Por Rafael Póvoas, Delegado de Polícia Civil do Distrito Federal
Sempre tive o sonho de ser Delegado de Polícia. Para isso, terminei minha graduação em Direito e logo iniciei o foco no concurso público para a carreira que tanto almejava.
Como não havia previsão de lançar novo certame, fiz algumas provas antes, pois precisava começar minha atividade profissional. Em 2006, ingressei no serviço público no cargo de técnico administrativo da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL; depois, assumi o cargo de Escrivão de Polícia da Polícia Civil do Distrito Federal, momento em que intensifiquei meus estudos, já que o edital para Delegado de Polícia estava próximo de ser lançado.
Enfim, em 2010, logrei aprovação no concurso público para o cargo de Delegado de Polícia da Polícia Civil do Distrito Federal, mas, antes de assumir o múnus, fui nomeado Analista Judiciário do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios – TJDFT.
Minha trajetória desde a conclusão da graduação em Direito até a nomeação para o cargo de Delegado de Polícia durou cerca de 4 anos. Pode parecer um lapso de tempo muito grande para a ansiedade que os “concurseiros” trazem consigo. Eu mesmo, durante minha trajetória, por vezes ficava aflito com tamanha demora. São noites em claro, fins de semana de estudos, dores, decepções. Por isso queremos que esse “sofrimento” acabe logo.
Especificamente quanto aos momentos dedicados ao estudo, é importante estabelecermos uma rotina a ser seguida. Não adianta estipularmos 12 horas/dia de estudos se não dispomos desse tempo, seja porque a profissão não deixa, ou porque tem filhos para cuidar, ou mesmo porque não se obterá um bom rendimento.
Em alguns momentos da minha “carreira” nos estudos, cheguei a estudar por cerca de 10 horas/dia, mas sabia que conseguiria ser eficiente. Em outras épocas, só conseguia estudar 3 horas/dia. Mas devemos ter em mente que o sucesso no aprendizado não depende da quantidade de horas/aula estudadas, mas sim da qualidade que empregamos nos estudos.
O modo de encarar as disciplinas também é bastante particular. Alguns preferem dedicar um dia só para uma matéria, outros gostam de estudar até três matérias por dia. O importante é não se esquecer que a qualidade do estudo deve sempre prevalecer.
E, por fim, pode sim levar um tempo para alcançarmos nossos objetivos. Todavia, durante a minha trajetória, tive a certeza de que o prazo não somos nós quem estipulamos. O prazo é de Deus. Ele sabe quando estaremos prontos e seguros para receber a benção da realização de um sonho.
O importante é concretizarmos o que está sob nossa ingerência. Estudar, dedicar-se, focar no objetivo, evitar pessoas e pensamentos negativos. Façamos nossa parte e deixemos que a justiça divina se encarre de encaminhar o restante.
O Gran Cursos Online, em parceria inédita com a Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal e sua Escola Nacional dos Delegados de Polícia Federal (EADelta), elaborou e têm a grata satisfação em informar à comunidade jurídica adepta a concurso público, mormente para a carreira de Delegado de Polícia, que estão abertas as matrículas para os cursos preparatórios para Delegado de Policia Federal e Delegado de Policia Civil dos Estados e DF, com corpo docente formado em sua maioria por Delegados de Polícia Federal e Civil, mestres e doutores em Direito, com obras publicadas no meio editorial, além do material didático. Não perca a oportunidade de se preparar com quem mais aprova em cursos há 27 anos. Matricule-se agora mesmo!
[button content=”Matricule-se!” color=”red” url=”https://www.grancursosonline.com.br/concurso/projeto-vou-ser-delta-delegado-de-policia-federal-e-delegado-de-policia-civil-todos-os-estados” openin=”_blank”]
Participe da conversa