Olá meu querido aluno(a),
Hoje vamos falar sobre a camada de rede do ponto de vista do modelo OSI. Ou seja, vamos investigar como modelo caracteriza essa camada. Dito de outra forma, precisamos saber o que uma camada física de possuir para estar alinhada ao OSI.
Do ponto de vista do OSI, uma camada física enxergar os sinais de maneira bruta. Isso quer dizer que ela não irá fazer qualquer tipo de tratamento de erro. Isso na verdade é feita pela camada superior: a camada de enlace.
A camada física em essência irá tratar das conexões mecânicas e elétrica de uma rede. Nessa camada vamos nos preocupar, por exemplo, com um sinal elétrica ira representar o bit 0 ou bit 1.
Assim, temos que camada física trata da transmissão de bits brutos por um canal de comunicação, mas não só isso. Ele deve garantir que, quando um lado enviar um bit 1, o outro lado o receberá como um bit 1, não como um bit 0.
Note que essa garantia não quer dizer correção de erros. Essa garantia é no sentido que se um sinal for enviar e não houver erro ele será interpretado corretamente.
Quando pensamos na camada física questões mais comuns são a voltagem a ser usada para representar um bit 1 e um bit 0 e a quantidade de nanossegundos que um bit deve durar.
Ou seja, vamos pensar, por exemplo, que bit 1 estará relacionado a 5V e o bit 0 estará relacionado a 0V. O tempo do pulso elétrico também é importante. Ou seja, decidir qual vai ser a largura do meu bit é um dos pontos da camada física.
A camada física também se preocupa com o fato de a transmissão poder ser ou não realizada nos dois sentidos simultaneamente. Ou seja, queremos saber se a conexão vai ser simplex, half-duplex, full-duplex.
Ainda é papel dessa camada, pensar a respeito da conexão inicial. Ou seja, como ela será estabelecida e de que maneira ela será encerrada, quando não existirem mais dados a serem transmitidos.
A camada física ainda olha para a pinagem e as conexões. Ou seja, é uma área muito relaciona a engenharia elétrica e não tanto a ciência da computação. Aqui é importante pensar o que cada pino irá fazer.
A camada física ainda lida em grande parte com interfaces mecânicas, elétricas e de sincronização, e com o meio físico de transmissão que se situa abaixo da camada física
Por fim, também é papel da camada física aceitar um fluxo de bits brutos e tentar entregá-lo ao destino. Contudo, não há uma garantia de que esse fluxo de bits seja livre de erros
CEBRASPE (CESPE) – Auditor de Controle Interno/2019
No modelo OSI, é função da camada física
a) estabelecer e liberar conexões, além de definir a sequência de pinos de conectores e suas respectivas funções.
b) realizar a fragmentação das mensagens fim a fim, quando necessário.
c) realizar o controle de congestionamento entre hosts.
d) quebrar os dados de entrada em quadros, bem como criar e reconhecer as fronteiras dos quadros.
e) gerenciar o diálogo de uma forma ordenada para determinado serviço solicitado.
GAB: A
Até a próxima.
Participe da conversa