Bolsonaro, o mercado financeiro e os concursos: o que eu tenho a ver com isso?

Avatar


06 de fevereiro2 min. de leitura

Olá, Gran Alunos, tudo bem?

Há algum tempo, temos conversado sobre o governo Bolsonaro aqui no Blog do Gran Cursos Online. Primeiro, conversamos sobre as perspectivas, depois sobre o processo das privatizações.

No nosso último encontro, na primeira semana do ano, conversamos sobre as perspectivas de redução do déficit público e a ampliação do número de provas de concursos.

Hoje, vamos conversar sobre o grande papel das expectativas e como isso poderá ser convertido em mais vagas de concursos.

Primeiro, queria que você desse uma olhada no gráfico abaixo:

Figura: Desempenho da bolsa – última semana | Fonte: UOL Cotações

O gráfico acima mostra o comportamento ao longo da última semana. Na sexta-feira, 11 de janeiro, a bolsa fechou em 93.658 pontos, apenas um pouco abaixo do registrado na quinta, 10, quando a bolsa alcançou 93.805 pontos, o maior patamar da história da BM&F Bovespa. Só para se ter uma ideia desse impacto, eu peguei o desempenho da bolsa e comparei ao dos últimos 3 meses, quando Bolsonaro despontou nas intenções de votos. O impacto é mostrado no gráfico abaixo:

Figura: desempenho da bolsa – últimos 3 meses | Fonte: UOL Cotações

Veja que, desde as eleições, a bolsa tem mostrado uma tendência – embora pouco oscilante – de crescimento. Isso ocorre devido, basicamente, a um único fator preponderante: expectativas. E você sabe o que isso significa?

Em economia, as expectativas mostram como nós analisamos o futuro. Assim, elas apontam o que nós acreditamos que vai acontecer no médio ou longo prazo.

E o que nós estamos esperando?

Nós estamos esperando que a economia cresça, que as empresas passem a produzir mais, já que nós também esperamos que haverá um maior volume de emprego (dados da pesquisa realizada pelo CNI). Tudo isso deverá ser convertido em maior lucratividade, que, por sua vez, faz com que as pessoas queiram comprar, hoje, ações para ter acesso a esses dividendos que deverão acontecer no futuro. É isso que tem levado a bolsa a subir tanto, entendeu?

Figura: Desempenho da bolsa – últimos 12 meses | Fonte: UOL Cotações

E o que isso tem a ver com você? O que isso tem a ver comigo?

Simples!

Como a perspectiva é de melhora no volume de empregos, as pessoas deverão voltar a consumir, o que faz com que, de fato, haja um aumento no volume de empregos – nós chamamos isso de profecia autorrealizável. Com mais produção e empregos, há uma melhora na arrecadação dos impostos. E é essa melhoria que faz com que tenhamos mais espaço fiscal para que tenhamos mais concursos públicos.

Assim, essa “euforia” pelo bom desempenho da economia pode, sim, fazer com que voltemos a experimentar o círculo virtuoso da riqueza, que leva, por sua vez, a economia a um novo patamar, em que teremos mais certames sendo realizados. A bolsa mostra isso. Agora, é esperar para ver como a economia vai se comportar daqui para frente! Fiquemos atentos.

Gran Abraços,

Amanda Aires

Assessora de Economia do Governo do Estado de Pernambuco, autora de livros em economia. Comentarista de Economia da rádio CBN. Doutora em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco com extensão na Université Laval, Canadá. Mestra em Economia também pela UFPE com dissertação premiada no III Prêmio de Economia Bancária pela Federação Brasileira de Bancos. Economista pela UFPE, com extensão universitária na Universität Zürich, na Suíça.

 

 


 

CONCURSOS ABERTOS: veja aqui os editais publicados e garanta a sua vaga!

CONCURSOS 2019: clique aqui e confira as oportunidades para este ano!

Estudando para concursos públicos? Prepare-se com quem mais entende do assunto! Cursos completos 2 em 1, professores especialistas e um banco com mais de 920.000 questões de prova! Garanta já a sua vaga! Mude de vida em 2019!

Estude onde, quando, como quiser e em até 12x sem juros! Teste agora por 30 dias o Gran Sistema de Ensino!

[su_button url=”https://www.grancursosonline.com.br/assinatura-ilimitada” target=”blank” style=”flat” background=”#ff0000″ size=”7″ icon=”icon: shopping-cart”]Matricule-se![/su_button]

Avatar


06 de fevereiro2 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

Bolsonaro