Dia da Mulher: conheça a 1ª mulher a presidir o Banco do Brasil

Concurso Banco do Brasil: nova presidência do Banco do Brasil está sob comando de uma funcionária de carreira. Conheça a história!

Avatar


7 de Março de 2023

Você que está estudando para o concurso Banco do Brasil sabia que, em 2023, uma mulher assumiu a presidência da instituição pela primeira vez? A seguir, conheça um pouco da história da paraibana Tarciana Medeiros, funcionária aprovada no concurso Banco do Brasil que construiu uma longa carreira na empresa até chegar à presidência.

Acompanhe pelo índice:

Ser aprovado é questão de treino: Bancárias com Cid Roberto

Banco do Brasil: momento histórico

O Banco do Brasil teve um momento marcante no dia 16 de janeiro de 2023: Tarciana Medeiros, natural de Campina Grande (PB), assumiu a presidência da empresa. Em mais de 200 anos na história da instituição, é a primeira vez que uma mulher assume o comando do Banco do Brasil.

De acordo com informações do próprio Banco do Brasil, Tarciana Medeiros assumiu a presidência após 214 anos de história do banco e 100 anos após a primeira mulher entrar para a instituição.

A primeira mulher a tomar posse no Banco do Brasil foi Emma Medeiros, que, coincidentemente, tem o mesmo sobrenome que Tarciana. Emma tomou posse em 1924, quando tinha 20 anos. Conforme informações do Banco do Brasil, ela trabalhou durante 30 anos na agência Pelotas, no Rio Grande do Sul.

Tarciana Medeiros: trajetória

Tarciana Medeiros começou sua carreira profissional como feirante, em 1988. No Banco do Brasil, o início foi em março de 2000. Antes disso, ela também foi professora.

A história que Tarciana tem hoje de 22 anos na empresa começou com sua aprovação em um concurso Banco do Brasil. Em sua página no Linkedin, Tarciana conta que, desde o início, foi reconhecida pelo desempenho em vendas. Em 2002, ela foi nomeada para um cargo de gestão.

Aos poucos, Tarciana foi crescendo no Banco do Brasil. Ao longo de todos esses anos, ela trabalhou como gerente de relacionamento, gerente de relacionamento com o cliente, assessoria de pessoa física, gerente de negócio PF, superintendente, superintendente executivo e gerente executivo. Hoje, Tarciana Medeiros está na presidência do Banco do Brasil e deixa seu nome na história de uma das maiores instituições financeiras.

Bacharel em Administração de Empresas e pós-graduada em Administração e Marketing e em Liderança, Inovação e Gestão, Tarciana tomou posse no dia 16 de janeiro, em cerimônia no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília.

Tarciana Medeiros: posse

Durante seu discurso de posse, Tarciana destacou as mulheres de sua família. “Mãinha e as Marias de minha vida representam essa minha essência. Foram elas que me ensinaram que, sem educação, nós não somos nada, que estudar tem poder libertador”, disse durante a cerimônia.

Mãinha , obrigada por me ensinar a não ter vergonha de trabalhar, que qualquer trabalho é nobre. Minhas tias e avós me ensinaram isso”, completou.

Ao longo de um discurso carregado de emoção, Tarciana também agradeceu aos 85 mil colegas, funcionários do Banco do Brasil, pelo acolhimento em relação à indicação.

Como funcionária de carreira, Tarciana Medeiros destacou a importância de assumir uma liderança. “Presidente Lula, a minha nomeação significa o reconhecimento à competência técnica e ao reconhecimento técnico desse time”, disse.

Por fim, consciente do momento histórico que vivia, Tarciana disse: “Neste ano, o BB completará 215 anos. É motivo de muito orgulho ser a primeira mulher presidenta desta empresa que tanto amo”

Concurso Banco do Brasil: provas em abril

O edital do Banco do Brasil foi publicado no dia 23 de dezembro de 2022, com oferta de 6 mil vagas para o cargo de escriturário. As oportunidades são para todo o Brasil. Recentemente, o edital foi retificado para destinar mais vagas aos candidatos com deficiência.

O certame está sob responsabilidade da Fundação Cesgranrio. As provas acontecem no dia 23 de abril.

Saiba tudo sobre o concurso Banco do Brasil aqui!


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2023

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


7 de Março de 2023