Camada de Aplicação – Modos de Transmissão do FTP

Avatar


31 de março2 min. de leitura

Olá Meu Querido Aluno(a),

Já vimos em outro post que a transferência de arquivos de um computador é comumente feita utilizando o protocolo FTP (File Transfer Protocol). O FTP usa o TCP na camada de transporte. Além disso, ele estabelece duas conexões TCP. Uma na porta 21 que tem função de controle e a outra na porta 20 que para os dados.

Hoje vamos falar sobre os modos de transmissão do FTP.  Segundo Forouzan, o FTP pode transferir um arquivo por meio da conexão de dados usando-se um dos três modos de transmissão a seguir:

a) Fluxo contínuo (stream): é o modo-padrão. Os dados são entregues do FTP para o TCP na forma de um fluxo contínuo de bytes. O TCP é responsável por dividir os dados em segmentos de tamanho apropriado. Se os dados forem simplesmente um fluxo de bytes (estrutura de um arquivo), não é necessário o caracter de fim de arquivo.

O fim de arquivo, nesse caso, encerrará uma conexão de dados pelo remetente. Se os dados forem divididos em registros (estrutura de registros), cada um deles terá um caractere de fim de registro (EOR) de 1 byte e o fim de arquivo será estabelecido por um caractere de fim de arquivo (EOF) de 1 byte.

b) Blocos: os dados são entregues do FTP para o TCP em blocos. Nesse caso, cada bloco é precedido por um cabeçalho de três bytes. O primeiro byte é chamado descritor de blocos; os dois seguintes definem o tamanho do bloco em bytes.

c) Comprimido: utilizado quando o arquivo é muito grande, os dados são comprimidos. O método de compressão geralmente usado é a codificação run-length. Nesse método, aparições consecutivas de uma mesma unidade de dados são substituídas por uma ocorrência e pelo número de repetições.

Em um arquivo texto, são usados normalmente espaços (em branco). Em um arquivo binário, os caracteres nulos são em geral comprimidos.

Para usar o FTP, normalmente, precisamos de um usuário e senha. Contudo, é possível habilitar um FTP anônimo. Pode-se usar anonymous como nome de usuário e guest como senha. O acesso do usuário ao sistema é bastante restrito. Por exemplo, permitir somente cópia de alguns
arquivos.

(CESPE/Agente/ABIN/2010) Existem várias maneiras de realizar a transferência de informação e de arquivos em uma rede local. Para o uso do protocolo FTP com o objetivo de transferir arquivos, alguns detalhes desse protocolo devem ser observados.

Considerando esse uso do protocolo FTP, julgue o item subsequente. O FTP suporta o tipo de transferência binária.

Certo.

O FTP pode transferir os arquivos em modo ASCII, EBCDIC ou Binário. No primeiro caso, o arquivo é enviado como um arquivo ASCII. É útil para arquivos texto puros. No último caso, a transferência em um fluxo contínuo de bits (stream) sem qualquer interpretação ou codificação

(Inédita) No FTP, o modo default é o modo em blocos.

Errado.

Por padrão, modo utilizado pelo FTP é fluxo contínuo também chamado de stream.

(Inédita) O modo comprimido é usado pelo FTP para compressão de dados, mas a codificação run-length não é utilizada.

Errado.

De fato, esse é o modo de compressão. Contudo, o erro é dizer que não é usada a run-length.

(Inédita) Os três tipos modos de transferência do FTP são: fluxo, bits e comprimido.

Errado.

Os modos são fluxo contínuo, BLOCOS e comprimido.

Avatar


31 de março2 min. de leitura