Checklist do concurseiro

Avatar


31 de Julho de 2018

Checklist do concurseiro

Antes de saber do que precisa um concurseiro, é importante saber o que preciso para ser um concurseiro.

Bom, o primeiro passo é ter um propósito, uma vontade genuína de alcançar objetivos pelos quais estará verdadeiramente disposto a lutar e direcionar as forças necessárias para alcançá-los.

Partindo dessa premissa, reconhecendo a si mesmo e em posse dos próprios objetivos, traça-se o plano de ação do qual farão parte todos os instrumentos que serão utilizados para o atingimento do objetivo ora delineado. Para tanto, deve-se, primeiramente, ser desenvolvida uma nova postura, ter uma nova visão da vida e de si mesmo. Assim, hábitos de estudo deverão ser criados, deverão fazer parte da rotina como qualquer outro hábito.

Ora, se trabalho e preciso receber uma remuneração ao final de um período de tempo, então preciso me dirigir todos os dias ao meu local de trabalho e realizar as atividades, as quais serão recompensadas; e, se desejo atingir objetivos com a prática de exercícios físicos, mantenho a regularidade dessa prática. Assim, torno essas atividades um hábito, para que delas surtam os efeitos desejados, independentemente de quais sejam. Da mesma forma, quem deseja aprovação precisa, necessariamente, todos os dias, manter atitudes voltadas a esse objetivo, o que não pode ser de forma esporádica, mas permanente: significa adotar novos hábitos de vida e, acima de tudo, comprometer-se consigo mesmo.

Assim, ante essa nova postura, o que pode ser utilizado como instrumento? O primeiro instrumento que se pode utilizar é o plano de estudos, o qual, no momento oportuno, será explanado, mas que, em linhas gerais, pode ser definido como sendo a organização da rotina. Significa alocar, em uma planilha, fatores como conteúdo a ser estudado e tempo, ou seja, de quanto tempo disponho efetivamente para estudar e quais serão as disciplinas a serem estudadas no dia, em que hora do dia e quanto tempo poderei e deverei dispensar ao estudo de cada uma. Dessa forma, saber quais disciplinas se necessita estudar e manter as matérias organizadas é de suma importância.

A utilização desse instrumento é absolutamente necessária e, assim como outros instrumentos, demanda organização. Lembrando que mantê-lo atualizado é totalmente necessário. Devem, assim, ser feitas as adaptações, quando necessário, uma vez que uma rotina, por mais organizada que seja, pode sofrer alterações, fazendo-se indispensáveis os devidos ajustes.

Outro elemento componente da lista de quem almeja aprovação são os resumos, que, além de fixarem o conteúdo, serão utilizados no momento de revisão. Assim, um conteúdo deve ser estudado e, posteriormente, revisto, em um lapso de tempo não muito distante, para evitar que o mínimo de conteúdo seja perdido. Assim, a revisão por meio de resumos próprios deve ser um instrumento importante a ser considerado.

Aliados ao estudo da disciplina e à revisão, devem vir a resolução de exercícios, que permitirão ainda mais a fixação de conteúdo. Não se pode esquecer da máxima “a prática leva à perfeição”. Dessa maneira, praticar é fundamental, o que deve ser feito por meio também da realização de provas anteriores; e, acrescida a isso, deve vir também a prática de simulados. Eles irão aferir o nível de apreensão do conteúdo. Portanto, esses itens – resolução de exercícios, provas e simulados –  devem, de forma imprescindível, constar também da lista de um verdadeiro concurseiro.

Para robustecer os estudos, é necessário que seja selecionado material de qualidade, pois ficará prejudicado todo o planejamento se nele for utilizado um material de qualidade ruim ou mesmo desproporcional ao objetivo almejado, a exemplo de se utilizar doutrina quando não for necessário ou mesmo deixar de utilizá-la se a programação assim a exigir.

Não se pode esquecer do momento de culminância de toda essa organização, de todo esse planejamento, que é a efetivação dos estudos, o esgotamento do conteúdo e o avanço nas disciplinas. Assim, para o momento de estudo, reserve local adequado, isso implica levar consigo apenas o material de que necessitará naquele momento, manter um ambiente com iluminação adequada, livre de quaisquer tipos de ruídos ou interferências, o que inclui qualquer meio de comunicação que possa causar distração. Ser diligente quanto a isso permitirá uma concentração fortalecida, o que incidirá diretamente na qualidade e no rendimento dos estudos.

Trace metas e, caso seja possível, tenha alguém que as cobre – pode ser um amigo, um familiar ou um profissional, que, aliás, tem estado em bastante evidência no mundo dos concursos e pode se tornar um grande aliado, um agente facilitador na realização de sonhos.

Outro fator é não se esquecer de cuidar da saúde física, além da mental. Isso inclui alimentação saudável, prática regular de exercícios físicos e manutenção da vida social. Sim, é possível, e necessário, pois é preciso permitir-se momentos de relaxamento e lazer, até mesmo para que as energias sejam repostas e momentos de cansaço sejam vencidos.

À vista disso, um intervalo para retomar as atividades pode ser um fator imprescindível e determinante entre desistir e saber que é possível continuar, pois a estafa fatalmente surgirá, além do cansaço físico e mental, e uma das formas de esquivar-se deles é justamente fazer pausas estratégicas, permitindo que corpo e mente retomem do ponto em que pararam, com as energias renovadas para seguir adiante.

Entretanto, de nada adianta saber que instrumentos se devem ter à mão se não forem utilizados de forma adequada e racional. Assim, disciplina é o primeiro passo para servir-se de qualquer deles, fator de suma importância, que fará com que, de posse dos recursos corretos, sejam eles bem utilizados, para maximizar resultados e lograr êxito.

Cristiane Capita

Servidora Pública do Ministério Público da União, lotada no Conselho Nacional do Ministério Público-CNMP, bacharel em Direito e Pós-Graduada em Direito Processual Civil. Professora da disciplina de Legislação aplicada ao MPU em cursos preparatórios, com aprovação nos concursos da Secretaria de Estado de Educação do DF /SEE-DF, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE, Ministério do Planejamento-MPOG e Ministério da Educação-MEC.


Estudando para concursos públicos? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros!

[su_button url=”LINK PARA O CURSO” target=”blank” style=”flat” background=”#ff0000″ size=”7″ icon=”icon: shopping-cart”]Matricule-se![/su_button]

Avatar


31 de Julho de 2018