Recebem todo dia 10 de cada mês e pagam suas continhas em dia. Ah, as ovelhas… Já os rinocerontes são obcecados, preparados, estão sempre buscando crescer, ficar fortes… Algumas pessoas de sucesso chamam de preparação aquilo que as pessoas medíocres chamam de sorte. A pele do rinoceronte tem quatro centímetros de espessura. Durante seu ataque, nenhum obstáculo impede seu avanço, pois ele está preparado! Espinhos? Pedras? Pântanos? Danem-se! Ele está PREPARADO!

Seja um rinoceronte e esteja orientado a vencer seus objetivos. Se você acordou bem e com saúde, agradeça a Deus, pois já está bem melhor que grande parte da população mundial. Se tem uma oportunidade de adquirir um material de estudo, acesso à Internet e bons professores, acredite, você é a minoria no universo de pessoas que estão se preparando para concursos públicos. Você é um privilegiado!

Na selva chamada de Preparação para Concursos Públicos, a lei é a do mais sábio. Sim, o sábio que conhece os bons atalhos, que observa, que tem paciência para emboscar sua caça no momento certo. Tenha hábitos de caçador. Não seja a presa!  A mentalidade com a qual você enxerga os desafios e oportunidades fará toda a diferença.

 

Fonte: O Rinoceronte Bem-Sucedido. Autor: Scott Alexander.

 

Avatar


05 de agosto2 min. de leitura