Blockchain

Resolução comentada de questões

Avatar


29/06/2022 | 19:28 Atualizado há 32 dias

Olá, Concurseir@!

Dando sequência à nossa nova thread sobre blockchain, no post de hoje vamos resolver e comentar algumas questões recentes sobre o tema. A primeira questão da temática de blockchain “pipocou” em 2019. Desde então, estamos chegando perto de 30 questões já cobradas sobre o assunto.

Questões Superficiais

Lembrando que blockchain é um assunto emergente. E como todo assunto emergente, tende a ter uma cobrança “superficial” nos primeiros anos. A princípio, eu posso afirmar que estamos nessa etapa. E pelas questões que vamos resolver aqui, você também chegará a essa conclusão.

CESPE – SERPRO

Passando às questões, vejamos a primeira, da banca CESPE/CEBRASPE, concurso do SERPRO, do ano de 2021. Em suma, a questão cobra se você sabe o que é blockchain e como seus blocos encadeados estão organizados.

Basicamente, cada bloco na blockchain é composto por um cabeçalho (header), o hash que o vincula ao bloco anterior, um timestamp, um número aleatório (nounce) e a lista de transações constantes do bloco. A figura que ilustra a resolução da questão, a mesma que usei no meu post anterior, ilustra essa organização.

FUNDATEC – SPGG-RS

A próxima questão, de 2022, é da FUNDATEC para o cargo de Analista de Planejamento, Orçamento e Gestão do governo do Rio Grande do Sul. Sobretudo, isso evidencia que a cobrança por blockchain não é apenas da CESPE/CEBRASPE nem apenas da esfera federal. Blockchain já chegou aos principais cargos do país.

Em resumo, a questão ainda foca em conceitos da blockchain, fazendo um paralelo entre a solução descentralizada da blockchain com os sistemas e bancos de dados tradicionais. Repisa, ainda, na questão da resistência a adulteração pois, uma vez que o conteúdo é assinado digitalmente e um hash é gerado, para ser possível uma alteração, todos os blocos anteriores teriam de ser manipulados – o que é praticamente impossível, dada a natureza distribuída da solução.

CESGRANRIO – BB

Em contrapartida, voltando à esfera federal, a próxima questão é da CENGRANRIO para o Banco do Brasil, cargo de escriturário do ano de 2021. Em suma, a questão reforça conceitos da blockchain, como ser distribuída e formada por blocos interligados.

Entretanto, a informação relevante e que deve ser observada – por ser de cobrança recorrente por diversas bancas – é a “garantia de ordem cronológica” dos blocos, por ser uma lista incremental, evidente pelo timestamp contido em cada bloco de transação.

Nesse sentido, para responder corretamente a questão, o conteúdo de meu post anterior (AQUI) é suficiente. Nele, apresentei o funcionamento da blockchain em uma figura que descrevia suas 6 etapas: Transaction requested; Mining; Broadcast; Validation; Adding; Transaction completed.

A questão em análise tenta confundir ou “especializar” o conceito apenas para a bitcoin. Não apenas na bitcoin, mas em todas as soluções de blockchain que utilizem de algoritmos de consenso com retribuição pelo trabalho, os mineradores são necessários.

Em síntese, a partir da análise dessas três questões, é possível inferir no viés de cobrança das bancas, ainda focado em conceitos e definições gerais, por tratar-se de tecnologia emergente.

Core Technologies

Ao passo que podemos definir que blockchain é a integração de tecnologias (“core technologies”) como um livro-razão distribuído (Distributed Ledger Technology – DLT) que usa mecanismos de consenso para transmitir dados, com criptografia de chave pública para garantir transmissão e segurança, e aplica contratos inteligentes (Smart Contracts) para executar transações. Essas “core technologies” são ilustradas na figura a seguir.

Cenas do próximo capítulo

Por fim, para irmos mais a fundo, no próximo post vou detalhar para você essas core technologies. Assim, veremos DLT, Mecanismos de Consenso, Criptografia de chave pública e Smart Contracts. Dessa forma, vamos também resolver algumas questões sobre elas.

Continuamos juntos, destrinchando o conhecimento associado à blockchain, apoiando sua preparação.

Bons estudos!


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2022

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar

Analista de TI no TRF 1 e professor de Governança, Gestão de TI nas Organizações Públicas e Gestão de Projetos
1

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.