Bolsonaro: “Se tiver necessidade, a gente vai abrir concurso”

Presidente citou o caso das carreiras típicas de estado como concursos essenciais

Avatar


18 de fevereiro1 min. de leitura

Prestes a encaminhar a Reforma Administrativa para o Congresso Nacional, o presidente da República Jair Bolsonaro conversou com jornalistas sobre o andamento do texto e abordou a possibilidade de novos concursos públicos durante o trâmite do projeto. A intenção é aprovar apenas os “essenciais”.

Com a iminência e a necessidade de novos certames federais, principalmente da carência policial e para a Receita Federal, Bolsonaro garantiu aos jornalistas a possibilidade de novos certames durante o trâmite da Reforma. Entre os certames que já foram realizados e ainda aguardam nomeações, o Executivo pretende dar seguimento ao da Polícia Rodoviária Federal e ao da Polícia Federal.

“Temos concursos feitos no passado que demos prosseguimento. (PF e PRF). Se tiver necessidade, a gente vai abrir concurso. Mas não podemos ser irresponsáveis e abrir concursos que poderão ser desnecessários”, declarou ao deixar o Palácio da Alvorada.

Como exemplo de certames necessários, Bolsonaro citou aqueles das carreiras típicas de Estado. “Reconheço o trabalho do servidor público, temos as carreiras de governo típicas de Estado, entre as Forças Armadas, Polícia Federal, (Polícia) Rodoviária, Receita, CGU, entre outras, que tem que ter estabilidade, sem problema nenhum”, complementou.

Ainda durante a conversa, o presidente garantiu que a Reforma Administrativa não afetará em nada os servidores atuais. Além disso, pediu celeridade no trâmite dentro do Congresso Nacional. “Se não fizermos algo, os atuais servidores vão ficar sem receber lá na frente. Concursos públicos só os essenciais, essa que é a ideia”, disse, citando o inchaço da máquina pública causado após a Constituinte de 88, o que ficou conhecido como o ‘Trem da Alegria’.

Reforma Administrativa

Pauta prioritária do Ministério da Economia para 2020, a Reforma Administrativa está em seu trâmite final. Paulo Guedes pretendia encaminhar o projeto ao Congresso ainda neste mês, mas com o Carnaval, é provável que seja adiantado para março.

Em nota ao Gran Curso Online, o Ministério da Economia ratificou as palavras de Jair Bolsonaro. Confira:

Não há previsão de novos concursos para o Executivo Federal, de forma que somente casos excepcionais poderão ser atendidos. A propósito, as autorizações para a realização de concursos públicos bem como para o provimento de cargos aos órgãos e entidades do Poder Executivo Federal são realizadas por este Ministério mediante a análise das prioridades do serviço público federal. Essa avaliação leva em conta as necessidades do órgão solicitante frente ao conjunto das demandas feitas ao Ministério da Economia por todos os órgãos da Administração Pública federal direta, autárquica e fundacional, assim como a disponibilidade orçamentário-financeira.

Até o fechamento desta matéria, o Gran Cursos Online não recebeu as respostas do Palácio do Planalto.

Avatar


18 de fevereiro1 min. de leitura