Camada de Aplicação – MIME

Avatar


28 de Fevereiro de 2021

Olá Meu Querido Aluno(a),

Nesse post, vamos falar sobre o MIME e sua importância em aplicações que envolve o uso do correio eletrônico. Ou seja, o e-mail.

O fato é que um e-mail pode enviar apenas mensagens em texto. Além disso, somente mensagens no formato ASCII NVT de 7 bits. Isso que dizer que não podemos criar uma mensagem em idiomas que não suportas o ASCII. Por exemplo, em japonês.

Um e-mail comum também não permite o envio de arquivos binários ou arquivos de vídeo, por exemplo. Professor! Eu consigo enviar sim!

Verdade! Você consegue enviar porque não usa um e-mail comum. O que você faz é usa o MIME. O MIME (Multipurpose Internet Mail Extensions) é um protocolo que permite que dados não-ASCII.

Segundo Forouzan, o MIME define cinco tipos de cabeçalhos:

O primeiro cabeçalho é o MIME-Version. Este cabeçalho especifica a versão usada do MIME.

O segundo cabeçalho é o Content-Type. Este cabeçalho define o tipo de dados usado no corpo de uma mensagem. O tipo de conteúdo e seu subtipo são separados por uma barra. Dependendo do subtipo, o cabeçalho pode conter outros parâmetros adicionais

O terceiro é o Content-Transfer-Encoding. Este cabeçalho define o método usado para codificar as mensagens em 0s e 1s para sua transmissão. Podem ser usados cinco métodos. A saber:

7 bits: Caracteres ASCII NVT e linhas curtas
8 bits: Caracteres não-ASCII e linhas curtas
Binary: Caracteres não-ASCII com comprimento de linhas ilimitadas
Base-64: Blocos de dados de 6 bits codificados em caracteres ASCII de 8 bits
Quoted-printable: Caracteres não-ASCII codificados como, por exemplo, com um sinal de igualdade seguido por um código ASCII

O quarto cabeçalho é o Content-Id. Este cabeçalho identifica de forma exclusiva uma mensagem inteira em um ambiente com múltiplas mensagens.

Por fim, o quinto cabeçalho é o Content-Description. Este cabeçalho define se o corpo de uma mensagem é composto por imagem, áudio ou vídeo.

Em um esquema de correio, além dos UA’s, temos o chamados Message Transfer Agent (MTA). Como nome sugere são eles que efetivamente fazem a transferência dos emails. Essa transferência é feita usando o protocolo SMTP (Simple Mail Transfer Protocol).

O SMTP é usado para enviar a mensagem entre o remetente e o primeiro servidor e entre os servidores de e-mail.

Veremos detalhes do SMTP em outros post!

Até a próxima.

Minhas redes sociais:

Concursos Públicos (@profalmeidajunior) • Fotos e vídeos do Instagram

https://t.me/professoralmeidajunior

Avatar


28 de Fevereiro de 2021