Atuação do Biólogo em Análises Clínicas

Atuação do Biólogo em Análises Clínicas

Avatar


08 de junho1 min. de leitura

Quando se fala em Ciências Biológicas, a primeira imagem que ocorre à maioria das pessoas é aquela do pesquisador em campo, com roupas características, à procura de um animal ou planta específicos… Mas existe uma gama de possibilidades de atuação na carreira. Uma delas é em Análises Clínicas, o foco da nossa conversa de hoje.

Essa área é comum a diversas profissões e o Biólogo também encontra respaldo técnico e legal para atuação. Existem disciplinas básicas da graduação que garantem esse respaldo. Contudo, é importante que o profissional busque sempre aprimoramento e maior conhecimento na área que deseja atuar, seja ela qual for.

Em se tratando de mercado de trabalho, sempre haverá alguém para dizer que laboratório não é lugar para Biólogo, e sim, para Biomédico ou Farmacêutico. Contudo, essa realidade está mudando e tal atitude decorre, muitas vezes, da simples falta de conhecimento do contratante ou dos envolvidos, uma vez que a carreira é regulamentada.

Na prática, as atividades desenvolvidas por um Biólogo em Análises Clínicas envolvem a realização de diagnósticos biológicos, moleculares e ambientais, coleta e análise de amostras, realização de ensaios, identificação e classificação de espécies, emissão de laudos técnicos e pareceres, perícias, etc. Além disso, se o profissional se destaca, existe a possibilidade de ser Responsável Técnico do local.

O profissional poderá trabalhar em empresas privadas e órgãos públicos como prefeituras, órgãos federais e Organizações Não-Governamentais.

Por ser de formação mais generalista, o Biólogo consegue um destaque maior frente a outros profissionais por ter uma visão mais abrangente, por conseguir visualizar soluções onde ninguém mais enxerga. Portanto, fique atento aos comentários! Pesquise sempre antes de tomar qualquer decisão e não se baseie somente naquilo que pessoas mais próximas te dizem. Se esse é seu sonho, não tenha medo de correr atrás. Informe-se sobre concursos públicos e novas vagas na área. Só depende de você!

E para te ajudar a dar o primeiro passo, temos cursos de Análises Clínicas para Biólogos aqui em nosso site. Nem preciso dizer que são cursos completos, não é? Estamos te esperando!

Avatar


08 de junho1 min. de leitura