Depois do Banco do Brasil, vem aí a seleção da Caixa!

Avatar


12 de fevereiro3 min. de leitura

Do_Banco_do_Brasil_para_a_caixa

Você se preparou para o concurso do Banco do Brasil e agora quer fazer o concurso da Caixa? Saiba que você está no caminho certo, pois esses concursos são ótimas oportunidades para quem quer atuar na área bancária. As duas seleções chamam muitos candidatos e o conteúdo cobrado não tem sofrido alterações nos últimos anos. Sendo assim, o candidato não precisa temer, pois se for bem colocado, será chamado. Isso vem acontecendo em todos os últimos concursos.

Em sua preparação para o Banco do Brasil, você estudou a disciplinas de Língua Portuguesa; Matemática; Raciocínio Lógico; Atualidades; Ética; Atendimento; Conhecimentos Bancários, certo? Isso é ótimo, afinal além das outras matérias, essas são as mesmas que serão cobradas no certame da Caixa, ou seja, você está a frente de muitos concorrentes. Mas, existem duas matérias que o candidato deve se dedicar um pouco mais, pois têm PESO 2, ou seja, se você errar uma, acaba perdendo duas. Uma é a de conhecimentos bancários e a outra é Português. Não existe uma regra exata para se estudar essas disciplinas, pois cada candidato deve criar a sua própria estratégia levando em consideração os pontos fortes e fracos da preparação. Mas, fique atento aos detalhes de cada uma:

Conhecimentos Bancários

Principal disciplina nos concursos para bancos, não possui um código próprio, e sim um conjunto de resoluções, leis, doutrinas sobre o tema. Então, o candidato deve tomar muito cuidado ao estudar, evitando conteúdo desatualizado, já que o tema é bastante dinâmico. Entre os principais assuntos cobrados estão abertura e movimentação de contas: documentos básicos, pessoa física e pessoa jurídica: capacidade e incapacidade civil, representação e domicílio, cheque: requisitos essenciais, circulação, endosso, cruzamento, compensação, sistema de pagamentos brasileiro, estrutura do Sistema Financeiro Nacional (SFN), entre outros.

É importante o estudo da parte teórica, concomitante com treino de provas anteriores, direcionadas para a banca. Treinando com questões anteriores, há grandes chances de o candidato encontrar uma questão parecida ou até igual a alguma questão na sua prova, e gabaritar o bloco de conhecimentos bancários. Tome muito cuidado ao estudar, evite conteúdo desatualizado, já que o tema é bastante dinâmico. As questões neste item costumam ser bastante objetivas e diretas, abordando o essencial dos conceitos.

Língua Portuguesa

Entre os principais assuntos cobrados estão Compreensão e interpretação de textos, tipologia textual, ortografia oficial, acentuação gráfica, emprego das classes de palavras, emprego do sinal indicativo de crase, sintaxe da oração e do período, pontuação, Concordância nominal e verbal, regência nominal e verbal, significação das palavras e redação Oficial.
Para o sucesso nas questões de interpretação de texto, o candidato deve ler o texto duas ou três vezes, atentamente, antes de tentar responder a qualquer pergunta. Uma boa maneira de se interpretar um texto é buscar nele suas principais ideias, observando como foram estruturadas na argumentação. Geralmente, a banca coloca um texto grande e faz todas ou quase todas as questões em cima desse texto.

Atentos às dicas

– Busque resolver, ao máximo, provas e questões anteriores da banca ou até mesmo de cargos semelhantes, isso permitirá uma melhor compreensão do estilo de avaliação exigida e o mais importante, saberá onde estão localizados os seus pontos fortes e fracos na disciplina;

– Foque nos conteúdos de matemática financeira (Sistemas de Amortização de Empréstimos e Financiamentos, Cálculo financeiro…), pois será um dos conteúdos mais exigidos pela banca;

– Para quem trabalha, o ideal é separar um tempo na agenda e abrir mão, temporariamente, de algumas atividades, em prol dos estudos. Dá para ajustar-se, utilize os finais de semana para organizar os estudos;

– Estudar teoria, preparar fichas resumo, vão servir para uma revisão quando ao final de cada maratona de estudos;

– Fazer exercícios muitos exercícios ajudam bastante nos estudos e na fixação do conteúdo;

– E lembre-se: As provas estão marcadas para o dia 30 de março.

Sobre a seleção da Caixa

O certame é para formação de cadastro de reserva para provimento de vagas, no nível inicial da Carreira Administrativa, no cargo de Técnico bancário novo. Tudo indica que serão mais de 30 mil aprovados. Para carreira profissional há ainda vagas para os cargos de Engenheiro e Médico do Trabalho.
Fiquem atentos, pois As inscrições foram prorrogadas até domingo, dia 16. As inscrições devem ser realizadas no site da organizadora do concurso (http://www.cespe.unb.br/concursos). O candidato deve preencher a ficha de inscrição, escolher a cidade onde deseja realizar a prova.

As estimativas são de 1,5 milhão de inscritos na disputa pelas mais de 30 mil vagas oferecidas. Para se ter uma ideia da grandiosidade desse concurso, a banca examinadora, Cespe/UnB, deverá corrigir mais de 120 mil redações. Essa informação já é um indicativo de que serão preenchidas muito mais do que as 30 mil vagas previstas.

Mais detalhes
A validade dos certames é de um ano, podendo ser prorrogada por igual período, contada a partir da data de publicação da homologação. Mais informações podem ser encontradas no edital completo em nosso site, nos link logo abaixo.

EDITAL DE ABERTURA COMPLETO (TÉCNICO BANCÁRIO) CLIQUE AQUI.

EDITAL DE ABERTURA COMPLETO (ENGENHEIRO/MÉDICO) CLIQUE AQUI.

Confira o curso que fizemos exclusivamente para você: “Do Banco do Brasil para a CEF”. Venha pra Caixa você também!


Avatar


12 de fevereiro3 min. de leitura