Camada de Aplicação – Correio Eletrônico

Avatar


28 de fevereiro1 min. de leitura

Olá Meu Querido Aluno(a),

Hoje vamos falar sobre um das aplicações mais conhecidas da internet: o correio eletrônico. Também chamado de e-mail.

Um sistema de correio eletrônico é formado por três componentes principais: User Agent (UA),  Message Transfer Agent (MTA) e Message Access Agent (MAA).

O UA (User Agent) fornece serviços aos usuários em relação ao envio de recebimento de e-mails. Ou seja, ele é o programa que cria, lê, responde e encaminha as mensagens.

Um UA pode ser baseado em comandos ou em interface gráfica (GUI). Exemplos de UA baseados em comandos: mail, pine e elm. Provavelmente você usa um UA gráfico. Exemplos de UA com interfaces gráficas são: Eudora e Outlook da Microsoft.

Um endereço de e-mail é formado por duas partes. A primeira é o endereço da caixa postal e a segunda parte é o domínio do servidor de correio eletrônico. Esses nomes são separados por meio de um @.Por exemplo: professor.almeidajunior@gmail.com

No exemplo anterior o nome da caixa é professor.almeidajunior. Essa caixa está no servidor do gmail.

Um e-mail pode enviar apenas mensagens em texto. Além disso, somente mensagens no formato ASCII NVT de 7 bits.

Uma vez que somente o formato ASCII é permitido, isso que dizer que não podemos criar uma mensagem em idiomas que não suportados o ASCII.

O ASCII é um padrão que atende a língua inglesa, mas não suporta diversos outros idiomas. Por exemplo, japonês. Isso quer dizer que conseguimos enviar um email padrão em japonês. Também quer dizer que não podemos enviar arquivos binários ou arquivos de vídeo, por exemplo.

Professor! Eu consigo enviar sim!

Verdade, mas isso acontece por causa o MIME. O MIME (Multipurpose Internet Mail Extensions) é um protocolo que permite que dados não-ASCII sejam enviados em um e-mail. O MIME converte dados não-ASCII em dados ASCII e vice-versa.

O MIME define diferentes tipos de cabeçalhos que permitem com que a aplicação de correio eletrônico possa ser estendida.

O MIME é uma assunto mais complexo e será detalhado em uma postagem específica.

Até a próxima!

Grande Abraço!

Minhas Redes Sociais:

Concursos Públicos (@profalmeidajunior) • Fotos e vídeos do Instagram

https://t.me/professoralmeidajunior

Avatar


28 de fevereiro1 min. de leitura