CBM/DF Enfermagem: prazo para interpor recursos termina hoje! Confira fundamentação de especialista

Por
3 min. de leitura

recurso-cbmdf-enfermeiro-facebookAtenção, concurseiros da área da Enfermagem que realizaram a prova do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBM/DF) no último domingo (05/02)! Termina hoje o prazo para interposição de recursos!

Confira, a seguir, a fundamentação de recurso realizada pela professora, enfermeira e especialista Andréa Paula Severiano:

EMBASAMENTO LEGAL PARA INTERPOR RECURSO

Prova: Bombeiro/DF

Cargo: Enfermeiro

QUESTÃO 61 e 62

61: RESPOSTA CORRETA: B

I – O conjunto de compromissos sanitários assumidos a partir da análise da situação de saúde da população brasileira é conhecida como pacto pela vida.

CORRETO: Portaria 399/2006 ANEXO I inciso I O PACTO PELA VIDA: O Pacto pela Vida está constituído por um conjunto de compromissos sanitários, expressos em objetivos de processos e resultados e derivados da análise da situação de saúde do País e das prioridades definidas pelos governos federal, estaduais e municipais.

 

II – Uma das prioridades do Pacto pela vida é definir a responsabilidade sanitária de cada instância gestora do SUS.

FALSO: Portaria 399/2006 ANEXO I inciso I – As prioridades do PACTO PELA VIDA:

1. SAÚDE DO IDOSO
2. CÂNCER DE COLO DE ÚTERO E DE MAMA
3. MORTALIDADE INFANTIL E MATERNA:
4. DOENÇAS EMERGENTES E ENDEMIAS, COM ÊNFASE NA DENGUE, HANSENÍASE, 5. TUBERCULOSE, MALÁRIA E INFLUENZA
5. PROMOÇÃO DA SAÚDE
6. ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE

As responsabilidades sanitárias de cada instância foram estabelecidas no pacto de gestão e não o pacto pela vida.

Portaria 399/2006 ANEXO I inciso III – O PACTO DE GESTÃO DO SUS

DEFINIR DE FORMA INEQUÍVOCA A RESPONSABILIDADE SANITÁRIA DE CADA INSTÂNCIA GESTORA DO SUS: federal, estadual e municipal, superando o atual processo de habilitação.

 

III – É revisado a cada dois anos tendo como base os princípios constitucionais do SUS, com ênfase nas necessidades de saúde da população.

FALSO: Portaria 399/2006 ANEXO I – Consolidação do SUS

Na perspectiva de superar as dificuldades apontadas, os gestores do SUS assumem o compromisso público da construção do PACTO PELA SAÚDE 2006, que será anualmente revisado, com base nos princípios constitucionais do SUS, ênfase nas necessidades de saúde da população e que implicará o exercício simultâneo de definição de prioridades articuladas e integradas nos três componentes: Pacto pela Vida, Pacto em Defesa do SUS e Pacto de Gestão do SUS.

 

IV – As prioridades dos componentes do Pacto pela Saúde são expressas em objetivos e metas a serem cumpridos no Termo de Compromisso e Gestão.

CORRETO: Portaria 399/2006 ANEXO I – Consolidação do SUS

Estas prioridades são expressas em objetivos e metas no Termo de Compromisso de Gestão e estão detalhadas no documento Diretrizes Operacionais do Pacto pela Saúde 2006.

*********************************************************************
62: RESPOSTA CORRETA: C
Sobre a Política Nacional de Promoção da Saúde, que foi aprovada em 2006 e redefinida pela Portaria GM/MS n. 2.446, em 11 de novembro de 2014, é INCORRETO afirmar que:

A) É um dos assuntos abordados na Pacto pela Vida de 2006.

CORRETO: Promoção da saúde – quinta prioridade estabelecida no pacto pela vida. (Portaria 399/2006 ANEXO I inciso I – As prioridades do PACTO PELA VIDA).

 

B) Visa deter o desenvolvimento das doenças crônicas no Brasil.

CORRETO: Portaria GM/MS n. 2.446 X– Prevenir fatores determinantes e/ou condicionantes de doenças e agravos à saúde.

Objetivos

Fomentar iniciativas… visando ao desencadeamento de intervenções e ações articuladas que promovam e estimulem a adoção de comportamentos e estilos de vida saudáveis, constituindo-se em prioridades no âmbito nacional, estadual e municipal. Abordar as condições sociais e econômicas no enfrentamento dos fatores determinantes das Doenças Crônicas não transmissíveis (DCNT).

 

C) É uma política de ações desenvolvidas exclusivamente pelo Ministério da Saúde.

FALSO: Portaria GM/MS n. 2.446 – Art. 11. Compete às esferas federal, estaduais, do Distrito Federal e municipais do SUS… Ex:
– promover a articulação…
– implantar e implementar…
– incorporar ações de Promoção da Saúde…
– alocar recursos orçamentários e financeiros…
– realizar o monitoramento e avaliação de programas, projetos e ações de promoção da saúde no âmbito estadual e distrital.

 

D) Estimula a promoção da saúde como parte da integridade do cuidado na rede de atenção à saúde.

CORRETA: Portaria GM/MS n. 2.446

Art. 7º São objetivos específicos da PNPS:

I – estimular a promoção da saúde como parte da integralidade do cuidado na RAS, articulada às demais redes de proteção social.

 

Saiba mais 

No topo desde 2009, o Corpo de Bombeiros manteve o primeiro lugar como a instituição mais confiável do País. É o que conclui o Índice de Confiança Social (ICS) – Instituições referente ao ano passado, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope).

O índice também mediu a confiança da população nas pessoas e na sociedade em geral (ICS – Pessoas e grupos sociais). A sondagem entrevistou 2.002 moradores de 141 municípios do País.

Ao todo, o concurso oferece 779 oportunidades para graduados em qualquer área (ou áreas específicas), distribuídas pelos postos de soldados (448 para qualificação bombeiro militar geral operacional; 112 para soldado condutor e operador de viaturas), 55 para soldado de manutenção (veículos e equipamentos/materiais) e cinco para soldado de manutenção (aeronaves equipamentos/materiais). As vagas de oficiais estão distribuídas em 115 para oficial bombeiro militar combatente, 20 para complementar, 20 para médicos e quatro para cirurgiões-dentistas.

Para a área da Enfermagem, que oferta uma vaga, a oportunidade está dentro do quadro de Saúde e Complementar, contabilizando um total de 44 chances. As provas foram realizadas no último domingo (5/2).

Além do curso superior na área específica, é exigida a Carteira Nacional de Habilitação no mínimo com categoria tipo “B”.   A remuneração para este cargo é de R$ 9.945,64 para Aspirante a Oficial e R$ 11.654,95 para o 2º Tenente.

_____________________________________________________________________

 Andréa Paula Severiano é graduada em Enfermagem, especialista em saúde pública, PSF, docência do ensino superior e mestranda em educação. Professora de cursinhos, preparatórios para concursos há mais de 14 anos em Brasília e em outros estados. Professora de cursos online da disciplina Políticas Públicas de Saúde, com ênfase na legislação do SUS (Sistema Único de Saúde). Coordenadora do curso de pós-graduação online e coordenadora de cursinho presencial. Experiência de 13 anos no Serviço Público, em hospital materno infantil, na área de pediatria cardiológica e pneumologia.
_____________________________________________________________________
 Estudando para concursos da área da Saúde? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e mais de 27 anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros!

matricule-se 3

garantia-de-satisfacao-30

Por
3 min. de leitura