Carta aos assinantes nº 37: o lançamento da Assinatura Ilimitada 7.0!

Nove grandes NOVIDADES tecnológicas, pedagógicas e de inteligência artificial.

Avatar


10 de Fevereiro de 2022

Fala, pessoal! Tudo bem?

Meu nome é Rodrigo Calado e sou cofundador e CTO do Gran Cursos Online. Em primeiro lugar, gostaria de dar as boas-vindas aos 40 mil novos assinantes que se matricularam em janeiro de 2022. 

Refiro-me a você, assinante ilimitado, que deu o primeiro passo em um processo de mudança de vida que pode transformar o seu futuro, de todos que estão ao seu redor, seu pai, sua mãe, seu filho, sua filha, seu marido, sua esposa, seu avô, sua avó, e de todas as próximas gerações de sua família. Continue, ao longo de 2022, dando o máximo de si e saiba que estaremos sempre por aqui para motivá-lo a seguir em frente.

Peço-lhe, com toda a sinceridade com que sempre escrevo por aqui, que não desista do seu sonho de dar outro rumo a sua vida; de poder trazer liberdade à família; de pagar um bom plano de saúde, uma boa escola; de não se preocupar com a conta de aluguel, água, luz, internet. Que não desista também do sonho de poder, por meio do seu esforço, trabalhando no cargo público com que tanto sonhou, promover uma viagem e desfrutar um pouco desse mundo maravilhoso que Deus nos concedeu.

Esta carta tem um gostinho especial, porque ela tangibiliza o trabalho de centenas de profissionais, durante o ano inteiro de 2021, para entregar nove incríveis novidades tecnológicas, pedagógicas e de inteligência artificial. Promover o lançamento de uma nova versão de um produto de sucesso como a Assinatura Ilimitada não é fácil. Somente no ano de 2021, mais de 30 mil pessoas mudaram de vida utilizando a Assinatura Ilimitada.

Trata-se do único produto no mercado que possui um ecossistema completo para acelerar a sua aprovação, individualizar o ensino e cuidar de absolutamente toda a sua preparação para estudos, com três formas autossuficientes de estudos: videoaulas, livros digitais em PDF e audiolivros. Com os professores mais renomados do país, uma plataforma contendo monitor de desempenho, fórum de dúvidas, cronograma automático de estudos, ciclo de estudos, revisões automáticas, quase dois milhões de questões, audiolivros e com aplicativos para iOS, Android, TVs e desktop e uma série de funcionalidades envolvendo inteligência artificial, você tem um produto, a um preço acessível, que só vai ser encontrado no Gran.

No dia 3 de janeiro de 2022, às 9h49, lançamos a Assinatura Ilimitada 7.0 em um estúdio cinematográfico, desenvolvido com carinho pelo time de Audiovisual & Broadcast, que levou cerca de 3 meses para ser projetado. Pensamos nos mínimos detalhes. Havia uma estrutura de led de ponta a ponta, a transmissão foi realizada na resolução 4k e havia até a participação especial de alguns alunos. De última hora, resolvemos convidar quase uma centena de alunos para assistirem ao vivo à live, que contou com a minha participação, do meu sócio e presidente do Gran, Gabriel Granjeiro, e dos professores Aragonê, Fernando Mesquita e Geilza, coordenadores científicos das áreas.

Rodrigo Calado, Gabriel Granjeiro e equipe de professores na Reinvenção 2022

 

Nesse dia, todos os recordes foram batidos: tivemos 1 milhão de usuários únicos visitando o site em um único dia e, no que se refere à infraestrutura de tecnologia, aos que são da área, tivemos 4 milhões de requests em um intervalo de 15 minutos e alcançamos, em um determinado momento, mais de 23 mil pessoas navegando simultaneamente no site, sendo mais de 2,6 mil apenas na página da Assinatura Ilimitada 7.0. Até registrei o momento, tirando uma foto do monitor em vez de uma screenshot:

Dashbord do Google Analytics mostrando mais de 22 mil usuários no site do Gran

Conversando com o meu sócio, Gabriel Granjeiro, com centenas de aprovados, coordenadores científicos, professores, colaboradores e com o time de UI/UX da nossa companhia, levantamos as reais necessidades dos nossos alunos, no início de 2021, e promovemos uma série de ações que envolveram toda a empresa, assim como os nossos desenvolvedores de front-end, back-end, full stack, mobile e outros profissionais da tecnologia, tais como: product manager, UI design, UX design, UX writer, UX research, analista de quality assurance, engenheiro de dados, analista devOps e analista de BI, para a criação de telas, escrita do código, intensa pesquisa e lançamento dos softwares. A nona novidade, por exemplo, correspondia a 30% das reclamações pedagógicas na ouvidoria. Há 10 anos, toda semana, eu leio cerca de 10-15 ouvidorias, de diversos temas, para beber diretamente da fonte. Toda a empresa atuou diretamente ou indiretamente na construção das novidades. É incrível o que foi feito em tão pouco tempo. Temos, Gabriel e eu, um orgulho enorme de cada um de nossos colaboradores.

Se 1/3 das reclamações na ouvidoria giravam em torno de os alunos não encontrarem o conteúdo do edital correspondente à videoaula e ao livro em PDF, todas as minhas energias e as do time deveriam estar focadas nisso, e foi exatamente isso que fizemos. É óbvio que também criamos sistemas inéditos e nunca pensados, mas jamais podemos dar as costas ao que está sendo solicitado. Costumo dizer ao time que devemos ter obsessão completa por exatamente tudo que é escrito pelo aluno e ser orientados detalhadamente por isso. É ler, reler, ler de novo, reler… até entender exatamente o que você, nosso assinante ilimitado, quer.

Agora vamos às novidades.

1ª novidade: Gran Audiobooks na web

Além da opção de utilizar os Gran Audiobooks no iOS e no Android, programamos todas as funcionalidades para você desfrutar no navegador de seu desktop ou laptop.

São mais de 24 mil cursos em áudio com fala humanizada, com divisão por capítulos, acelerador e outras funções sensacionais.

Por meio do navegador do seu computador ou até mesmo do navegador do seu celular, você poderá ouvir os audiolivros autossuficientes e estudar para todas as carreiras: policial, tribunal, fiscal, controle e gestão, jurídica, saúde, educacional, diplomática, administrativa, legislativa, militar e muito mais. Também há cursos para Exame de Ordem, CFC e residências multiprofissionais na área da saúde: enfermagem, serviço social, psicologia etc.

E tem mais! Sabemos da importância das LEIS SECAS e, por esse motivo, você encontrará uma série de cursos chamados de “cadernos de leis secas” em nossa plataforma Gran Audiobooks: as principais leis, decretos, regimentos, súmulas do TST, STJ e STF, bem como enunciados do CJF, organizados por assunto, e até mesmo o Gran Vade Mecum, 100% em áudio!

Pensando em cada detalhe para que você tenha a melhor experiência com essa tecnologia de ponta, na aba “Meus Cursos”, do Gran Audiobooks, você poderá acompanhar em que momento está nos seus estudos.

Alguns benefícios utilizando a nossa forma autossuficiente de estudos, os audiolivros, seja via navegador, seja por meio do app:

  1. Não concorrem com o tempo limitado para estudar o material escrito.
  2. Podem ser ouvidos durante atividades físicas e domésticas ou após um dia cansativo. É uma forma passiva de estudo.
  3. Possibilitam até 3 horas a mais de tempo de estudo. O resultado é de mais de 20 horas por semana e até 80 horas por mês.
  4. Conteúdo autossuficiente em áudio.
  5. Tornam produtivo o tempo gasto em momentos desperdiçados no trânsito, por exemplo.

Clique aqui para assistir ao vídeo tutorial da novidade 1.

2ª novidade: App Desktop 3.0

Há quase um ano, nossa equipe de experiência e interface do usuário tem trabalhado para levar até você um novo e ainda melhor ambiente de estudos online.

Inspirados em plataformas de empresas estrangeiras e atentos às melhores práticas, melhoramos o manuseio das ferramentas e simplificamos a localização de informações do nosso app desktop. Vamos facilitar seu dia a dia e, é claro, acelerar sua aprovação.

Alguns diferenciais do nosso novo App Desktop 3.0:

👉 Design bonito e fácil de usar;
👉 Menu principal reorganizado;
👉 Navegação intuitiva que descomplica o acesso, inclusive para os leigos em tecnologia;
👉 Mais de 50 leiautes para personalizar a navegação;
👉 Necessidade de menos cliques para encontrar o que precisa;
👉 Ferramentas de estudo com acionamento mais intuitivo e simplificado;
👉 Cronograma de estudos com passo a passo.

Grandes vantagens do App Desktop:

🌟 Mais rápido. Velocidade instantânea de tempo de resposta.
🌟 Possibilidade de baixar videoaulas e PDFs e estudar offline.
🌟 Você baixa o aplicativo, instala e foge das notificações do navegador.

Toda a plataforma do Gran Cursos Online na palma da sua mão! Videoaulas, aulas em PDF, fórum de dúvidas, monitor de desempenho, cronograma automático de estudos, simulados inéditos, salas particulares e planos de estudos.

Você também poderá assistir às videoaulas e ler os PDFs sem conexão à internet!

Clique aqui para assistir ao vídeo tutorial da novidade 2.

3ª novidade: Edital em Questão

“O edital foi publicado, e agora?”, “Não deixe de resolver muitas QUESTÕES de provas anteriores”.

Quem nunca ouviu frases como essas no mundo dos concursos?

A nossa 3ª novidade se chama “Edital em Questão”, e o próprio nome do projeto já revela o quão importante ele será na sua aprovação. Com o Edital em Questão, seu estudo será ainda mais efetivo. E como funciona o projeto?

A partir da análise de editais recentes, nossos professores definiram o conteúdo padrão, por disciplina e banca, e selecionaram questões de provas anteriores para cada item e subitem do edital. Organizadas as questões por cada item, na linguagem e sequência do edital.

Assim, quando publicado o edital, teremos um curso 100% voltado para resolução de questões, de maneira que todos os itens do edital sejam cobertos por questões da banca.

Calma! O Gran pensou em tudo. Nesses casos, nossos professores farão questões autorais. Além de cobrir todo o edital, tivemos a preocupação de atribuir o maior número de questões aos itens de maior relevância, observando as particularidades de cada disciplina e banca (análise feita por cada professor).

Agora, quando ouvir novamente a frase “Edital publicado”, lembre-se de que só o Gran terá o edital organizado sistematicamente, de ponta a ponta, em questões para você treinar.

Clique aqui para assistir ao vídeo tutorial da novidade 3.

4ª novidade: Gran Cursos Questões 3.0

1. Novo painel de desempenho do usuário (com novo layout e com funcionalidade que permite ao usuário resetar suas estatísticas de desempenho.);

2. Nova funcionalidade de comentário da questão em formato de vídeo, com mais de 12.000 comentários já publicados; e

3. Ambiente exclusivo com layout intuitivo e pensado para você acessar simulados e ver o seu desempenho por disciplina, com ranking para comparar seu rendimento com o de outras pessoas que fizeram o mesmo simulado, e ainda poder resolver simulados on-line ou impressos, como se fosse o dia da prova.

Clique aqui para assistir ao vídeo tutorial da novidade 4.

5ª novidade: Lei em Questão

Como sabemos, os concursos públicos costumam cobrar muito o que chamamos de “lei seca”, ou seja, as provas exigem muito a literalidade do texto da lei. E, convenhamos, estudar essa tal de “lei seca” nem sempre é muito fácil e prazeroso.

Em razão dessa importância nos concursos, bem como pela dificuldade enfrentada pelos concursandos, lançamos o projeto Lei em Questão.

A “Lei em questão” tem o formato PDF e vai oferecer, de maneira objetiva e eficiente, a forma como cada dispositivo legal é abordado pelas bancas de concursos. E como isso é feito?

Nossos professores têm por missão associar cada dispositivo legal (artigo, parágrafo, incisos etc.) apenas a questões especificamente relacionadas ao texto da lei, fazendo os comentários necessários para resolvê-las. Além disso, as questões serão classificadas quanto ao nível de dificuldade: iniciante, intermediária e avançada.

Clique aqui para assistir ao vídeo tutorial da novidade 5.

6ª novidade: Gran Gerenciador de Estudos na web

Uma plataforma inteira que já conta com centenas de milhares de downloads nos aplicativos mobile para iOS e Android agora fora do celular, no seu desktop!

O ciclo de estudos automatizado, uma criação do nosso amigo e coordenador Alexandre Meirelles, virou uma plataforma incrível para você aprender a aprender.

Você vai poder alternar entre as disciplinas de exatas e humanas, todas as disciplinas dentro de um ciclo e vai estudar inclusive aquelas disciplinas de que você menos gosta.

Após o cadastro, pelo nosso timaço de professores, das disciplinas de um edital, você pode ainda criar um ciclo automático que foca no que mais é importante para você. É maravilhoso!

Premissas do ciclo:

1. Alternar disciplinas;
2. Intercalar humanas com exatas;
3. Retomar o estudo a partir de onde parou;
4. Não depender de quantas horas você estuda por dia;
5. Não estudar mais do que 2h30 em cada bloco.

Por quê ele é importante?

1. O estudo ficará menos monótono;
2. Mais motivação ao rodar o ciclo cada vez mais rápido;
3. Não estuda só o que gosta;
4. Independe de imprevistos;
5. Maior retenção de várias matérias.

Clique aqui para assistir ao vídeo tutorial da novidade 6.

7ª novidade: Dá pra conciliar

O sistema “Dá pra Conciliar?” (DPC) apresenta, conforme a imagem acima, o percentual de similaridade de conteúdo entre os cursos, tanto em sua totalidade quanto no detalhe de cada disciplina. Permita-me aqui explicar como usamos Inteligência Artificial para prover os dados.

O sistema do DPC opera com o uso de Natural Language Processing (NLP ou Processamento de Linguagem Natural) para computar a similaridade de disciplinas e cursos. Um curso é composto de diversas disciplinas, que, por sua vez, são compostas de videoaulas e materiais de leitura. No sistema do DPC, utilizamos um conjunto de informações descritivas para representar as disciplinas. Uma vez que esse documento descritivo é montado, aplicamos a técnica de Bag of Words (BoW) para realizar a tokenização, a remoção de stop words (palavras como “e”, “de”, “que”, entre outras) e a contagem de aparições de palavras dentro do texto. Dessa forma, criamos uma coleção de BoW para representar cada disciplina de cada curso.

Com o BoW montado, aplicamos a técnica do Term Frequency-Inverse Document Frequency (TF-IDF), que atribui pesos para palavras baseado na frequência delas comparada à frequência com que elas aparecem entre os documentos. Nesse cenário, cada BoW de disciplinas representa um documento, e o TF-IDF identifica termos que são mais relevantes nos documentos, excluindo aqueles que aparecem em todos os documentos com muita frequência (como “você”, “aluno”, entre outros). Com a aplicação do TF-IDF, conseguimos vetorizar cada documento e comparar os vetores para identificar quais documentos são mais e menos similares.

A partir do resultado da comparação, a gente exibe, na plataforma, o percentual de similaridade entre os conteúdos dos cursos (concursos + cargos) escolhidos.

Devido ao amplo volume de cursos, disciplinas, videoaulas e livros digitais em PDF, computar todas as combinações de similaridade de disciplinas seria algo computacionalmente custoso, podendo levar anos para concluir os cálculos. A abordagem que adotamos foi a construção de uma estrutura totalmente serverless em nuvem, que atualiza o BoW de disciplinas modificadas diariamente, realizando o cálculo do TF-IDF de forma otimizada sob demanda. Dessa forma, a arquitetura é escalável para atender centenas de requisições por segundo sem necessitar do enorme custo inicial de gerar todas as combinações, que deveriam ser atualizadas todos os dias.

Clique aqui para assistir ao vídeo tutorial da novidade 7.

8ª novidade: Nova Plataforma da Pós

Além de todas as funcionalidades já listadas aqui, a nova plataforma da pós-graduação conta com funcionalidades específicas para você, nosso alunos da pós, tais como: envio automático de TCC, notas, avaliações, avisos, documentações, calendário acadêmico, monitor de desempenho e fórum de dúvidas.

Clique aqui para assistir ao vídeo tutorial da novidade 8.

9ª novidade: Cursos em formato de edital

Os cursos agora terão as disciplinas exatamente na mesma sequência do edital, e as aulas serão divididas conforme o trecho do edital. Basicamente, damos ctrl+c e ctrl+v no edital e colamos na plataforma, anexando as novas videoaulas e os novos livros digitais para você ter zero preocupação em correlacionar os conteúdos com o edital. Você terá uma completa noção quanto a ter concluído ou não o edital.

E é isso aí, pessoal. Muita coisa, não é? Foram dezenas de milhares de linhas de código para desenvolver tudo isso e, antes de encerrarmos, eu gostaria de registrar aqui uma mensagem que recebi de um aluno no meu Instagram. Ele disse o seguinte:

Quando Gabriel e eu lançamos a Assinatura Social, foi pensando exclusivamente em pessoas como o Hudson, que enviou a mensagem acima. Pessoas que estão lutando noite e dia por uma vida melhor. Brasileiros que possuem pouco, que estão desempregados ou em condições de vulnerabilidade econômica. Queremos tão somente democratizar um ensino de qualidade neste país tão desigual. Nunca pararemos de lutar.

Ressalto, ainda, que sugestões e críticas são bem-vindas pelo e-mail souilimitado@grancursosonline.com.br. Toda semana, Gabriel e eu tiramos um tempo para ler as mensagens. Seu feedback é essencial para continuarmos dando passos à frente.

Você, aluno da Assinatura, já visitou a sua nova Ferrari dos estudos disponível em sua área do aluno? Queremos que você aproveite TUDO que está disponível. Acesse já AQUI.

Ah, e se você ainda não é assinante do Gran, aproveite para mudar isso hoje mesmo. Clique AQUI e conheça nossos planos. Com alguns reais por dia você pode estudar e mudar a sua vida para sempre.

 

Rodrigo Calado – Vice-presidente, CTO e cofundador do Gran Cursos Online. Atua no mercado de concursos públicos há quase 19 anos. Formado e pós-graduado em Tecnologia da Informação pela Universidade Católica de Brasília. Empreendedor com profunda paixão pela tecnologia. Palestrante acerca dos temas de empreendorismo e tecnologia, tendo participado dos maiores eventos do mundo nos temas de Cloud Computing e Inteligência Artificial.

 

Avatar


10 de Fevereiro de 2022