Olá, pessoal! Como andam? Espero que tudo ótimo! No artigo deste mês, vou discorrer sobre dois temas bastante interessantes: autoconfiança e humildade. Segundo o dicionário, a humildade é uma qualidade de humilde, de quem é modesto, simples, e não expressa vaidades; também pode ser quem tem consciência de suas limitações; modéstia. Já a autoconfiança é um adjetivo, e afirma que se trata de alguém confiante em si mesmo; que demonstra segurança em suas ações; seguro.
Bem, dito isso, vou tecer algumas considerações e opiniões sobre o que acredito que seja mais adequado sobre essas duas palavrinhas. Em primeiro lugar, o conceito de humildade costuma ser mal interpretado: não tem nada a ver com baixa autoestima. Humildade é o reconhecimento das próprias limitações, o entendimento de que temos defeitos e de que somos falhos.
Quando eu escuto sobre autoconfiança, automaticamente penso sobre a medida do quanto acreditamos em nós mesmos. É muito importante acreditar em alcançar algo no futuro, e isso pode ser a aprovação no concurso dos seus sonhos, ao mesmo tempo em que se deve manter os pés no chão para raciocinar sobre possuir as ferramentas adequadas no momento presente. E é justamente aí que entra a confiança!
A própria arrogância pode nos cegar quando nos convencemos sobre as próprias valências e as estratégias adotadas. Por outro lado, tem-se a possibilidade de ser dominado pelo sentimento de inferioridade quando não temos certeza sobre o método certo e a capacidade de executar o planejamento.
O ponto-chave é alcançar o que eu poderia chamar de humildade confiante, em que enxergamos a necessidade de acreditar na nossa capacidade em aceitar que podemos não ter a solução correta ou não estar no caminho certo. Porém, ter tranquilidade para tomar novos rumos e reaprender é fundamental nesse processo de autoconhecimento.
Outro aspecto a observar é que devemos ter a humildade de reconhecer o que não sabemos e a visão sobre quais atitudes e métodos devemos obter para conquistar um determinado objetivo. Nesse sentido, a autoconfiança surge naturalmente, e a clareza para as tomadas de decisões se torna muito mais perceptível e apta a ser colocada em prática.
Fonte: https://www.dicio.com.br/
Clique nos links abaixo:
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:
Participe da conversa