Carreira policial e treinamento do TAF: acelere sua preparação

Avatar


29 de Dezembro de 2017

carreira policial e treinamento do TAFMais um ano que chega ao fim e a rotina dos estudos não para. O que faz a diferença é a persistência. É provar que cada um de nós é resiliente em busca do tão almejado concurso público.

Em posts recentes que a equipe do Gran Cursos Online vem publicando, o ano de 2018 tem previsão de abertura de concurso para diversas áreas dos poderes Judiciário, Legislativo e Executivo.

Nesse prisma, a área de segurança pública estará muito bem contemplada, pois haverá vários concursos para carreira policial. Amplamente já divulgado, as polícias civis dos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Maranhão já estão com os processos de inscrições em aberto (clique AQUI para conferir a situação atualizada). Outros estão na iminência de saírem, e muitos estão previstos para o próximo ano. A primeira dica é: intensifiquem os estudos. E a segunda, iniciem de imediato o treinamento para os testes de aptidão física (TAF).

Por diversas vezes, já foi mencionado aqui no quadro #concurseirosaudavel que o treinamento para o TAF deve ser realizado concomitantemente com o planejamento de estudo das provas objetivas. O corpo não é uma máquina que, após programada, responde imediatamente. Para atingir o objetivo almejado, ele passa por adaptações de ordens neurofisiológicas, bioquímicas, funcionais e neuromusculares.

Considerando que os exercícios exigidos nos TAF’s são de certa complexidade (barra, salto, corrida de 12 min, abdominal, natação) e que as valências físicas (força, resistência, coordenação, flexibilidade e potência) são solicitadas nas diversas modalidades, o desenvolvimento dessas qualidades necessita de certo período de tempo. Há de se observar também o nível de aptidão física de cada aluno, pois quanto mais treinado, mais fácil baterá os resultados.

Por questões específicas e de individualidade biológica de cada pessoa, é salutar iniciar os treinamentos o quanto antes, já que o corpo precisa de um tempo para se adaptar aos estímulos recebidos e com isso gerar uma supercompensação, trazendo os resultados programados estabelecidos no planejamento de treino. Sobretudo, outro ponto importante em relação a treinar antecipadamente é a questão da segurança, haja vista que, com tempo hábil, a programação de treino permite aplicar a intensidade dos treinos aliada ao nível de condicionamento físico do candidato, promovendo um treino consciente e evitando, por conseguinte, submeter o candidato a altas intensidades com vistas a promover melhoras rápidas do condicionamento na tentativa de obter aprovação no teste físico, o que pode gerar diversas lesões.

O segundo ponto é a especificidade do treino diante das modalidades exigidas para o respectivo edital. A depender do nível de condicionamento do candidato, é necessário, na fase inicial do treinamento, priorizar exercícios gerais do tipo multiarticulares (agachamento, puxadas e supinos), bem como trotes leves, a fim de adaptar o corpo aos estímulos iniciais. Com o passar das sessões de treinamento, o planejamento deve ser o mais específico possível, buscando treinar exatamente as modalidades exigidas do edital.

Terceiro ponto: a alimentação, sempre que possível, deve ser saudável. Devem-se evitar alimentos como enlatados, industrializados, refinados, trans e outros, pois podem dificultar o processo cognitivo de aprendizagem, desencadear inflamações no intestino (o que pode gerar diversas consequências) e atrapalhar os ganhos de performance do treinamento.

Assim, diante dos diversos concursos da área de segurança pública que estão por vir, acelere ou inicie o treinamento para o TAF desde já. Converse com o profissional capacitado para a elaboração dos treinos, a fim de que ele possa montar os treinamentos de acordo com sua individualidade biológica, seu nível de aptidão física, sua especificidade do treinamento e seu controle de carga e intensidade, ajustando todas essas variáveis da melhor maneira possível para a sua aprovação.

Por fim, temos vários artigos que tratam exclusivamente das modalidades do TAF dando diversas dicas. Deem uma olhada!

Qualquer dúvida, estamos à disposição.

Instagram: @saudavelv

 Email: rafaellsousa1@hotmail.com

 Tel.: (61) 98334-1747


Rafael Costa – Educador físico; coach em saúde, bem-estar e emagrecimento; treinador de atletas campeões mundial e brasileiro.  Graduado em Direito; militante em direito penal, processo penal e criminologia. Servidor Público Federal. Gestor público na área de política criminal, execução penal e segurança pública. Concursando de carreira jurídica. Aluno do Gran Cursos Online.

garantia-de-satisfacao-30

Avatar


29 de Dezembro de 2017