Com muito foco e dedicação, Ana foi aprovada na PC PI!

Conheça a história da piauiense que passou em um dos maiores concursos do estado!

Com muito foco, Ana Lívia de Castro superou as adversidades e passou no concurso da Polícia Civil do Piauí (Concurso PC PI). Ela já era funcionária pública em um cargo de nível médio quando terminou a faculdade de Direito e resolveu ficar no emprego atual, enquanto estudava para algum cargo de nível superior. Segundo ela, por causa da estabilidade do serviço público, a qual já estava acostumada, e pela dificuldade de ingressar no mundo da advocacia.

Natural de Teresina, no Piauí, Ana disse que conciliar estudos com uma jornada de trabalho de 40 horas é exaustivo, porém, apesar da dificuldade, é prova viva de que não é impossível alcançar aprovação em um concurso público, mesmo trabalhando. Mas ela garante que não pode vacilar: “Todo tempo livre é tempo para estudar, seja na fila do banco respondendo questões em aplicativos, seja no carro a caminho de casa assistindo uma vídeo-aula ou uma live do Gran”,  afirma. “Meu tempo livre é a noite, então é chegar em casa, tomar banho e comer algo e já começar. Muitas vezes eu comia na frente do computador enquanto assistia uma aula de resolução de questões”.

Antes da publicação do edital da Polícia Civil do Piauí, o tempo de estudo líquido da bacharel em Direito era duas horas líquidas de segunda a sábado. Após a divulgação do edital, ela aumentou esse tempo para, no mínimo, cinco horas líquidas, incluindo o tempo que estava no cursinho, em aula presencial, e as vídeo aulas do Gran Cursos. “Era uma corrida contra o tempo. Todo feriado era dia para estudo, o fim de semana também. Somado a tudo isso, eu respondia o máximo de questões que podia, qualquer tempo livre estava respondendo questão”, relembra Ana.

Sobre as disciplinas do concurso PC PI, ela conta que grande maioria fizeram parte da grade curricular da graduação em Direito, o que tornou mais fácil o estudo, porém precisou se dedicar mais em matérias como Informática e Raciocínio Lógico. A piauiense conta que adora estudar por resumos, por ser o jeito que melhor aprende, só que com o tempo curto não podia fazer isso em todas as matérias, então fazia resumo dos assuntos que tinha mais dificuldade, e os demais estudava grifando os materiais de leitura. Outro recurso que gosta de utilizar é que, enquanto assistia vídeo aula do Gran, podia ir digitando um resumo ao lado, e depois gerava um PDF dessas anotações e utilizava esse material como revisão, após imprimir.

Ana, ao falar do Gran Cursos, cita os professores e os recursos. “Eu amo os professores do Gran. Professores como Gustavo Scatolino fizeram eu me apaixonar por Direito Administrativo que era uma matéria que tinha muita resistência, fora outros grandes nomes da equipe como o Aragonê e o Erico Pallazo, professores com didática incrível”.

Sobre os recursos, há o já citado Anotações ao lado do vídeo aula, e o Cronograma de aulas do Gran, que, segundo ela, a ajudou muito na organização e no esgotamento das aulas que precisava assistir. “Para quem trabalha o dia todo, ter plataformas com aulas disponíveis a qualquer tempo faz toda a diferença, eu baixava aulas no aplicativo do Gran e assistia até enquanto lavava os cabelos no banho, no carro, qualquer lugar eu estava ou respondendo questões ou assistindo uma vídeo-aula pela aplicativo”, assegura.

Ana Lívia de Castro passou em 99º lugar no concurso da Polícia Civil do Piauí (Concurso PC PI) para o cargo de Agente de Polícia, depois de muito esforço e didática, mas diz que ainda está firme e forte, focada no concurso de Escrivão da PCDF, porque quer chegar mais longe. Ela é o exemplo de que sonhos servem para ser alcançados. E aqui estão suas dicas para quem está começando:

Descubra seu melhor jeito de aprender! Não há uma receita pronta, não é como uma receita de bolo, cada um se adapta melhor a uma determinada técnica. Procure fazer o seu melhor com as condições de vida que dispõe, para uns será mais fácil e para outros, que como eu trabalham o dia todo, poderá ser mais difícil e um pouco mais demorada a aprovação, mas ela é possível”, declara a futura Agente. “Resolva questões, muitas! Conheça a banca resolvendo o máximo de questões que puder. Descubra se você gosta mais de vídeo aula ou PDF, um método pode ser mais demorado que o outro mas o que realmente importa é por qual você consegue aprender de verdade. Aprenda com seus erros, sempre refaça as provas de concurso que fez e sempre estude mais aquele assunto que na prova você errou. Descubra suas disciplinas que são calcanhares de aquiles e foque nelas. E o mais importante de tudo: defina uma área de concursos”.

Estudando para concursos públicos? Conheça nossa assinatura limitada.

Quer ler mais histórias inspiradoras?

Clique aqui e veja a lista completa de alunos que chegaram lá!

Curso Gratuito para Concursos: Combo Essencial 3 em 1

Devido ao Coronavírus, o Gran Cursos Online liberou um Curso Completo Para Concursos Públicos grátis por 100 dias que vai beneficiar 1 milhão de concurseiros que estão com aulas paralisadas em cursos presenciais pelo Brasil.

Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Comece a estudar no Gran Cursos
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Comece a estudar no Gran Cursos
Para o Topo