Camada de Aplicação – FTP

Avatar


31 de Março de 2021

A transferência de arquivos de um computador é comumente feita utilizando o protocolo FTP (File Transfer Protocol). O FTP usa o TCP na camada de transporte. Além disso, ele estabelece duas conexões TCP.

Uma das conexões feitas pelo FTP é na porta 21. Essa conexão tem a função de controle. A outra conexão TCP é feita na porta 20. Esta segunda conexão é usada para o transporte de  dados.

Por que o FTP usa duas conexões ? Esse é um pergunta fundamental! Esse escolha foi feita, pois a separação de comandos da transferência de dados torna o FTP mais eficiente quando comparada a uma solução com apenas uma conexão.

Uma conexão de controle permanece estabelecida durante toda a interatividade de uma sessão FTP. Já a conexão de dados será estabelecida e posteriormente encerrada para cada arquivo transferido. Assim para uma conexão de controle podemos ter várias conexões de dados.

Na conexão de controle, o FTP utiliza o conjunto de caracteres ASCII de 7 bits. A comunicação é realizada por meio de comandos e respostas. Cada linha termina com um token de fim de linha de dois caracteres (CR — carriage return e LF — line feed).

O FTP pode transferir arquivos texto ou binários. O arquivo ASCII é o formato-padrão para transferência de arquivos texto. Cada caractere é codificado usando-se 7 bits ASCII. Se um ou ambos os lados terminais de uma conexão usam codificação EBCDIC (o formato de arquivos usado pela IBM), o arquivo pode ser transferido usando-se codificação EBCDIC.

Arquivos não texto são transferidos de forma binária. Ou seja, um fluxo contínuo de bits (stream) sem qualquer interpretação ou codificação. Isso é usado principalmente para transferir arquivos binários, como
programas executáveis, por exemplo. Segundo Forouzan, o FTP pode transferir um arquivo pela conexão de dados utilizando diferentes modalidades de estrutura de dados.

A primeira modalidade é a estrutura de arquivo. Nela o arquivo é um fluxo contínuo de bytes (stream)

A segunda modalidade é a estrutura de registro. Nela o arquivo é dividido em registros. Isso pode ser usado apenas com arquivos texto.

A terceira modalidade é a estrutura de página: o arquivo é dividido em páginas, cada uma das quais contendo um número e um cabeçalho. As páginas podem ser armazenadas e acessadas de forma aleatória ou sequencialmente.

(CESPE/Técnico Judiciário/STJ/2004) Com relação aos conceitos da arquitetura TCP/IP e a tecnologia de redes locais ethernet, julgue o item subsequente.

O FTP e o SNMP são protocolos que utilizam o TCP como protocolo da camada de transporte, que é implementada normalmente no próprio sistema operacional.

Errado.

O FTP usa o TCP, mas o SNMP usa o UDP

(CESPE/Oficial de Inteligência/ABIN/2018) A respeito de redes de computadores, julgue o item subsequente.

O FTP (File Transfer Protocol) é um protocolo da camada de aplicação do TCP/IP que utiliza duas conexões TCP paralelas para transferir um arquivo: uma de controle e outra de dados.

Certo.

O FTP faz parte da camada de aplicação e usar o TCP para fazer as transferências de arquivos. No FTP são criadas duas conexões. Uma para controle na porta 21 e outra para os dados na porta 20.

(CESPE/Perito Criminal/PF/1997) A camada de aplicação abriga as aplicações próprias da arquitetura Internet e quaisquer outras aplicações em rede desenvolvidas pelos programadores. que utilizem as APIs apropriadas. Estas aplicações fazem uso dos protocolos da arquitetura
TCP/IP para a troca de mensagens que viabilizam seu funcionamento.

Considerando as aplicações da arquitetura TCP/IP e as APIs para programação de soluções individuais, julgue o item a seguir.

Para enviar uma mensagem ao destinatário joao@cespe.unb.br, a estação do usuário estabelece uma conexão tcp com o servidor cespe.unb.br e transmite a mensagem via ftp.

Errado.

O envio de mensagens de correio é feito pelo protocolo SMTP e não pelo FTP. O FTP é usado para envio de arquivos.

Avatar


31 de Março de 2021